Agradeço-lhe pelas explicações..... É exactamente o mesmo principio de uma bicicleta, quanto mais baixo for o centro de gravidade maior a estabilidade.
uma boa imagem é um daqueles copos sempre em pé a boiar numa bacia....
parecido mas não igual.... na bicicleta apenas tens a força da gravidade aplicada, num navio tens também que contar com o impulso da àgua deslocada, no sentido ascendente.
tal como o chaimites explicou, estes centro de força não são aplicados no mesmo sitio, devendo o centro de gravidade ser mais baixo ( quanto mais baixo, menos adorna, ou volta mais rapidamente à posição inicial ).
normalmente, os tanques de lastro, de combustivel, e a maior parte da maquinaria são instalados abaixo da linha de àgua por alguma razão.

imagina este menino com 500T penduradas nas duas gruas, à perpendicular do navio....
e quase que nem adorna, porque está compensado com lastro fixo do lado inverso
A minha preocupação está mais relacionada com a absorção de forças em tiro, mesmo se a situação chegasse ao extremo da V-30, os tanques de lastro poderiam facilmente estabilizar o navio... Mas se fosse necessário usar os tanques para estabilizar o navio não estaria o lançamento das lanchas comprometido??....
Mas será que o navio consegue absorver a energia da peça? Todas as peças actuais possuem um sistema de recuo, mas por exemplo, mesmo num velhinho canhão Howitzer, parte dessa força é transmitida para o solo.
...mas e o centro de gravidade??
pelas imagens que vi, a maior parte da energia é dissipada por um amortecedor na propria peça, no entanto, nada como fazer contas...
é um canhão de 76mm, não é nenhuma Schwerer Gustav de 31''
o CG altera-se, o peso que montares acima dele acrescentas em baixo
agora se me disseres que ao montar mais peso à vante, o navio pode ficar a abicar.... é uma questão de fazer contas, mas nada como compensar à ré.
a questão aqui é a manutenção da linha de àgua, que ao acrescentares peso tem a sua influencia.
mas falamos de 7.5T e pensando que aquilo já tem uma peça que deve pesar praí 3.5T.. a olho.... apenas estamos a falar de uma difença de 4T... comparando com as 1800T do navio.... nem deve afectar quase nada.
terá talvez até mais influencia no sentido longitudinal que no transversal, mas parece irrisório...
que tem as lanchas a ver com os tanques de lastro?

:twisted:
estamos a fazer uma reflexão sobre construção naval e navios em geral, não vamos alterar mais o NPO, certo?
