Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3720 em: Maio 21, 2015, 05:19:15 pm »
Tanto a Bofors 57mm como um fast forty (Bofors 40mm) precisam de radar directo de tiro estilo Stir 180, ou podiam passar sem ele.

A peça Oto-Melara de 76mm sei que precisa, quanto as outras não sei e por isso pergunto. Porque por exemplo se a peça de 57mm não precisar de radar diretor de tiro adicional e' uma vantagem relativamente 'a peça de 76mm.
 

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mafets

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3721 em: Maio 21, 2015, 06:55:45 pm »
http://en.wikipedia.org/wiki/Bofors_57_mm_gun
Uma arma com um alcance eficaz de 8 500 metros e que pode ir a um alcance máximo de 17 000 metros, só com o sensor óptico da peça e o pequeno radar (localizados na MK3, no cano) é pouco eficaz. Por isso normalmente é usada com um radar de controle de fogo acoplado, apesar de poder fazer tiro directo apenas com os sensores do canhão, remotamente ou na arma.
Citar
The gun is remotely controlled, usually by a fire-control computer but, as a redundancy measure, the crew can also train and aim the gun using instrument panels that are either on or in direct contact with the gun.




Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3722 em: Maio 21, 2015, 07:36:29 pm »
Por acaso também tinha andado a ler a pagina da wikipedia sobre a bofors 57mm mas nem tinha prestado atenção a essa parte.

A Bofors de 57mm permite por tanto ser utilizada sem um radar diretor de tiro adicional. Isto tornaria mais economica a sua integração nos NPO2000 mas ao mesmo tempo a peça seria menos eficaz.
A peça de 76mm por seu lado obrigaria sempre a aquisição de diretores de tiro adicionais.

Por outro lado a peça Fast Forty da Oto-Melara não precisa de qualquer outro sensor ou diretor de tiro adicional e a sua integração é tao fácil como a integração das Marilyn. E ai era capaz de se tornar mais economica.
 

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Luso

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3723 em: Maio 21, 2015, 09:17:33 pm »
Com meios tão escasso como os nossos, poupar na redução de capacidades ao evitar a colocação de directores de tiro ou similares parece-me absurdo. Com tão pouco... será isso que los leva à miséria?
Oto Melara 76 para todos os patrulhas. E mandem a conta ao Dias Loureiro e ao Ricardo Salgado.
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3724 em: Maio 21, 2015, 09:37:37 pm »
Citação de: "Edu"
e a sua integração é tao fácil como a integração das Marilyn. E ai era capaz de se tornar mais economica.

...Monroe?  :arrow: http://www.otomelara.it/products-servic ... /marlin-ws  :wink:
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3725 em: Maio 21, 2015, 09:37:58 pm »
Pode ser Marilyn Manson... :twisted:

Mas de volta à armaria.  :wink:
http://www.w54.biz/showthread.php?434-Naval-Artillery/page3
Citar
LONDON — Weapons engineers at BAE Systems Karlskoga are putting the finishing touches to mounting a lighter, cheaper and smaller version of their 40mm naval gun onboard a Swedish Navy patrol boat ahead of the first sea trials, which are due to get underway next week.

The Bofors Mk4 gun, developed by the weapons arm of BAE’s Global Combat Systems business, is scheduled to undergo sea trials and demonstrations for potential customers starting Oct. 29 on a naval test range in the Baltic just north of Gothenburg.

The Swedish Navy has provided the 35-meter patrol boat and BAE has provided the gun for the weeklong trial.

Denny Petersen, the head of integrated naval systems technical sales at Karlskoga, said that the design parameters to develop a smaller, lighter and cheaper gun without losing any of the performance of the Mk3 variant have been largely exceeded.
Esta versão mais leve da MK3 40 mm da BAE também parece interessante.

http://www.otomelara.it/products-services/naval-systems/twin-40l70-compact
Sempre fui um fã da Twin 40 L/70... :wink:
Citar
DARDO is installed in an enclosed turret with two different mounts: the Type A with 440-round internal and 292-round under-deck magazines; and Type B with only the 440-round internal magazine (Type B requires no deck penetration).
https://books.google.pt/books?id=l-DzknmTgDUC&pg=PA438&lpg=PA438&dq=dardo+40mm+guns&source=bl&ots=2tdLCYlcHn&sig=MxyIkj86L3JkIpsqbAo3SinBujk&hl=pt-PT&sa=X&ei=SUFeVdCHCY2p7AbU_YG4DA&ved=0CGUQ6AEwCg#v=onepage&q=dardo%2040mm%20guns&f=false
http://en.wikipedia.org/wiki/DARDO

