Citigroup aprova venda das operações na Rússia com perdas de mil milhõesO banco norte-americano prevê que a venda das operações russas seja assinada e concluída no primeiro semestre de 2026.

A administração do Citigroup aprovou o plano para a venda prevista do AO Citibank, entidade que gere as operações do grupo na Rússia, à Renaissance Capital (RenCap), resultando em perdas de 1.020 milhões de euros.
O banco norte-americano prevê que a venda das operações russas seja assinada e concluída no primeiro semestre de 2026, salientando que a transação está sujeita à obtenção das aprovações e ao cumprimento de outras condições.
Mais concretamente, esta perda por venda inclui um impacto negativo de 1.600 milhões de dólares (cerca de 1.360 milhões de euros) por perdas por ajuste de conversão cambial, parcialmente compensado por ganhos de aproximadamente 200 milhões de dólares (cerca de 170 milhões de euros) pela futura redução nas contas de investimento líquido reservado e outros 200 milhões de dólares das receitas esperadas pela futura venda.
"As aprovações resultam numa perda antes de impostos pela venda para o quarto trimestre de 2025, relacionada principalmente com as perdas por ajuste de conversão de moeda (CTA), que também permanecerá no Outro Resultado Integral Acumulado (AOCI) até ao encerramento", indicou a entidade.
De qualquer forma, o grupo sublinhou que o impacto acumulado será neutro no rácio de capital básico de máxima qualidade CET1.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/citigroup-aprova-venda-das-operacoes-na-russia-com-perdas-de-mil-milhoesNem de propósito!
Um Banco americano vender a filial russa e a perder 1,36 mil milhões de euros com a venda, só pode significar que a economia russa vai de vento em popa

Nós portugueses sabemos muito bem o que vem a seguir aos bancos do país começarem a caír como castelos de cartas!!!!