Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Edu

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2895 em: Janeiro 07, 2011, 10:27:36 am »
O peso da peça, sendo 7.5 toneladas, representa menos de 0.5% do deslocamento do navio, custa-me a acreditar que crie problemas de estabilidade ao NPO. Eu estava a pensar que a peça de 76mm fosse bastante mais pesada, mas com esse peso acredito que quase nem se note muito na navegação do navio.

A questão da possibilidade da instalação da peça de 76mm quanto a mim não é relativamente à marinha portuguesa, mas sim para possiveis compradores extrangeiros que estejam interessados numa versão mais capaz e que não sirva só para andar a medir as malhas das redes dos pescadores.
 

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PCartCast

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2896 em: Janeiro 07, 2011, 12:37:22 pm »
Citação de: "chaimites"
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Se não vejamos a famosa corveta brasileira V-30
http://www.youtube.com/watch?v=xylTeNimbk4

Num navio com tanques de lastro como os NPO's podia originar alguns problemas engraçados de estabilidade
 

   um navio flutua porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.


mas  estabilidade do navio não depende só disso. Depende também do ponto de aplicação dessas forças. A força peso é aplicada no centro de gravidade (CG), que é fixo e o empuxo é aplicado no centro de empuxo (CE), que é variável.

O centro de gravidade do corpo localiza-se no centro de aplicação do seu peso. Quando a distribuição de massa de um objeto é homogênea, o seu centro de gravidade coincide com o seu centro de massa  O CG do corpo fica no ponto de cruzamento das verticais que passam pelo ponto de sustentação

Já o centro de empuxo CE está localizado no centro de gravidade do líquido deslocado pelo corpo.

A posição do centro de gravidade CG, então não se altera em relação ao corpo. Já o centro de empuxo do navio CE muda de acordo com a forma do volume do líquido deslocado, já que está localizado no centro de gravidade do líquido deslocado.

  O navio é projetado para em caso de oscilações laterais, retornar a posição inicial. Para isso, seu centro de gravidade CG fica abaixo do centro de empuxo CE, como mostra a figura abaixo, de modo que temos uma situação de equilíbrio estável. O momento das forças  e  é que faz com que o navio volte à posição inicial.


 

O CG no caso de uma embarcação, não pode coincidir com o CE, pois quando o CG coincide com o CE, o corpo imerso fica em equilíbrio indiferente, ou seja, se qualquer perturbação fizer o corpo se mover lateralmente, ele não retorna a posição de equilíbrio.

Ve  na figura abaixo  que o CE muda de posição quando o barco se movimenta, o que altera a situação de equilíbrio. Essa mudança depende da forma do casco, já que o CE está localizado no centro de gravidade do líquido deslocado.



Para obter-se maior estabilidade possível, a distribuição de cargas no interior do navio   é feita de tal modo que o centro de gravidade se situa o mais próximo possível do fundo do navio.

No video podes reparar no desenho da corveta brasileira!, Da para ver perfeitamente o  excesso de carga na parte superior do navio, repara na altura do castelo em relaçao ao restante navio

aquele desiquilibrio corrige-se  adicionando peso no fundo do navio!

De maneira geral, pesos adicionados em posição superior ao centro de gravidade terão efeitos de diminuir a estabilidade, e quando dispostos abaixo terão efeito contrário




 
 

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Agradeço-lhe pelas explicações..... É exactamente o mesmo principio de uma bicicleta, quanto mais baixo for o centro de gravidade maior a estabilidade.

A minha preocupação está mais relacionada com a absorção de forças em tiro, mesmo se a situação chegasse ao extremo da V-30, os tanques de lastro poderiam facilmente estabilizar o navio... Mas se fosse necessário usar os tanques para estabilizar o navio não estaria o lançamento das lanchas comprometido??

Mas será que o navio consegue absorver a energia da peça? Todas as peças actuais possuem um sistema de recuo, mas por exemplo, mesmo num velhinho canhão Howitzer, parte dessa força é transmitida para o solo. Já foi aqui dito que reforçando a estrutura do navio este estaria apto, mas não afectaria isso a estabilidade do navio em tiro??

Outro problema, é, o que é necessário eliminar para arranjar espaço para uma peça de 7.5T?? Não seria problemático se não conseguissem arranjar espaço para uma perfeita centralização da peça?? eu até penso que tal peso na proa adicionaria alguma estabilidade extra sempre que se manobra com um helicóptero, mas e o centro de gravidade??

