Os oficiais são aqueles que apenas dão ordens e tratam da papelada dentro do seu gabinete. Os sargentos são aqueles que fazem cumprir as ordens dentro do campo de batalha. Os praças são aqueles que se limitam a cumprir ordens e a dar o corpo ao manifesto.
Penso que seja isto explicado de maneira reduzida.
Eh pá isto é uma visão muito redutora e também muito distorcida da realidade.
Vamos lá ver: falo pelo início dos anos 80, já lá vão muito anos como se constata fazendo contas.
Daí para a frente as coisas também não modificaram muito neste aspecto, tanto quanto sei e pelo que tenho acompanhado.
Isto é assim:
Os oficiais são oficiais generais, oficiais superiores e oficiais subalternos.
Os oficiais generais são oficiais no topo da hierarquia, mais entradotes na idade ( cinquentas... ), com muitissima mais experiência e com muito traquejo. Estão no topo da pirâmide, começaram por baixo, e naturalmente são responsáveis pela pirâmide e a ela dão ordens.
Os oficiais superiores ( capitão-tenente, capitão de fragata e CMG ) também começaram por baixo, estão no escalão intermédio da pirâmide, as idades andam entre os trintas e os quarentas, já têm uma muito boa experiência militar e recebem ordens de cima mas também têm uma boa autonomia no que toca às unidades ou serviços pelos quais são responsáveis.
Os oficiais subalternos ( aspirante, sub-tenente, 2º e 1º tenente ) são regra geral os mais novos, dos vinte aos trinta mais ou menos, e já se aproximam da base da pirâmide e até estão mesmo nessa base.
A sua posição militar é indissociável do zé. Se o zé vai " dar o corpo ao manifesto " como foi afirmado, o subalterno regra geral também vai.
No meu tempo ( gostei... ), a orgânica era assim:
unidade base: grupo de 4 fuzileiros sob as ordens de um 1º marinheiro ou cabo,
secção: 3 grupos formavam uma secção, sob o comando de um 2º ou 1º sargento.
pelotão: 3 secções formavam um pelotão sob o comando de um aspirante ou sub-tenente.
companhia: 3 pelotões ( + pelotão de cs ) formavam uma companhia sob o comando de um primeiro-tenente.
batalhão: 3 companhias, em alguns casos 2, + ccs, formavam um batalhão sob o comando de um capitão-tenente
Quando dois ou mais batalhões ( e havia o BF1 - PN -, BF2 e BF3 ) actuavam em conjunto essa força era comandada por um capitão de fragata ou mar-e-guerra.
A orgânica não difere muito e no meu tempo o posto mais elevado atribuido a oficiais FZ era CMG.
Agora para " dar o corpo ao manifesto " depende das forças que forem empenhadas na acção. Se fôr apenas um pelotão, o comandante natural é um aspirante ou sub-tenente, quanto muito um 2º tenente. Se fôr um batalhão a " dar o corpo ao manifesto ", o comandante óbvio é um capitão-tenente, quanto muito capitão de fragata.
Perceberam a hieraquia em poucas linhas?
Cumprimentos