Provas de Selecção - Fuzileiros

• 284 Respostas
  • 120392 Visualizações
*

pedroh

• 89
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #135 em: Julho 21, 2009, 04:44:43 pm »
Os oficiais são aqueles que apenas dão ordens e tratam da papelada dentro do seu gabinete. Os sargentos são aqueles que fazem cumprir as ordens dentro do campo de batalha. Os praças são aqueles que se limitam a cumprir ordens e a dar o corpo ao manifesto.
Penso que seja isto explicado de maneira reduzida.

Eu concorri para o curso de Fuzileiros Praças.

Cumprimentos.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23310
  • Recebeu: 4250 vez(es)
  • Enviou: 3005 vez(es)
  • +3114/-4567
(sem assunto)
« Responder #136 em: Julho 21, 2009, 05:11:25 pm »
Pedroh, não achas que estás a ser muito simplista?

Sabes quem comanda os Pelotões de atiradores? Um Aspirante/Alferes. Achas que num combate eles não dão ordens? Na verdade, se formos fiéis ao que tu disseste, todos os oficiais dão ordens, vai desde o Tenente-General (Chefe do Estado-Maior do Exército), passando pelo major-General (Comandante de Brigada), ao Coronel (Comandante de Regimento), ao Tenente-Coronel (Comandante de Batalhão), ao Major/Capitão (Comandante de Companhia), ao Alferes (Comandante de Pelotão).

O que devias ter dito é que a base da hierarquia militar está a classe de praças, seguida da classe de sargentos, seguida da de oficiais.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

T.N.T

• 12
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #137 em: Julho 21, 2009, 05:25:30 pm »
Tipo a estrutura hierárquica eu sei .  .  . Mas tipo um oficial também pode ir para o campo de batalha,certo?? :shock:
Desde 1961, Portugal prepara em Vale de Zebro na margem Sul do Tejo, perto Lisboa, a sua mais antiga Força Especial, para guerra e para os novos cenários de manutenção de paz

FUZILEIROS

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23310
  • +3114/-4567
(sem assunto)
« Responder #138 em: Julho 21, 2009, 05:27:41 pm »
Pode? Tem que ir! Então quem comanda os Pelotões/Companhias/batalhões?  :roll:

*

João Oliveira Silva

• Membro
  • *
  • 195
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #139 em: Julho 21, 2009, 05:38:28 pm »
Os oficiais são aqueles que apenas dão ordens e tratam da papelada dentro do seu gabinete. Os sargentos são aqueles que fazem cumprir as ordens dentro do campo de batalha. Os praças são aqueles que se limitam a cumprir ordens e a dar o corpo ao manifesto.
Penso que seja isto explicado de maneira reduzida.

Eh pá isto é uma visão muito redutora e também muito distorcida da realidade.
Vamos lá ver: falo pelo início dos anos 80, já lá vão muito anos como se constata fazendo contas.
Daí para a frente as coisas também não modificaram muito neste aspecto, tanto quanto sei e pelo que tenho acompanhado.
Isto é assim:
Os oficiais são oficiais generais, oficiais superiores e oficiais subalternos.
Os oficiais generais são oficiais no topo da hierarquia, mais entradotes na idade ( cinquentas... ), com muitissima mais experiência e com muito traquejo. Estão no topo da pirâmide, começaram por baixo, e naturalmente são responsáveis pela pirâmide e a ela dão ordens.
Os oficiais superiores ( capitão-tenente, capitão de fragata e CMG ) também começaram por baixo, estão no escalão intermédio da pirâmide, as idades andam entre os trintas e os quarentas, já têm uma muito boa experiência militar e recebem ordens de cima mas também têm uma boa autonomia no que toca às unidades ou serviços pelos quais são responsáveis.
Os oficiais subalternos ( aspirante, sub-tenente, 2º e 1º tenente ) são regra geral os mais novos, dos vinte aos trinta mais ou menos, e já se aproximam da base da pirâmide e até estão mesmo nessa base.
A sua posição militar é indissociável do zé. Se o zé vai " dar o corpo ao manifesto " como foi afirmado, o subalterno regra geral também vai.
No meu tempo ( gostei... ), a orgânica era assim:

unidade base: grupo de 4 fuzileiros sob as ordens de um 1º marinheiro ou cabo,
secção: 3 grupos formavam uma secção, sob o comando de um 2º ou 1º sargento.
pelotão: 3 secções formavam um pelotão sob o comando de um aspirante ou sub-tenente.
companhia: 3 pelotões ( + pelotão de cs ) formavam uma companhia sob o comando de um primeiro-tenente.
batalhão: 3 companhias, em alguns casos 2, + ccs, formavam um batalhão sob o comando de um capitão-tenente

Quando dois ou mais batalhões ( e havia o BF1 - PN -, BF2 e BF3 ) actuavam em conjunto essa força era comandada por um capitão de fragata ou mar-e-guerra.

