SSK: Relativamente à questão da propulsão dos submarinos da classe Borei, lembro o que afirmei :
O Borei é o primeiro submarino russo a introduzir uma propulsão com a utilização do sistema «pump jet».
Hidrojato é outra coisa e como sabe, há muita ficção cientifica à volta disso, e especialmente entre entusiastas, que adoram confundir a realidade com a ficção.
Por isso, voltando à vaca fria e aos factos :
A propulsão dos submarinos da classe Borei utiliza essa «facilidade» mas nenhum outro submarino russo a utilizou.
A propulsão dos submarinos russos, tem sido puramente «pão-com-manteiga», seguindo aliás a tradição russa de utilizar soluções antiquadas desde que funcionem e desde que resistam ao teste do tempo.
Não acha estranho toda a gente tapar os hélices dos submarinos quando estes estão fora de água e os U212 e U214 não precisarem disso?
Tem a certeza ?

O link seguinte é dos U212 italianos.
http://img252.imageshack.us/img252/1258/copiadiduetodaroaseccogg8.jpgA cavitação, é provocada pelas leis da física e não pode ser evitada. O chamado «Skewback» tenta reduzir a cavitação, mas o que consegue é dar alguns nós adicionais a um navio, até que a cavitação seja inevitável (e ainda assim, continuará dependente da temperatura da água).
A cavitação resulta do aumento da pressão num líquido.
E é a pressão sobre a água, que permite deslocar um navio. Não se pode fazer nada contra isso, é a 3ª lei de Newton.
Portanto, haverá sempre pressão desde que o navio se mova, e por isso a cavitação acabará por acontecer a partir de um determinado ponto, dependendo da velocidade que se pretende atingir e da temperatura da água.
Quando temos em consideração a formação de bolhas, no caso dos submarinos a rotações baixas, a cavitação não é o maior problema. O problema ocorre a rotações maiores, com navios mais potentes. No caso dos submarinos com AIP, cuja principal característica distintiva é o AIP, a questão é ainda menos significativa porque afinal o submarino apenas com o AIP tem uma velocidade muito baixa.
É o caso dos submarinos movidos a energia nuclear, que têm potência para dar e para vender.
Também não se deve confundir uma hélice carenada, com um sistema pumpjet. São coisas distintas.
Igualmente distintas são as hélices que utilizam o principio
Portanto: Aquilo que eu disse foi: Os russos não introduziram nenhum sistema de hidrojacto ou similar para mover os seus navios.
De resto, obviamente estamos de acordo em todas as afirmações.