Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

  • 5925 Respostas
  • 1777114 Visualizações
*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 387
  • Recebeu: 249 vez(es)
  • Enviou: 47 vez(es)
  • +118/-4150
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2880 em: Janeiro 04, 2011, 11:53:34 pm »
Olá,

Se não estou a ver mal (com a idade já não tenho a certeza) o Cmdt do P 360 é um Capitão de Fragata. No entanto os Cmdts dos submarinos são Capitães-Tenentes. O pessoal desculpe-me mas não estou a ver a lógica disto.

Já agora para quê a palhaçada de armar e desarmar o navio no mesmo dia? Mais uma trapalhada que este governo nos habituou?

Fiquem bem

z
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2881 em: Janeiro 05, 2011, 12:06:54 am »
Deve ter a ver com o conhecimento tecnico da arma!
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2882 em: Janeiro 05, 2011, 01:23:17 am »
Citação de: "zawevo"

Já agora para quê a palhaçada de armar e desarmar o navio no mesmo dia? Mais uma trapalhada que este governo nos habituou?


z

O NPO esta  contaminado com uma doença crónica; Alteratite Obsessiva Compulsiva

Tudo o que se faz nesse Navio tem que ser alterado
 :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5607
  • Recebeu: 925 vez(es)
  • Enviou: 881 vez(es)
  • +739/-2715
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2883 em: Janeiro 05, 2011, 08:04:57 am »
Citar
Mudamos de casa  About
Acesse ao novo site por www.planobrasil.com
Status
Setup your post type categories to have your latest status message appear here.
Flickr



Portugal pode financiar navios Patrulha para o governo do Marrocos
In Defesa, Naval, Sistemas de Armas, tecnologia on 13/05/2009 by E.M.Pinto



Os bancos portugueses BES e CGD querem financiar a aquisição por Marrocos de vários navios patrulha.

O negócio em questão alcança os 450 milhões de euros e envolve a Marinha marroquina e a empresa portuguesa Empordef, uma “holding” estatal de Defesa e a venda de seis navios patrulha oceânicos e de seis navios patrulha costeiros que seriam construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

O negócio vem ao encontro de uma necessidade marroquina na patrulha de uma extensa linha costeira, muito permeável ao tráfego de droga para a Europa do sul e aos fluxos migratórios que vindos de toda a África acabam em Marrocos e o tornam no último entreposto africano antes de chegar à “utopia” europeia. Em virtude destes dois fenómenos, o reino Hachemita tem sido muito pressionado a aumentar o seu controlo nas fronteiras marítimas, algo para que não tem meios suficientes e uma necessidade que os “patrulhões” portugueses poderiam satisfazer. É claro que militarmente, os navios de Viana do Castelo têm um valor muito reduzido (estão armados apenas com um canhão), pelo que não constituem uma ameaça militar. Mas são navios relativamente rápidos e capazes de enfrentar a rudeza do Atlântico, com uma plataforma para um helicóptero ou um UAV e poderão ser cruciais na deteção e intercepção de barcos de pesca ilegal, de contrabando ou narcotráfico ou perigosamente carregados de imigrantes ilegais.

O bom sucesso deste negócio pode determinar a possibilidade de realizar outras exportações idênticas para o norte de África, nomeadamente para a Tunísia  e para a Líbia, com que Portugal tem agora excelentes relações.

http://pbrasil.wordpress.com/2009/05/13/portugal-pode-financiar-navios-patrulha-para-o-governo-do-marrocos/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3032
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +723/-9404
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2884 em: Janeiro 05, 2011, 09:58:59 am »
Citar
Os bancos portugueses BES e CGD querem financiar a aquisição por Marrocos de vários navios patrulha.

O negócio em questão alcança os 450 milhões de euros e envolve a Marinha marroquina e a empresa portuguesa Empordef, uma “holding” estatal de Defesa e a venda de seis navios patrulha oceânicos e de seis navios patrulha costeiros que seriam construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

O negócio vem ao encontro de uma necessidade marroquina na patrulha de uma extensa linha costeira, muito permeável ao tráfego de droga para a Europa do sul e aos fluxos migratórios que vindos de toda a África acabam em Marrocos e o tornam no último entreposto africano antes de chegar à “utopia” europeia. Em virtude destes dois fenómenos, o reino Hachemita tem sido muito pressionado a aumentar o seu controlo nas fronteiras marítimas, algo para que não tem meios suficientes e uma necessidade que os “patrulhões” portugueses poderiam satisfazer. É claro que militarmente, os navios de Viana do Castelo têm um valor muito reduzido (estão armados apenas com um canhão), pelo que não constituem uma ameaça militar. Mas são navios relativamente rápidos e capazes de enfrentar a rudeza do Atlântico, com uma plataforma para um helicóptero ou um UAV e poderão ser cruciais na deteção e intercepção de barcos de pesca ilegal, de contrabando ou narcotráfico ou perigosamente carregados de imigrantes ilegais.

O bom sucesso deste negócio pode determinar a possibilidade de realizar outras exportações idênticas para o norte de África, nomeadamente para a Tunísia e para a Líbia, com que Portugal tem agora excelentes relações.


