Nova Lei das Armas

• 114 Respostas
  • 62316 Visualizações
*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10468
(sem assunto)
« Responder #30 em: Setembro 10, 2006, 12:57:14 pm »
Muito bem, Lecavo.
São os tais compromissos políticamente correctos...
Por curiosidade: o que diz a lei dos "wildcats"?
Estou a lembrar-me do .32 NAA (wildcat do 9mm Mak)
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

lecavo

• 252
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Setembro 10, 2006, 02:01:20 pm »
Viva!

A lei é bem especifica quanto à denominação dos calibres de defesa "atribuídos" aos cidadãos civis: 6,35mm Browning (.25ACP) e .32 S&W Long.

"wildcats": Proibidos, já que não têm a mesma especificação dos calibres acima referidos. O .32 Magnum para o revolver está proibido! Só são permitidos os calibres .25ACP (6,35mm Browning) em pistola e o .32 S&W Long em revolver. Tudo o que não seja isto, é proibido. Um civil não pode usar uma arma de defesa que não calce um destes calibres.
Um abraço.

--Lecavo

*

komet

• Investigador
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #32 em: Setembro 10, 2006, 02:20:11 pm »
E um bastão extensivel de 40 cm, é legal?
"History is always written by who wins the war..."

*

lecavo

• 252
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Setembro 10, 2006, 10:25:22 pm »
Viva!

Vai ao diário da república e consulta a Lei 5 de 2006 de 23 de Fevereiro. Esta lei tem a mais valia de ter atribuído nome e função a tudo. Portanto se leres lá bastão extensível como arma passível de ser licenciada, desde que estejas dentro dos parâmetros para ela te vir a ser atribuída podes. Mas agora repara, se podes usar um spray de gás pimenta, para que queres um bastão extensível?

Vou mais longe, se apenas me permitissem usar uma arma de fogo em calibre 6,35mm ou .32 S&W Long, podes crer que nunca a comprava, preferia de longe usar um spray de gás pimenta!
Um abraço.

--Lecavo

*

komet

• Investigador
  • 1662
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #34 em: Setembro 10, 2006, 10:42:19 pm »
Eu tenho um bastão, anda sempre comigo no carro, é do género de coisas que ao esticar, provoca maior efeito psicológico que um sprayzinho de mão, mas isto sou só eu.

Casa assaltada, trancas à porta, o que é facto é q ainda não o tive que usar, mas já vivi ocasiões interessantes antes de o ter...

*

lecavo

• 252
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Setembro 10, 2006, 11:01:15 pm »
Viva!

Quanto ao spraysito, estás muito enganado. Aquilo tem um efeito terrível. Se tu tiveres um bastão e eu um spray, podes crer que tu estás em grande desvantagem. Mesmo que o saibas usar muito bem, se tens o azar de me deixares usar o spray, estás completamente arrumado na próxima hora!!!! isto se alguém te ajudar com água corrente para lavares a cara, caso contrário tens para uma horas de aflição. Este material foi muito usado durante o euro de futebol. Há uns tempos cheguei ao serviço pela manhã e estava lá um "gorila" que tinha feito umas tropelias durante a noite. Entre elas, aviou dois colegas. Mas quando chegou a gás pimenta, acabou-se! Tudo se passou cerca da meia-noite. Ás 9H00 da manhã ainda tinha os olhos que metiam dó. Estava mansinho que nem um cordeiro.
Não substimes o spray, é uma excelente arma.
Um abraço.

--Lecavo

*

komet

• Investigador
  • 1662
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #36 em: Setembro 11, 2006, 10:17:27 am »
lecavo, não sou eu quem substima o spray!!! Simplesmente não tem o efeito persuasivo do bastão, principalmente em condições de luz nocturnas! Isto claro, para quem não conhece, in loco, os efeitos do spray... provavelmente só o poderias utilizar se te saltassem para cima, caso contrário com o vento e tudo arriscarias-te a levar com uma brisa maldita e o feitiço virava-se contra o feiticeiro.

*

lecavo

• 252
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Setembro 11, 2006, 11:08:31 am »
Viva!

Não há armas perfeitas, todas têm os seus pontos fracos. Há que saber usá-las tendo em conta esses factores.

As espingardas calibre 12, mais conhecidas por caçadeiras são armas terríveis a curta distância. Mas se encurtarmos muito a distância tornam-se ineficazes por não as conseguir-mos manobrar.

O spray de gás pimenta também tem os seus handicaps. Mas se os conheceres, podes contorna-los, adaptando a arma à situação. Se houver vento, tens de te posicionar a favor do vento. Se isso não for possível, ou levas uma tareia ou tentas outras alternativas, como por exemplo esguichar a pimenta da palma da mão e tentar passar a mão pela cara do fulano, etc. Aqui tudo é válido, desde que funcione.  

Mas duma coisa tenho a certeza, entre um bastão e um spray de gás pimenta, eu não hesitava, escolhia o gás.
Um abraço.

--Lecavo

*

lecavo

• 252
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Setembro 11, 2006, 11:45:16 am »
Viva!

Vou ainda mais longe. Tive formação para usar o bastão extensível. É uma bela arma. Se o meu oponente estiver a empunhar uma faca, uso o bastão. Tenho confiança suficiente para isso. Mas se o referido agressor estiver a empunhar um aerossol de gás pimenta, nem hesito, puxo imediatamente da pistola e não o deixo aproximar a menos de 6 ou 7 metros.