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Feinwerkbau

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2897 em: Janeiro 07, 2011, 01:58:43 pm »
Citação de: "PCartCast"
Agradeço-lhe pelas explicações..... É exactamente o mesmo principio de uma bicicleta, quanto mais baixo for o centro de gravidade maior a estabilidade.

uma boa imagem é um daqueles copos sempre em pé a boiar numa bacia....
parecido mas não igual.... na bicicleta apenas tens a força da gravidade aplicada, num navio tens também que contar com o impulso da àgua deslocada, no sentido ascendente.
tal como o chaimites explicou, estes centro de força não são aplicados no mesmo sitio, devendo o centro de gravidade ser mais baixo ( quanto mais baixo, menos adorna, ou volta mais rapidamente à posição inicial ).
normalmente, os tanques de lastro, de combustivel, e a maior parte da maquinaria são instalados abaixo da linha de àgua por alguma razão.



imagina este menino com 500T penduradas nas duas gruas, à perpendicular do navio....
e quase que nem adorna, porque está compensado com lastro fixo do lado inverso  :wink:

Citação de: "PCartCast"
A minha preocupação está mais relacionada com a absorção de forças em tiro, mesmo se a situação chegasse ao extremo da V-30, os tanques de lastro poderiam facilmente estabilizar o navio... Mas se fosse necessário usar os tanques para estabilizar o navio não estaria o lançamento das lanchas comprometido??....
Mas será que o navio consegue absorver a energia da peça? Todas as peças actuais possuem um sistema de recuo, mas por exemplo, mesmo num velhinho canhão Howitzer, parte dessa força é transmitida para o solo.

...mas e o centro de gravidade??

pelas imagens que vi, a maior parte da energia é dissipada por um amortecedor na propria peça, no entanto, nada como fazer contas...
é um canhão de 76mm, não é nenhuma Schwerer Gustav de 31''

o CG altera-se, o peso que montares acima dele acrescentas em baixo
agora se me disseres que ao montar mais peso à vante, o navio pode ficar a abicar.... é uma questão de fazer contas, mas nada como compensar à ré.
a questão aqui é a manutenção da linha de àgua, que ao acrescentares peso tem a sua influencia.
mas falamos de 7.5T e pensando que aquilo já tem uma peça que deve pesar praí 3.5T.. a olho.... apenas estamos a falar de uma difença de 4T... comparando com as 1800T do navio.... nem deve afectar quase nada.
terá talvez até mais influencia no sentido longitudinal que no transversal, mas parece irrisório...

que tem as lanchas a ver com os tanques de lastro????  :twisted:  

estamos a fazer uma reflexão sobre construção naval e navios em geral, não vamos alterar mais o NPO, certo?  :twisted:
 

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Ricardo

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2898 em: Janeiro 07, 2011, 06:49:59 pm »
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« Última modificação: Janeiro 08, 2011, 01:51:24 am por Ricardo »
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2899 em: Janeiro 08, 2011, 12:12:17 am »
Citar
estamos a fazer uma reflexão sobre construção naval e navios em geral, não vamos alterar mais o NPO, certo?

Feinwerkbau

Mais que certo!
 

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FAAS

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2900 em: Janeiro 10, 2011, 04:04:25 pm »
Boas,

Será que alguém me tira uma dúvida? O navio foi entregue mas permanece no estaleiro?
Ou por outro lado está mesmo no activo já?

Cumps,

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luis filipe silva

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2901 em: Janeiro 10, 2011, 04:45:00 pm »
FAAS escreveu:
Citar
Será que alguém me tira uma dúvida? O navio foi entregue mas permanece no estaleiro?
Ou por outro lado está mesmo no activo já?

http://museu.marinha.pt/OrdensBD/GetPDF ... db65bb2601
http://museu.marinha.pt/OrdensBD/GetPDF ... a87951ecc6

A resposta está nos dois links acima.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

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FAAS

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2902 em: Janeiro 10, 2011, 05:22:40 pm »
:cry:

Obrigado Luis Filipe Silva.

Cumps,

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luis filipe silva

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2903 em: Janeiro 10, 2011, 06:42:34 pm »
No entanto, apesar do arma/desarma, já está incluido nos meios da Armada no seu site.
http://www.marinha.pt/PT/amarinha/meios ... stelo.aspx
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

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Pedro Monteiro

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2904 em: Janeiro 14, 2011, 12:34:59 am »
A notícia da Revista de Marinha relativa à cerimónia de entrega de dia 30 de Novembro:
http://www.revistademarinha.com/index.p ... Itemid=290

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

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Crypter

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2905 em: Janeiro 14, 2011, 12:26:43 pm »
Citar
No horizonte, os estaleiros minhotos poderão ter a primeira encomenda estrangeira de um navio militar: decorrem negociações com a Nigéria para a eventual aquisição de dois navios desta classe.

Não ha fumo sem fogo..  :)
 

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Vicente de Lisboa

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2906 em: Janeiro 14, 2011, 05:45:18 pm »
Citação de: "Crypter"
Citar
No horizonte, os estaleiros minhotos poderão ter a primeira encomenda estrangeira de um navio militar: decorrem negociações com a Nigéria para a eventual aquisição de dois navios desta classe.

Não ha fumo sem fogo..  :)

 

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Charlie Jaguar

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2907 em: Janeiro 15, 2011, 05:00:27 pm »
Então e quando chega afinal ao Alfeite o primeiro NPO 2011?  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Dawizz

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2908 em: Janeiro 17, 2011, 08:45:45 am »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Então e quando chega afinal ao Alfeite o primeiro NPO 2011?  :shock: e ate agora nickles :roll: este projecto foi um aborto total! Que deito abaixo a pouca industria naval militar Portuguesa.
Velle est index animi.
 

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ICE 1A+

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2909 em: Janeiro 17, 2011, 02:23:34 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Então e quando chega afinal ao Alfeite o primeiro NPO 2011?  yu23x1  yu23x1   yu23x1