Bem pelas últimas notícias os NPOs vão para a Nigéria agora Marrocos e possivelmente Tunísia e Líbia, ou seja, para todos estes países menos a nossa Marinha, :twisted:
A capacidade do ENVC não vai dar conta de tantos pedidos, :twisted:  c34x
 

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 387
  • Recebeu: 249 vez(es)
  • Enviou: 47 vez(es)
  • +118/-4150
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2885 em: Janeiro 05, 2011, 12:33:28 pm »
Olá,

Notícia mais que velha (2009/05/13).

Penso que isto não passou de uma tentativa de atirar barro à parede...

fiquem bem

z
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2886 em: Janeiro 05, 2011, 02:08:26 pm »
Mas isso a peça de 30mm sem grandes alterações passa a 76mm ou 57mm (a mesma utilizada nos navios de combate costeiro americanos) que para mim seria o ideal para este navio.

Por estas possibilidades de negocio é que os alemães se interessaram agora numa parceria...
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2887 em: Janeiro 05, 2011, 07:46:54 pm »
Boas!

Continua tudo a batalhar com a arma do NPO!

Os ENVC nao tem nada a ver com a arma que foi colocada no NPO! foi o Armador que a forneceu (marinha portuguesa)

Os ENVC nao constroem armas!

 Da tanto trabalho colocar no navio  uma peça 30mm como uma 76 mm ou uma Scorpion Romana



Querem um VLS ??? façam uma "vaquinha" para o ministro comprar  mais o radar!
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2888 em: Janeiro 06, 2011, 03:23:50 am »
Falando serio agora!

colocar uma peça de 76mm num NPO para que?
O NPO nao é um navio de combate, é um navio de patrulha.  
Colocar uma peça de 76mm no NPO seria um desperdicio de recursos. Comparativamente seria  a mesma coisa que vermos a GNR a patrulhar o trãnsito com metralhadoras M60 e misseis anti carro.
(se bem que em alguns bairros problemáticos até  devia dar jeito!) :mrgreen:
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2889 em: Janeiro 06, 2011, 06:44:59 am »
Citação de: "Daniel"
Citar
Os bancos portugueses BES e CGD querem financiar a aquisição por Marrocos de vários navios patrulha.

O negócio em questão alcança os 450 milhões de euros e envolve a Marinha marroquina e a empresa portuguesa Empordef, uma “holding” estatal de Defesa e a venda de seis navios patrulha oceânicos e de seis navios patrulha costeiros que seriam construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

O negócio vem ao encontro de uma necessidade marroquina na patrulha de uma extensa linha costeira, muito permeável ao tráfego de droga para a Europa do sul e aos fluxos migratórios que vindos de toda a África acabam em Marrocos e o tornam no último entreposto africano antes de chegar à “utopia” europeia. Em virtude destes dois fenómenos, o reino Hachemita tem sido muito pressionado a aumentar o seu controlo nas fronteiras marítimas, algo para que não tem meios suficientes e uma necessidade que os “patrulhões” portugueses poderiam satisfazer. É claro que militarmente, os navios de Viana do Castelo têm um valor muito reduzido (estão armados apenas com um canhão), pelo que não constituem uma ameaça militar. Mas são navios relativamente rápidos e capazes de enfrentar a rudeza do Atlântico, com uma plataforma para um helicóptero ou um UAV e poderão ser cruciais na deteção e intercepção de barcos de pesca ilegal, de contrabando ou narcotráfico ou perigosamente carregados de imigrantes ilegais.

O bom sucesso deste negócio pode determinar a possibilidade de realizar outras exportações idênticas para o norte de África, nomeadamente para a Tunísia e para a Líbia, com que Portugal tem agora excelentes relações.


Bem pelas últimas notícias os NPOs vão para a Nigéria agora Marrocos e possivelmente Tunísia e Líbia, ou seja, para todos estes países menos a nossa Marinha, :twisted:
A capacidade do ENVC não vai dar conta de tantos pedidos, :twisted:  c34x

Essa notícia é velha,  mas durante o ano de 2010 visitaram o NPO:

  . Adido militar do Brasil  Comandante de mar e guerra Fernando Costa

 . Delegaçao do Comité geral de defesa da LÍbia

 . Ministro da defesa da Nigéria

 . Embaixador da Grécia: Vassilos Costis

 . Auditor da Marinha Angolana  capitao de fragata Augusto Lourenço

. Adido de defesa da Argélia  Coronel Mustatha Arrate

Sao visitas que podem ser consideradas normais. Não adianta andar com especulações

Os Jornalistas as vezes é que  haviam de levar com um NPO no meio dos cornos!
 

*

PCartCast

  • Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2890 em: Janeiro 06, 2011, 01:53:24 pm »
Citação de: "Edu"
Mas isso a peça de 30mm sem grandes alterações passa a 76mm ou 57mm (a mesma utilizada nos navios de combate costeiro americanos) que para mim seria o ideal para este navio.

Por estas possibilidades de negocio é que os alemães se interessaram agora numa parceria...

Na realidade o processo não assim tão simples....