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« Última modificação: Maio 21, 2015, 09:51:53 pm por mafets »
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3726 em: Maio 21, 2015, 09:39:56 pm »
Sempre se pode usar os PANDA das corvetas. Retro Style  c34x.

As OTO 57 não necessitam de perfuração do casco ?
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3727 em: Maio 21, 2015, 09:40:20 pm »
Citação de: "Luso"
Com meios tão escasso como os nossos, poupar na redução de capacidades ao evitar a colocação de directores de tiro ou similares parece-me absurdo. Com tão pouco... será isso que los leva à miséria?
Oto Melara 76 para todos os patrulhas. E mandem a conta ao Dias Loureiro e ao Ricardo Salgado.

Pelo que sei há uma premissa na Europa, que gastar em defesa é demoníaco! E como continente deveremos ser o mais pacifico possivel! Neste sentido qualquer compra de armas deve ter sempre um função dual, ou seja, deve servir primeiramente para segurança e só depois para a parte militar.

Apesar de eu apoiar investimentos na área da defesa, sejam europeus ou nacionais, é bom lembrar que estes navios servem principalmente para andar atrás de barcos de pesca, logo a peça que tem é o mais indicado possível!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3728 em: Maio 21, 2015, 09:56:50 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Luso"
Com meios tão escasso como os nossos, poupar na redução de capacidades ao evitar a colocação de directores de tiro ou similares parece-me absurdo. Com tão pouco... será isso que los leva à miséria?
Oto Melara 76 para todos os patrulhas. E mandem a conta ao Dias Loureiro e ao Ricardo Salgado.

Pelo que sei há uma premissa na Europa, que gastar em defesa é demoníaco! E como continente deveremos ser o mais pacifico possivel! Neste sentido qualquer compra de armas deve ter sempre um função dual, ou seja, deve servir primeiramente para segurança e só depois para a parte militar.

Apesar de eu apoiar investimentos na área da defesa, sejam europeus ou nacionais, é bom lembrar que estes navios servem principalmente para andar atrás de barcos de pesca, logo a peça que tem é o mais indicado possível!

A realidade é que já fizeram um temporada no mediterrâneo e vão a fazer uma em África.
Assumindo que as missões internacionais ( especialmente em África ) se vão tornar mais recorrentes, talvez seja necessário reanalisar as capacidades necessárias de ter nos NPO.
 

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Luso

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3729 em: Maio 21, 2015, 10:05:02 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Luso"
Com meios tão escasso como os nossos, poupar na redução de capacidades ao evitar a colocação de directores de tiro ou similares parece-me absurdo. Com tão pouco... será isso que los leva à miséria?
Oto Melara 76 para todos os patrulhas. E mandem a conta ao Dias Loureiro e ao Ricardo Salgado.

Pelo que sei há uma premissa na Europa, que gastar em defesa é demoníaco! E como continente deveremos ser o mais pacifico possivel! Neste sentido qualquer compra de armas deve ter sempre um função dual, ou seja, deve servir primeiramente para segurança e só depois para a parte militar.

Apesar de eu apoiar investimentos na área da defesa, sejam europeus ou nacionais, é bom lembrar que estes navios servem principalmente para andar atrás de barcos de pesca, logo a peça que tem é o mais indicado possível!

Navios militares arriscam-se a ter que andar atrás de qualquer coisa. Por vezes esquecemo-nos disso. Lembrem-se do Augusto de Castilho.
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3730 em: Maio 21, 2015, 10:55:58 pm »
Citação de: "Luso"
Navios militares arriscam-se a ter que andar atrás de qualquer coisa. Por vezes esquecemo-nos disso. Lembrem-se do Augusto de Castilho.

Obrigaste-me a ir pesquisar! Desconhecia tal evento

Citar
História
Originalmente a embarcação era o arrastão de pesca Elite, pertencente à empresa Parceria Geral de Pescarias Lda.. Lançado em 1909, foi o primeiro arrastão português para a pesca do bacalhau.2

A 13 de junho de 1916, devido à Primeira Guerra Mundial, o Elite foi requisitado pela Marinha Portuguesa para ser usado em missões de patrulha e escolta oceânica. Sendo classificado como navio-patrulha de alto mar, o navio recebeu uma peça de artilharia de 65 mm à vante e outra, de 47 mm à ré. O navio foi rebatizado em homenagem ao almirante Augusto Vidal de Castilho Barreto e Noronha.

Antes do combate que lhe provocou o afundamento, o Augusto Castilho já, por duas vezes tinha enfrentado submarinos inimigos. A 23 de março de 1918, sob o comando do primeiro-tenente Augusto de Almeida Teixeira, escoltando o vapor Loanda entre Lisboa e o Funchal, atacou a tiro um submarino inimigo que, imediatamente, mergulhou.3 A 21 de agosto de 1918, sob o comando do primeiro-tenente Fernando de Oliveira Pinto, ao largo do cabo Raso, bombardeou um submarino inimigo de grandes dimensões que rapidamente desapareceu.

No final da guerra, recebeu como comandante o primeiro-tenente Carvalho Araújo, zarpando de Lisboa na tarde do dia 8 de outubro de 1918, com a missão de escoltar o vapor N/T Beira, em viagem para a Ilha da Madeira, onde chegaram a 11 do mesmo mês. O navio ficou em quarentena ao largo do "Lazareto", no Funchal, dado que em Lisboa grassava uma epidemia de pneumonia. Ali recebeu a missão de escoltar o vapor N/T S. Miguel, da Empresa Insulana de Navegação, de partida para Ponta Delgada, nos Açores, com 206 passageiros a bordo.

Afundamento
Tendo zarpado ao pôr do sol do dia 13 de outubro, na velocidade de cruzeiro de 9 nós, às 06h15 do dia 14 ouviu-se o primeiro tiro contra o vapor N/T S. Miguel", pelo U-Boot alemão U-139, sob o comando de Lothar von Arnauld de la Perière.4 Para protegê-lo, esgotadas as caixas de fumo que lançara para despistar o inimigo, o Augusto de Castilho avançou diretamente sobre o submarino alemão, passando a receber o fogo inimigo e dando tempo ao vapor para se distanciar. Após duas horas de combate, com vítimas fatais no convés, a artilharia danificada, a munição quase esgotada e tendo perdido a telegrafia e as máquinas, o navio imóvel, rendeu-se. Um último tiro do submarino, entretanto, vitimou fatalmente o comandante Carvalho Araújo.2

Dada a ordem de abandonar o navio pelo imediato, o guarda-marinha Armando Ferraz, os sobreviventes conseguiram lançar ao mar um salva-vidas onde se comprimiram trinta e seis homens. Doze outros sobreviventes, em uma jangada improvisada, conseguiram autorização dos alemães para retornar a bordo e pegar um bote. O caça-minas foi então afundado pelos alemães, com o corpo do comandante coberto pela bandeira de Portugal e os dos demais auxiliares mortos em combate.

O salva-vidas conseguiu atingir, em quarenta e oito horas, a ilha de Santa Maria, com trinta e cinco sobreviventes: um dos feridos não resistiu, tendo o seu corpo sido lançado ao mar. O bote com os demais náufragos alcançou a ponta do Arnel, na ilha de São Miguel, a 20 de outubro.

Em 1920 foi publicado o relatório do comandante alemão, onde se tecem largos elogios à coragem de Carvalho Araújo, fato que, aparentemente, permitiu ao Parlamento Português conceder à viúva significativa pensão.
 

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mafets

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3731 em: Maio 21, 2015, 11:22:41 pm »
Ou da lancha Vega do oliveira e carmo na índia portuguesa (e a sirius e antares, embora sejam dois casos diferentes da Vega)...http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Classe_Antares


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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3732 em: Maio 22, 2015, 11:34:43 am »
Deixo aqui uma Historia do Grande Capitão Ilhavense Artur da Velha

"Artur da Velha
Artur da Velha nasceu, na Lagoa, a 20 de setembro de 1885 e morreu em 16 de novembro de 1954. Capitão da Marinha Mercante, foi o marinheiro mais destemido que comandou barcos em Portugal.
 