Já agora fica aqui a informação, há dois tipos de aerossol, os de jacto e os de nuvem. Não aconselho os de nuvem. O seu alcance é de cerca de 1,5m e se estivermos num espaço fechado somos também atingidos pela nuvem de gás. Os aerossóis que enviam um jacto têm um alcance de +/- 6 metros.

Por ultimo, os aerossóis são armas da classe E - Artº. 3.º n.º 7, alínea a). As armas da classe E são adquiridas mediante declaração de compra e venda e podem ser autorizadas a pessoas  possuidoras de licença de uso de armas de classe E – Art.º 9.º da Lei 5/2006 de 23 de Fevereiro, publicada no DR 39, Série I-A de 2006FRV23.
Um abraço.

--Lecavo

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10468
(sem assunto)
« Responder #39 em: Setembro 11, 2006, 11:53:46 am »
Grande Lecavo!
Excelente ideia.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

aero

• 118
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Setembro 11, 2006, 01:29:18 pm »
Queria aqui deixar um exemplo caricato. Por exemplo no Luxemburgo não se pode adquirir os ditos sprays nem os bastões mas no entanto quem tiver a licença de porte de arma pode trazer “caixotes” de munições para casa. Em Portugal as munições são todas contadinhas mas o spray já se pode comprar. Enfim cada casa com a sua lei. Já agora quais os paises da UE que se pode comprar o dito spray?Ou seja existe algum pais com a lei idêntica á nossa?

D.L.

*

lecavo

• 252
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Setembro 11, 2006, 03:47:41 pm »
Viva!

Em Portugal apenas em 23 de Agosto último, com a entrada da nova lei das armas é que tal passou a ser possível. Mas mesmo assim, o indivíduo que pretender adquirir uma arma deste género, tem de ter licença para o seu uso e porte, passada pela polícia. Até ao passado dia 22 de Agosto, era proibido transportar uma arma deste género.

Quanto ás munições, com a lei antiga, só se podiam comprar 100 por cada ano civil. Agora pode comprar as munições que quiser, desde que o armazenamento em casa não ultrapasse um certo numero por arma (julgo que 250 por cada arma de defesa) - nas armas de caça julgo que não existe esta limitação (mas é uma questão de ir ver à lei - não queiram que saiba tudo de cor!)

Quanto aos sprays de gás, julgo que na Espanha; França e Alemanha são possíveis de ser adquiridos, nos restantes países desconheço.
Um abraço.

--Lecavo

*

foxtrotvictor

• Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #42 em: Setembro 12, 2006, 03:32:32 pm »
O número de munições que se pode armazenar no domicílio, por arma de categoria B e B1 é esse apresentado por Lecabo  (Artigo 34º).

Em Andorra o Spray de gás pimenta também é de venda livre.  

Lecabo, por favor esclarece uma dúvida que eu tenho. Creio que o spray de gaz pimenta que é permitido nesses países citados, tem uma eficácia mais reduzida que o de uso policial. Se não estou em erro, por exemplo em França o Spray de uso policial tem uma percentagem de gás pimenta de 10% e o que é de venda livre uma percentagem de 5%. Será que o que vai ser comercializado em Portugal vai ter a mesma eficácia do que o que está em dotação policial?

*

lecavo

• 252
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #43 em: Setembro 12, 2006, 05:04:12 pm »
Viva!

A polícia em Portugal usa umas garrafas de gás pimenta fabricadas na Suiça. São de jacto (pelo motivo que já expliquei num post anterior) e têm uma percentagem de princípio activo de oleoresin Capsaicin de 0,3%.

Com esta percentagem o efeito é demolidor. Se a percentagem comercializada em França é de 5% para civis e 10% para a polícia!!!! Meu Deus!!!! Quem levar com um jacto desses vai passar mesmo muito mal. Uma percentagem bem mais baixa já faz um efeito danado, o que não fará com essa percentagem. Um ligeiro vapor no ar deixa-nos logo desorientados. A irritação das mucosas é imediata. O desconforto é total. Há relatos policiais (em países onde este equipamento já é usado há largos anos) em que indivíduos anteriormente gaseados com pepper gás, ao verem o agente a empunhar o spray, ajoelham-se imediatamente,  completamente aterrorizados. Não posso dizer mais nada. A partir daqui já estava a entrar em informação confidencial. Mas acreditem que o efeito é mesmo demolidor.

A lei não fala em percentagem de princípio activo de oleoresin capsaicin por embalagem. Daí que deve estar acessível o material disponível no mercado a nível internacional. Se as fábricas produzem embalagens com mais percentagem para uso policial? Desconheço, não disponho de qualquer informação. Mas não estejam preocupados com a percentagem, porque a que vier nas garrafas é certamente suficiente.

Consultem o link abaixo, vão lá ter informação sobre a matéria.

http://www.zarc.com/english/cap-stun/tech_info/oc/
Um abraço.

--Lecavo

*

foxtrotvictor

• Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #44 em: Setembro 12, 2006, 05:22:24 pm »
Obrigado pela informação, Lecabo.

Então esses  10% e 5% são erro e exagero meu.

Não tinha lido essa da "paises da UE que se pode comprar".  Retire-se então Andorra.