Se não vejamos a famosa corveta brasileira V-30
http://www.youtube.com/watch?v=xylTeNimbk4

Num navio com tanques de lastro como os NPO's podia originar alguns problemas engraçados de estabilidade  :( .

Não conheço as especificações técnicas do navio a nível de estabilidade, especialmente na capacidade de aguentar grandes torques na amura lateral, eu diria que uma peça de 76 mm consegue gerar 1 torque de cerca 200 Nm sempre que for disparado na perpendicular do navio, não me parece que o navio esteja preparado para tal, simplesmente porque não foi concebido para tal.

*

Feinwerkbau

  • Membro
  • *
  • 283
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2891 em: Janeiro 06, 2011, 05:48:17 pm »
ora bem, eu quando falei na de 76mm falei em tiros as gaivotas...

a arma parece demasiado grande para o navio....

para esta não seria assim tão simples, porque implicaria a instalação de equipamento abaixo do pavimento do convés, atravessando as cobertas.
mas como diz o outro, enquanto houver maçarico e soldador, tudo se faz....  :twisted:

não entendi essa do torque na amura, porque as forças são descarregadas e absorvidas pelos elementos estruturais transversais e longitudinais do navio, que não é oco por dentro.
se está a dizer que pode partir o navio, hummm, o aço é mais resitente que o que parece e concerteza o fixe da arma está apoiada em pelo menos 2 anteparas,  provavelmente.
um navio funciona como uma viga, qualquer força é descarregada por diversos elementos em vários sentidos.
e se reparar a maior parte da energia é absorvida pela própria arma.

dá pra ter uma ideia de como o navio é composto, sempre tendo em conta que o verdadeiro tem muitas mais balizas e cobertas, bem como reforços longitudinais, divisórias, etc.



no entanto não me parece um alteração muito dificil de executar, bastaria reforçar todos os elementos estruturais conforme o necessário.

em relação a estabilidade não me parece que, nem o peso de um conjunto destes, nem o impacto do disparo afectam alguma coisa um navio de 1800T.
o lastro é controlado automaticamente através de software.
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2892 em: Janeiro 06, 2011, 10:17:48 pm »
Citar
Se não vejamos a famosa corveta brasileira V-30
http://www.youtube.com/watch?v=xylTeNimbk4

Num navio com tanques de lastro como os NPO's podia originar alguns problemas engraçados de estabilidade
 

   um navio flutua porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.


mas  estabilidade do navio não depende só disso. Depende também do ponto de aplicação dessas forças. A força peso é aplicada no centro de gravidade (CG), que é fixo e o empuxo é aplicado no centro de empuxo (CE), que é variável.

O centro de gravidade do corpo localiza-se no centro de aplicação do seu peso. Quando a distribuição de massa de um objeto é homogênea, o seu centro de gravidade coincide com o seu centro de massa  O CG do corpo fica no ponto de cruzamento das verticais que passam pelo ponto de sustentação

Já o centro de empuxo CE está localizado no centro de gravidade do líquido deslocado pelo corpo.

A posição do centro de gravidade CG, então não se altera em relação ao corpo. Já o centro de empuxo do navio CE muda de acordo com a forma do volume do líquido deslocado, já que está localizado no centro de gravidade do líquido deslocado.

  O navio é projetado para em caso de oscilações laterais, retornar a posição inicial. Para isso, seu centro de gravidade CG fica abaixo do centro de empuxo CE, como mostra a figura abaixo, de modo que temos uma situação de equilíbrio estável. O momento das forças  e  é que faz com que o navio volte à posição inicial.


 

O CG no caso de uma embarcação, não pode coincidir com o CE, pois quando o CG coincide com o CE, o corpo imerso fica em equilíbrio indiferente, ou seja, se qualquer perturbação fizer o corpo se mover lateralmente, ele não retorna a posição de equilíbrio.

Ve  na figura abaixo  que o CE muda de posição quando o barco se movimenta, o que altera a situação de equilíbrio. Essa mudança depende da forma do casco, já que o CE está localizado no centro de gravidade do líquido deslocado.



Para obter-se maior estabilidade possível, a distribuição de cargas no interior do navio   é feita de tal modo que o centro de gravidade se situa o mais próximo possível do fundo do navio.

No video podes reparar no desenho da corveta brasileira!, Da para ver perfeitamente o  excesso de carga na parte superior do navio, repara na altura do castelo em relaçao ao restante navio

aquele desiquilibrio corrige-se  adicionando peso no fundo do navio!

De maneira geral, pesos adicionados em posição superior ao centro de gravidade terão efeitos de diminuir a estabilidade, e quando dispostos abaixo terão efeito contrário




 
 

--------------------------------------------------------------------------------
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2893 em: Janeiro 07, 2011, 12:18:35 am »
Sabes me dizer quanto pesa uma Oto Melara de 76mm?
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2894 em: Janeiro 07, 2011, 01:29:30 am »
Citar
Sabes me dizer quanto pesa uma Oto Melara de 76mm?
Cerca de 7,5 tons. + munições

http://commons.wikimedia.org/wiki/Categ ... uselang=de

O casco da classe Gepard é de madeira e suporta o uso da OtoMelara de 76 mm.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva