A posição dos barcos (ou de qualquer outro meio militar) não devia ser secreta? 
Todos os navios registados na (IMO) International Maritime Organization, que fazem viagens internacionais ou com tonelagem superior a 300 tons e todos os navios de passageiros sao obrigados possuirem AIS (Automatic Identification system), mais nao e que uma emissor vhf ligado a um sistema gps que transmite em tempo real 24 h por dia a identificaçao do navio, a posiçao, velocidade e direçao do mesmo
Esse sinal e captado por outros navios ou por quem em terra tenha uma antena, um receptor AIS e um computador com o software proprio,
O sistema foi desenvolvido por militares, porém a tecnologia foi transferida para o setor civil sem grandes modificações.
O sistema AIS integra um sistema transceptor VHF padrão tal como LORAN-C ou receptor GPS, juntamente com outros sensores de navegação, electrónicos ou não, tais como girobussola, Indicador de velocidade ( LOG) e indicador de velocidade de rotação e de direcção.
O sistema e usado para gerir o trafego maritimo, evitar colisoes, e como meio complementar das estaçoes de radar em terra
Quem nao quer ser detetado desliga o AIS ou encripta o sinal
A perda do sinal AIS de um navio activa o sistema SAR