Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

• 5925 Respostas
  • 1778912 Visualizações
*

Turlu

• Membro
  • *
  • 253
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 265 vez(es)
  • +106/-1
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2715 em: Dezembro 06, 2010, 12:43:41 am »
Luis

O Governo Central ao atribuir subsídios aos seus funcionários públicos que prestam seviço na região discrimina ou não?
E o que me diz dos que vão comprar coisas a Espanha, prejudicando as empresas portuguesas, beneficiando as espanholas?

Mas não foi por nada disso que eu comentei a mensagem do Nuno.Cada um tem direito à sua opinião. Comentei-a porque (e se calhar não foi essa a intenção dele), achei que ele foi deselegante para com quem cá vive e que se sente tanto quanto qualquer um que viva em Lisboa, Porto, Bragança ou Faro. Não gostei de me sentir "descartável".

Turlu

P.S. Eu até sou contra essa medida do Governo Regional, mesmo sendo beneficiado por ela. Tal como eu, conheço outros colegas que também são contra e que também são beneficiados.
Mas também entendo que em muitas ilhas, principalmente as mais pequenas, porque não existem muitas pessoas com rendimentos elevados (não esquecer que tirando os funcionários públicos, o nível salarial na região é inferior ao do resto do país - desempenhando profissões iguais, têm salários mais baixos), os funcíonários públicos são dos principais clientes de empresas na sua maioria pequenas e que se ressentiriam bastante se houvesse uma quebra nos salários dos seus principais clientes.
Nessas ilhas, são os médicos, enfermeiros e professores quem tem maior poder de compra.
Daí que percebo a medida, embora ache e sempre achei, que ela iria provocar a polémica que provocou com a consequente má imagem que iria transmitir para fora da região.

Cumprimentos,
Turlu

*

Feinwerkbau

• Membro
  • *
  • 283
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #2716 em: Dezembro 06, 2010, 08:48:06 am »
só para envenenar um bocadinho e sem fazer qualquer tipo de juizo de valor gostaria que comentassem estes valores

PIB p/ Capita Região Minho-Lima - 7900€ ( INE 2008 )
PIB p/ Capita Região Açores - 13890€ ( INE 2008 )

ainda bem que não há SCUT's pra esses lados  :twisted:

acabando o off-topic, como está a historia do NPO? isso não tinha saido para provas??

*

Turlu

• Membro
  • *
  • 253
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 265 vez(es)
  • +106/-1
« Responder #2717 em: Dezembro 06, 2010, 02:19:23 pm »
Já tinha ouvido que os Açores tinham ultrapassado uma ou duas regiões do país em termos de PIB/Per Cápita. Não sei se são esses os valores (serão, uma vez que são do INE).
É sinal de que vamos no bom caminho.
Quanto às SCUT, já cá chegaram sim senhor, vamos lá a ver se também não sairá o tiro pela culatra.

Voltando ao tema dos NPO, estou inquieto, como se diz por cá, para os ver cá pela região. Esperemos que ao Comando Naval dos Açores (no meu tempo era este o nome, não sei se ainda será) sejam atrbuidos 2 em permanência e que pelo menos um deles faça a sua base no grupo central que neste momento está muito mal servido neste capitulo. Na Praia da Vitória  ou na Horta, julgo que seria o lugar ideal para os 2, uma vez que como o nome indica fica no centro dos Açores e é mais fácil aceder a qualquer lugar em que sejam necessários. Actualmente as duas corvetas (quando estão cá as duas) fazem base em Ponta Delgada e, segundo as más línguas  :twisted:  quase não saem devido à falta de € para combustível.

Turlu

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #2718 em: Dezembro 06, 2010, 03:05:26 pm »
Citação de: "Turlu"
segundo as más línguas  :twisted:  quase não saem devido à falta de € para combustível.

Turlu

Antes fossem só más linguas. Mas como sabemos, até a Austrália está a pedir aos comandantes para andar mais devagar para popuar combustivel. Então em Portugal...

Mas é por essas e por outras que eu apoio o desenvolvimento dos UAV da Força Aérea. A poupança será enorme.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
« Responder #2719 em: Dezembro 06, 2010, 03:38:55 pm »
GI Jorge escreveu:
Mas é por essas e por outras que eu apoio o desenvolvimento dos UAV da Força Aérea. A poupança será enorme.
E se não é indiscrição, qual o emprego que lhes ia dar nos Açores? Qual a autonomia do UAV? Qual a plataforma de onde seria lançado e recolhido? Qual a disponibilidade com mau tempo?
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #2720 em: Dezembro 06, 2010, 07:39:43 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
GI Jorge escreveu:
E se não é indiscrição, qual o emprego que lhes ia dar nos Açores? Qual a autonomia do UAV? Qual a plataforma de onde seria lançado e recolhido? Qual a disponibilidade com mau tempo?

