Perfectamente. Quero coñecer esas fontes e poder rebatilas.
Isso seria muito interessante, mas a realidade não funciona assim. Quando aqui dizemos que a qualidade da construção naval militar espanhola não é exactamente tida na melhor conta, porque não oficialmente desde oficiais a praças já afirmaram a mesma coisa devemos apresentar o tal do «enlace» ?
Haverá un «enlace» para um documento oficial da marinha portuguesa a afirmar que os navios espanhóis são uma porcaria e que ganham ferrugem com mais facilidade que os navios alemães, ou que muito do trabalho de soldadura foi mal feito ?
Acha que alguém da marinha vai colocar na Internet documentos a afirmar que acha que as corvetas feitas em Espanha foram feitas apenas para durar trinta anos e que por isso estão em mau estado, quando há navios construidos na Alemanha, que embora feitos para durar trinta anos, estão em muito melhores condições?
Alguém vai colocar na internet algum documento a afirmar qualquer coisa que se pareça?
Um fórum de discussão, é exactamente isso:
Um fórum de discussão! E aqui como noutros lugares as pessoas apresentam as suas opiniões baseados nos seus conhecimentos pessoais, muitas vezes nas suas conversas informais, para as quais não há «enlace».
O problema, é que para um português, quando lhe dizem que um estaleiro na Espanha vai produzir um navio de igual ou melhor qualidade que um estaleiro alemão isso dá-nos vontade de rir, porque o que salta à vista é o comportamento de sempre e típico dos «nostres hermans», que se caracteriza por uma certa dificuldade em olhar para o espelho e enconrar os seus defeitos.
Isto até nem quer dizer que não consigam construir navios de qualidade aceitável. O problema é que não acreditamos que se possam comparar com navios construidos em países que têm uma tradição industrial naval muito maior.
Não sabia que era para ajudarem Portugal. Mas se o ferrol o diz, não vou ser eu que o vou contradizer nem pedir “enlaces web” ou “fuentes”
Pois é demasiado obvio admitir que se unha empresa traballa en Portugal, contratará traballadores portugueses, utilizará materiais portugueses, empresas auxiliares portuguesas e pagará impostos en Portugal...e para iso non fai falla dar enlaces web, nin "fuentes", penso...pero vaia vostede a saber...
Por essa ordem de ideias, também as empresas portuguesas que dão emprego aos espanhóis estariam lá por um interesse altruista.
E os portugueses, compram produtos espanhóis mais baratos, por altruismo e para garantir os posts de trabalho das empresas espanholas...
As empresas portuguesas, como as espanholas as alemãs ou as japoneseas procuram investir onde lhes sejam garantidas as melhores condições, e a União Europeia fez-se especialmente para permitir a criação desse tipo de liberdade de investimento nos seus estados membros.
Posto isto, e como as empresas procuram o lucro e as melhores condições para o investimento, vêm nos seus concorrentes como adversários.
No caso, a industria espanhola poderá ver o que resta da industria naval portuguesa como concorrente, não por causa das encomendas do mercado português, mas por causa da carteira de encomendas que as empresas portuguesas têm.
Da mesma maneira que os pescadores espanhóis preferiríam que não houvesse pescadores portugueses, porque assim teriam menos problemas com a contestação ao «dumping» que fazem diariamente que está a arruinar a pesca em Portugal.
É claro que me vai pedir um link para confirmar isso. Eu apenas lhe posso dizer que vá à lota de Matosinhos ou então mesmo aqui a Setúbal para ouvir as queixas dos pescadores. Lamento, mas eles não dão «enlaces», só protestam porque cada vez vivem com mais dificuldades e não conseguem competir com os preços do peixe de qualidade inferior mas a preço imbatível que vem de Espanha.
E quando os pescadores protestam, o ministro respectivo, manda-os manifestar-se a pedir que Portugal saia da União Europeia. Aí provavelmente até haverá link, eu é que não tenho pachorra para o procurar.
Quando alguém aqui diz uma coisa, eu vejo quem a escreve e penso se a pessoa que a escreve me merece crédito.
Se não merece crédito não ligo, e seguramente não vou pedir «link» nenhum.
De qualquer forma, a questão dos NPO não tem (do meu ponto de vista e baseando-me nos dados que conheço e da interpretação que faço e para a qual não há enlace) nada a ver com questões com estaleiros de outros países.
Cumprimentos