Bem, ò martelo, eu dispenso bem os teus comentários, nabo fui eu em te dar conversa, e agradecia que deixasses de poluir tudo aquilo que eu escrevo.
Tu dizes que não concordas comigo, realmente estamos nas antipodas, tu defendes uma imagem degradante do teu pais, eu defendo Portugal e uma visão positiva, realmente não há comparação possível, e há muita gente que anda aqui há muito mais tempo do que eu que já me enviou mensagens a dizer quais são as tuas prioridades, o melhor mesmo é deixar-te a falar sozinho e debitar bitaites de 2 linhas que é o teu forte.
Basicamente tu mereces o mesmo tratamento dos castelhanos que vem para aqui insultar-me.
Depois eu não fiz comparações per capita, fiz comparação por pib, se fores ao tópico a comparação é por pib, referi o rendimento per capita por lapso, mas a análise comparativa que fiz foi pelo pib, e como devias saber não é o rendimento per capita que conta para os gastos com defesa, é o pib, os países gastam em defesa nacional uma determinada percentagem do pib.
Sendo assim, volto a deixar os dados da Bélgica, tem um PIb ligeiramente supeior ao nosso, 300 e tal biliões contra os nossos 255 biliões, e tem 70 caças F-16 sob os padrões MLU.
Sendo assim, em comparação com eles deviamos ter perto de 60, e temos 41, muitos por modernizar para MLU e fala-se que no final não vão ser mais de 33.
A Dinamarca tem um pib inferior ao nosso, nem chega 200 biliões, e tem 60 F-16 MLU.
Ou seja, e por este termo de comparação, pelo Pib, estamos bem abaixo do que deviamos em comparação com estes paises.
Por isso não distorças os factos à tua maneira, não percebo estes tipos que parecem cães de guarda da mediocridade e da redução á insignificância das forças armadas portuguesas, se alguém contraria as opiniões deles, tudo é válido para tantar convencer os outros que somos uns coitadinhos e que não podemos ter 60 ou 70 aviões de caça.
Se Mário Soares não é iberista, então o que é, talvez um hispanista ou castelhanista, é só uma questão de semântica.
Obviamente que todos os iberistas defendem o federalismo europeu, não como fim, mas como meio de matar Portugal e nos conduzir á ibéria castelhana, mas disso já nós sabemos há muito tempo.
O serviço militar obrigatório obviamente devia existir, nem que fosse de 6 meses, é tempo suficiente para passar o básico sobre a instrução militar, e para dar a todos uma injecção de patriotismo, para alem disso a tropa faz bem e recomenda-se.
Os comandos não vão ser reduzidos para metade, mas sim em 1/3, vão passar de 3 para 2.
Obviamente Castela não vai ter um comando, vai ficar sobre a dependência de Nápoles , e nos possivelmente sub-alternizados em relação a madrid, basta ir ao site da nato e ver o organograma que lá esta para tirar essa conclusão.
Em relação aos pilotos toda a gente sabe que se não existem é porque não há vontade para que os haja, isso não é desculpa para nada.
Em relação a Castela, neste momento eles neste momento eles tem cerca de 140 caças e tem mais 60 eurofighter’s encomendados, isto para não falar na componente aero-naval, aqui contam com um porta aviões com 20 aviões harrier’s embarcados, e preparam-se para lançar outro porta aviões com mais vinte caças embarcados, Harrier’s ou F-35.
Ou seja, fazendo as contas, estes tipos neste momento estes tipos têm 140 caças mais 20 da componente naval embarcados no príncipe das Astúrias, o que dá 160, contra cerca de 40 de Portugal e alguns por modernizar, o que dá uma desvantagem de mais de 4 para um.
Pior, caso se confirme a noticia que vamos ficar apenas com 30 ou 33 caças e tendo em linha de conta que Castela tem mais 60 eurofighter encomendados, a que se juntarão mais 20 harrier ou F-35 a embarcar no segundo porta aviões castelhano, Juan de borbon, então ai os números disparam para 240 aviões caça contra 30 portugueses, o que lhes dá uma vantagem avassaladora de 6/1.
Portugal está muito abaixo do que devia estar e do que o tratado armas convencionais (CFE) nos permite, nesta componente Portugal poderia ter 160 caças, contra 310 do vizinho.
Ou seja, vamos ficar a menos de 1/5 do que nos era permitido, enquanto castela com 240 caças se aproxima de 4/5 do permitido.
Uma enorme discrepância.
Por tudo isto, não podemos brincar com a defesa nacional, e ter a componente de defesa aérea entregue a apenas 41 caças F-16, muitos deles inoperacionais e por modernizar para MLU, pior ainda quando se fala que vamos ficar com apenas 30 e tal operacionais, quando ao lado termos um vizinho que se esta a aramar desta maneira.
Por fim não venhas para aqui defender e engrandecer Castela, e os seus 45 milhões, da maneira que aquilo vai empobrecer, vais ver o pib per capita deles em queda livre, vai ser um regalo.