Patrulha Maritima e apoio a operações de resgate.
Depende do que for feito pela FA.
Terra, ou eventualmente fazer um com capacidade para aterrar no mar e ser recolhido por navios, como os NPO.
Não faço ideia, mas um UAV com capacidade para operar em capacidades meteorológicas adversas está ao alcance. É preciso é €€€ para o desenvolvimento.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
« Responder #2721 em: Dezembro 06, 2010, 08:47:30 pm »
GI Jorge escreveu:
Mas isso já a FAP faz, com a vantagem de não ter de deslocar o patrulha. O tema era não haver $$$ para o combustível.
Terra, ou eventualmente fazer um com capacidade para aterrar no mar e ser recolhido por navios, como os NPO.
E lá se vai gastar combustível dos patrulhas.
Não faço ideia, mas um UAV com capacidade para operar em capacidades meteorológicas adversas está ao alcance. É preciso é €€€ para o desenvolvimento.
Além do dinheiro em investigação (que eu apoio) quando estiver pronto já não há NPOs.
Não discordo do uso de UAVs a bordo dos NPO, mas o NPO será a plataforma e necessita de estar no mar, lembra-se? O tema era a falta de verba para o combustível.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #2722 em: Dezembro 06, 2010, 09:03:19 pm »
GI Jorge escreveu:
Mas isso já a FAP faz, com a vantagem de não ter de deslocar o patrulha. O tema era não haver $$$ para o combustível.
E lá se vai gastar combustível dos patrulhas.
Além do dinheiro em investigação (que eu apoio) quando estiver pronto já não há NPOs.
Não discordo do uso de UAVs a bordo dos NPO, mas o NPO será a plataforma e necessita de estar no mar, lembra-se? O tema era a falta de verba para o combustível.

Mas eu estava a dizer operar os UAV a partir de terra. A parte de serem recolhidos no mar pelos NPO seria uma hipótese, como o uso de mini-submersíveis de pesquisa. Porque o preço, manutenção e gasto de combustível de um UAV é bastante inferior a outro tipo de aeronave.  Não sei se me estou a fazer entender. E claro que o NPO será a plataforma, mas para patrulha, e essas funções, o NPO podia ficar no porto, e só se deslocar se o UAV encontrar algo. E deslocar directamente, para evitar ao máximo as perdas de combustível.
Ou seja, vamos imaginar que é necessário patrulhar uma parte do oceano. Em vez de enviar-mos os NPO ou um P3, ia um UAV, que gasta muito menos combustível. No caso de se encontrar algo, é que se enviava  um NPO. E o UAV vinha aterrar a terra. Assim, em vez de se gastar 1000 litros de combustível, gastava-se 100. (números extremamente redondos, mas era só um exemplo)

Oliveira Salazar

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +723/-9404
« Responder #2723 em: Dezembro 07, 2010, 05:02:37 am »
GI Jorge
Em vez de enviar-mos os NPO ou um P3, ia um UAV, que gasta muito menos combustível. No caso de se encontrar algo, é que se enviava um NPO.

Claro, depois de encontrar algo é que se manda o NPO :roll:  c34x

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #2724 em: Dezembro 07, 2010, 04:33:06 pm »
Citação de: "Daniel"
GI Jorge
Em vez de enviar-mos os NPO ou um P3, ia um UAV, que gasta muito menos combustível. No caso de se encontrar algo, é que se enviava um NPO.

Mas para isso é que servem sistemas de comunicação e planeamento de rota. Porque se se vê um navio, o UAV pode segui-lo, determinar a rota provável e o NPO seguir para lá, até ao ponto de intersecção.

Oliveira Salazar

*

LuisC

• Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
« Responder #2725 em: Dezembro 07, 2010, 11:38:06 pm »
Citação de: "Daniel"
GI Jorge

Sim, com 20 nós de velocidade máxima…

*

armando30

• Membro
  • *
  • 100
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #2726 em: Dezembro 08, 2010, 01:50:38 am »
temos que ser realistas que quando se confirmar o alargamento da nossa ZEE os NPO não vão chegar.
tem-se falado de prospecção de minerais em alto mar o que vai aumentar o tráfego marítimo e os NPO com certeza não conseguirão cobrir toda a ZEE.
os UAV são de facto uma necessidade a curto-longo prazo para várias utilidades e a de vigia da ZEE em colaboração como os NPO será certamente uma delas, pelo menos é o que acho.

*

Leonidas

• Analista
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
« Responder #2727 em: Dezembro 09, 2010, 01:33:35 am »
Suadações guerreiras

Já agora, naõ  me recordo se isto já foi dito aqui. Gostaria de saber a quantidade de patrulhas necessários para uma vigilãncia razoável - no mínimo - para a ZEE, em função da área prevista. Alguém sabe?

cump.

*

Duarte

• Investigador
  • 3480
  • Recebeu: 481 vez(es)
  • Enviou: 1763 vez(es)
  • +2705/-1206
« Responder #2728 em: Dezembro 09, 2010, 03:55:21 pm »
Lembro-me de ler há muitos anos atrás que estavam planeados 14 NPOs e 15 NPCosteiros. 29 patrulhas. Já não me lemro se era na 1a. LPM, ou nalgum artigo na antiga revista Baluarte, ou a revista da Armada..  a velhice é uma chatice..  :mrgreen:
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #2729 em: Dezembro 09, 2010, 06:04:50 pm »
Citação de: "Duarte"
Lembro-me de ler há muitos anos atrás que estavam planeados 14 NPOs e 15 NPCosteiros. 29 patrulhas.
:twisted:

Oliveira Salazar