A orgânica não difere muito e no meu tempo o posto mais elevado atribuido a oficiais FZ era CMG.
Agora para " dar o corpo ao manifesto " depende das forças que forem empenhadas na acção. Se fôr apenas um pelotão, o comandante natural é um aspirante ou sub-tenente, quanto muito um 2º tenente. Se fôr um batalhão a " dar o corpo ao manifesto ", o comandante óbvio é um capitão-tenente, quanto muito capitão de fragata.

Perceberam a hieraquia em poucas linhas?
Cumprimentos
« Última modificação: Julho 21, 2009, 06:28:15 pm por João Oliveira Silva »

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
(sem assunto)
« Responder #140 em: Julho 21, 2009, 05:57:49 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
o Tenente-General (Chefe do Estado-Maior do Exército), passando pelo major-General (Comandante de Brigada), ao Coronel (Comandante de Regimento), ao Tenente-Coronel (Comandante de Batalhão), ao Major/Capitão (Comandante de Companhia), ao Alferes (Comandante de Pelotão).

Enganaste-te ai no topo da piramide :D .

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
(sem assunto)
« Responder #141 em: Julho 21, 2009, 06:14:09 pm »
Citação de: "João Oliveira Silva"
A orgânica não difere muito e agora há a BLD sob o comando de um oficial-general enquanto que no meu tempo o posto mais elevado atribuido a oficiais FZ era CMG.

Um almirante a comandar o BLD? Que exagero, um Batalhão nunca deveria ser comandado por um oficial-general, mas sim por um oficial superior de preferencia Tenente-Coronel/Capitão de Fragata.

Eu sei que há um Almirante Fuzileiro a comandar o Corpo de Fuzileiros, mas isso já está correcto porque é o conjunto de diversas unidades territoriais e operacionais (o equivalente às Brigadas do Exército, só que com menor numero de unidades e efectivo).

*

João Oliveira Silva

• Membro
  • *
  • 195
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #142 em: Julho 21, 2009, 06:30:28 pm »
Lightning:

Tem toda a razão, foi um lapso.
Agradeço e já corrigi.
Aliás lendo o texto, não fazia sentido e não batia a bota com a perdigota. A unidade batalhão era de comando de um capitão-tenente.
Cumprimentos

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
(sem assunto)
« Responder #143 em: Julho 21, 2009, 07:06:20 pm »
Citação de: "João Oliveira Silva"
Lightning:

Tem toda a razão, foi um lapso.
Agradeço e já corrigi.
Aliás lendo o texto, não fazia sentido e não batia a bota com a perdigota. A unidade batalhão era de comando de um capitão-tenente.
Cumprimentos

Já me estava a assustar :lol: .

*

pedroh

• 89
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #144 em: Julho 21, 2009, 07:25:51 pm »
Peço desculpa pelos meus erros. Pensei que fosse como dizia, mas agradeço por me terem corrigido, e mais uma vez peço desculpa por ter passado a informação errada aos nossos camaradas de forúm.

Cumprimentos.

*

xzayne

• 17
  • +0/-0
wtf
« Responder #145 em: Julho 22, 2009, 05:22:36 pm »
Boas pessoal,
Então mas eu não li aqui no fórum que basicamente um OFICIAL FZ RC tem menos chances de pertencer aos QP do que um PRAÇA FZ RC? Isto é verdade? E se é, é pelo motivo mais obvio que é o facto de eles não quererem muitos gajos a receber bem nos QP?

Cumps,
André Costa

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23310
  • +3114/-4567
(sem assunto)
« Responder #146 em: Julho 22, 2009, 05:26:03 pm »
Os militares do QP recebem o mesmo que os contratados, a diferença é que uns vão ficar até à reforma nas Forças Armadas, enquants que outros vão ficar apenas 6 anos.

Querem ser Oficias do QP? Então vão para a Academia.

*

xzayne

• 17
  • +0/-0
duvidas
« Responder #147 em: Julho 22, 2009, 05:32:47 pm »
sim, mas pelo que sei existem concursos para OFICIAL FZ, e no RC não se precisam de realizar exames de acesso ;)

Daí a minha dúvida. As possibilidades são portanto maiores de ser aceite nos QP se for um FZ praça?

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23310
  • +3114/-4567
(sem assunto)
« Responder #148 em: Julho 22, 2009, 05:52:32 pm »
Antes de mais, quais são as tuas habilitações literárias?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
Re: wtf
« Responder #149 em: Julho 22, 2009, 06:07:47 pm »
Citação de: "xzayne"
é pelo motivo mais obvio que é o facto de eles não quererem muitos gajos a receber bem nos QP?

Cumps,
André Costa

É pelo motivo mais obvio que é os oficiais são sempre menos que os sargentos e bem menos que os praças, logo as vagas para o QP de oficiais também são em menor numero do que as vagas para o QP de sargentos, o QP de praças não conheço.