A especialização de alguns foristas numa extensa variedade de temas é mesmo uma mais valia para este forum.
Abraços
O video aquí mostrado, mostra o patrulha dinamarquês Ejnar Mikkelsen que desloca 1750t (ligeiramente menos que um NPO) e também não tem hangar. Merece uma análise específica, porque se trata de um navio com um deslocamento identico.
Este tipo de navio é interessante de analizar se quisermos comparar com o NPO 2000 / Viana do Castelo...
Embora o deslocamento seja identico, o navio dinamarquês é 11 (onze) metros mais curto e tem cerca de 1,5m a mais de boca, ou seja, o navio é muito mais curto e um bocado mais largo.
Mas o que marca a diferença é o calado de quase 5 metros. Os Viana do Castelo têm um calado de 3,7m enquanto que uma Vasco da Gama tem um calado de 6,2m.
Isto torna este navio, mais estável que um patrulha português.
Somo a isto a falta de estabilização activa nos Viana do Castelo
A desvantagem é a velocidade máxima que estará no limite máximo de deslocamento.
Este video é relativamente antigo, e é provavelmente o que me convenceu de que o NPO não poderá nunca operar de forma conveniente no Atlântico Norte com helicópteros, durante a maior parte do ano.
Ao contrário do que poderia parecer, é um teste levado a cabo por pilotos de teste que estão a testar o helicóptero e não a provar o que o navio pode fazer...
This video shows a landing conducted by a Prism Defence Test Pilot and Flight Test Engineer during development of Ship Helicopter Operating Limits for the Lynx Mark 90B helicopter onboard the KNUD RASMUSSEN class Offshore Patrol Vessel.
Primeiro, trata-se de um video de demonstração, uma espécie de video publicitário. Não mostra operações reais, mostra apenas o que o fabricante quer que seja mostrado.
Chamaram-me à atenção de que, mesmo sendo um video promocional, na primeira parte, em que se vê o navio desde um helicóptero, o mar está muito mais alteroso que quando o heli pousa e que além disso há uma operação falhada de pouso.
Uma coisa é mostrar um brilharete de um piloto de testes, uma especie de “cobra de Pugachev” que 99% dos pilotos não faz, porque é um recurso de desespero para quem tem treino ...
Outra coisa é introduzir a manobra como doutrina normal de combate ...
Na década de 1970 a Citroen fazia publicidade ao Citronen GS mostrando que o carro era tão estável que podia andar com três rodas :
Eu nunca vi um na rua com três rodas ...
A andar ...

mas era verdade :
Mas alguém andou num ?