O hangar abriga a permanecia de heli ou é apenas mais um aspecto a considerar para poder operar dentro dos paramentos de mar?
O heli pode ir quando tiver de ir e quando puder.
De qualquer modo mesmo sem hangar deve haver condições de poiso e de abastecimento, que parece não ter embora fosse feito com essa intenção. Ou o espaço agora é só para colocar paletes para sul?
Para colocar um hangar num NPO isso implicaria alterações muito radicais no navio. Ele foi pensado para em caso de necessidade e utilidade, permitir a utilização por um helicoptero, mas na prática nem sempre isso é adequado ou realmente util.
Como já referi, existem hangares extensíveis, que permitiriam proteger o helicóptero depois de aterrar. De resto não há espaço para um hangar sem alterar radicalmente o navio (projeto novo). O problema é que, o hangar extensível é muito pouco resistente e ao mesmo tempo é pesado, principalmente por causa do mecanismo (se for um pantografo) e de qualquer forma ocupa espaço.
A questão é que, para operações por exemplo no golfo da Guiné ou na Somália (em lugares onde a probabilidade de muito mau tempo é reduzida, o que explica ser boa para piratas) um helicóptero é uma mais valia que faz sentido.
Mas a patrulha do atlântico é a função primordial dos navios.
Não estamos a falar de uma missão que se faz por qualquer decisão politica de um governo.
As missões de patrulha, são o pão-nosso-de-cada-dia destes navios. E devemos pensar não nas exceções e sim no dia a dia que é o que esmagadormente será a realidade das missões.
Queremos ter um NPO que pode fazer uma missão no Antártico, gloriosa, toda catita e com helicoptero e tudo, ou queremos um NPO, para patrulha oceanica das águas portuguesas ?
A conclusão é óbvia. O NPO não tem futuro e é necessário um outro tipo de navio, maior, eventualmente mais rápido, desenhado para ter um hangar e um helicoptero orgânico. Para ter navios que não são eficientes, é melhor não os ter.
Não ter capacidade é uma coisa, não puder levar em determinada situação outra. Se um NPO desse tamanho foi só para ter e condições de turismo é outra coisa. Seja heli ou UAV adequado(não da fnac), faz falta num meio desses.
Meu caro, até um patrulha da classe Tejo pode levar uma plataforma para um helicóptero ... Há empresas que o instalam com certeza (tem que ser um heli pequeno

)
A questão é para que serve, num mar onde um navio de baixo deslocamento parece um carrossel da feira durante o inverno.
Quanto aos dias do "mar chão" para operar o meio orgânico. É questão de analisar a média de dias do ano em que essas condições tão más impossíveis de operar se dão.
A verdade é que até entre ilhas era mais um aspecto a ter em conta num NPO e se a coisa ficar má, podem ir aterrar numa e ficar. Com ou sem hangar condições de poiso e abastecimento seriam importantes. Foram construídos com esse fito, mas nem isso está feito passado quase uma década
As condições de mar predominantes no Atlântico Norte são conhecidas. De Outubro a Maio são geralmente más e um país não pode ter meios de busca e salvamento que não pode operar numa parte do ano, por causa do mau tempo.
Entre as ilhas, onde você pode ter pistas e onde até um campo de futebol serve para aterrar, para que é que vai utilizar uma plataforma instável ?
Se você tem terra perto, não utiliza helicoptero com base no navio.
Bastaria ver a marinha da Suécia por exemplo, ... Helicopteros para quê ? há uma plataforma estável logo ali ao lado...