Apesar de todos os ataques que sofria de cruzadores, de minas, de submarinos e de aeroplanos nunca se desviou da rota normalmente seguida. Foi sempre insubmisso e audaz. Naturalmente que a sua rebeldia lhe podia trazer dissabores. A sua submissão ás ordens do Almirante Inglês, a desobediência constante às autoridades marítimas francesas e o seu quase desconhecimento das preocupações que os barcos deviam tomar em tempo de guerra levaram a França a instaurar-lhe três processos a que recusou comparecer.
 
Durante a Primeira Guerra Mundial, foi comandante do vapor "Machico", que como todos os outros andava artilhado com um canhão. Este nunca disparou um tiro pois o capitão achava desnecessário. No entanto afundou dois submarinos alemães no Mediterrâneo, que eram o terror da navegação. O seu processo era simples: quando avistava um submarino dirigia-se a ele a todo o vapor por forma que este ou fugia perante o ímpeto invulgar ou ficava despedaçado.
 
Por este fato foi condecorado com a "Victória Cross" pelo governo Inglês, a "Legião de Honra" pelo governo Francês, a "Torre de Espada" e a "Cruz de guerra" pelo governo Português. Mas o governo alemão, com o seu orgulho ferido, ofereceu trinta mil Marcos a quem o aprisionasse. Artur da Velha é uma das mais nobres figuras dessa lendária série de Velhos Lobos do Mar que honra o país e dignificam as profissões a que pertencem."

Fonte: http://www.cm-ilhavo.pt/frontoffice/pages/987
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3733 em: Maio 22, 2015, 12:44:28 pm »
Citação de: "Luso"
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Luso"
Com meios tão escasso como os nossos, poupar na redução de capacidades ao evitar a colocação de directores de tiro ou similares parece-me absurdo. Com tão pouco... será isso que los leva à miséria?
Oto Melara 76 para todos os patrulhas. E mandem a conta ao Dias Loureiro e ao Ricardo Salgado.

Pelo que sei há uma premissa na Europa, que gastar em defesa é demoníaco! E como continente deveremos ser o mais pacifico possivel! Neste sentido qualquer compra de armas deve ter sempre um função dual, ou seja, deve servir primeiramente para segurança e só depois para a parte militar.

Apesar de eu apoiar investimentos na área da defesa, sejam europeus ou nacionais, é bom lembrar que estes navios servem principalmente para andar atrás de barcos de pesca, logo a peça que tem é o mais indicado possível!

Navios militares arriscam-se a ter que andar atrás de qualquer coisa. Por vezes esquecemo-nos disso. Lembrem-se do Augusto de Castilho.

tendo lido a história posta, faz mais sentido meter um sistema de torpedos do que um canhão mais poderoso.
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Agostinho da Silva
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3734 em: Maio 22, 2015, 03:13:37 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Luso"
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Luso"
Com meios tão escasso como os nossos, poupar na redução de capacidades ao evitar a colocação de directores de tiro ou similares parece-me absurdo. Com tão pouco... será isso que los leva à miséria?
Oto Melara 76 para todos os patrulhas. E mandem a conta ao Dias Loureiro e ao Ricardo Salgado.

Pelo que sei há uma premissa na Europa, que gastar em defesa é demoníaco! E como continente deveremos ser o mais pacifico possivel! Neste sentido qualquer compra de armas deve ter sempre um função dual, ou seja, deve servir primeiramente para segurança e só depois para a parte militar.

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Navios militares arriscam-se a ter que andar atrás de qualquer coisa. Por vezes esquecemo-nos disso. Lembrem-se do Augusto de Castilho.

tendo lido a história posta, faz mais sentido meter um sistema de torpedos do que um canhão mais poderoso.
Por alguma razão os Dinamarqueses fizeram a classe sf300 e tudo o que saiu do estaleiro daí para a frente modular. Pode fazer uma simples missão de fiscalização com um canhão à proa ou missões de combate a unidades de superfície, aéreas e até submarinos.  :wink:  


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