Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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GI Jorge

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2490 em: Agosto 30, 2010, 11:18:55 pm »
Citação de: "Daniel"
Brincar antes fosse, os NPO têm tantas falhas (limalhas) que não tem ponta por onde se pegue, a ver vamos se resolvem essa falhas, na cosinha ainda vai, agora a pipas do binho creio que vai ser mais difícil.

ainda não percebi... essa do bacalhau e do binho é a sério? Por amor de qualquer tipo de réstia de inteligência que esses senhores tenham, que seja uma brincadeira!
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2491 em: Agosto 31, 2010, 12:48:28 am »
Boas!

Em portugal so de fala mal de tudo e de todos, sem conhecimento dos factos! mas quando acontece uma coisa boa ninguem comenta!

Aqui fica o testemunho do Comandante do LOBO MARINHO construido nos ENVC e que recebeu o 1º lugar no PREMIO BRRITANICO de ARQUITETURA NAVAl

Navio distinguido com prémio mundial

"De acordo com o comandante do “Lobo Marinho”, o actual navio da Porto Santo Line «foi pensado não só pela administração e tripulantes deste navio, como fizemos um inquérito interno aos nossos passageiros frequentes a perguntar o que eles desejariam para um navio novo. E, depois, foi também um puzzle em função de todos os navios que vêm ao Funchal, as partes que gostávamos mais foram todas reunidas e escolhidas para finalizar o desenho deste navio, que é aquilo que nós temos agora».
O produto final foi tão bom, reconheceu o comandante João Bela, que «o navio foi premiado , na categoria de ferry, pelo seu design, pela sua funcionalidade, com o primeiro prémio mundial, precisamente, o Prémio Britânico de Arquitectura Naval. Infelizmente não vimos muito eco disso na imprensa, em especial na imprensa nacional».

e para quem fala sem saber aqui fica uma amostra do que aqui se constroi  

AH é verdade o governo dos açores acha que nao presta
 

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Edu

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2492 em: Agosto 31, 2010, 10:19:34 am »
Caro chaimites é preciso ter em atenção que em relação ao navio Atlantida o que está em causa não é se o navio presta ou não. Independentemente de o navio ser muito bom ele tinha de obdecer a certos requisitos técnicos. A verdade é que depois de varios testes o navio não cumpria com os requisitos exigidos nomeadamente em termos de velocidade.
O navio até pode ser o melhor do mundo mas se não cumpria com o exigido o governo dos açores tem toda a legitimidade em recusar o navio.
A questão que se pode colocar é se o navio falhou por defeitos de fabrico ou por erros de projecto. No primeiro caso a culpa é exclusivamente dos E.N.V.C. pois não construiram conforme o determinado. No segundo caso a culpa também é em parte dos E.N.V.C. pois deviam ter averiguado se o projecto era exequível antes de iniciar a construção.
Pessoalmente acredito que tenham existido erros de projecto e não de construção, mas isso é apenas a minha crença pessoal. De qualquer das formas os E.N.V.C. têm as suas culpas.
Outra questão que se coloca é a boa fé do governo açoreano. De facto sendo o governo açoriano um orgão institucional e os E.N.V.C. uma empresa com capitais publicos (penso que não estou a cometer nenhum erro nesta afirmação, mas se tiver avisem-me) podia ter havido a boa fé de aceitar o navio mesmo com as falhas até porque a não aceitação do navio só prejudicou os estaleiros e não beneficiou em nada o governo açoriano já que ainda não têm navio para as suas necessidades.

Cumprimentos  :wink:
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2493 em: Agosto 31, 2010, 02:46:16 pm »
Estamos ofF-topic


Quem constroi um navio cumpre ate ao minimo promenor o projecto que lhe é entregue
O projeto do Atlantida foi  feito pelo armador (GOVERNO DOS AÇORES) num gabinete Russo!
Quando sao detetados problemas no projeto as alteraçoes sao feitas de acordo com o Armador
Foram detetados problemas estruturais no Atlantida informou-se o Armador, corregiu-se o problema por ordem dele
 Com a  correçao do problema a tonelagem do navio aumentou, logo a velocidade  diminuiu 1.4 nós   e foi esse o argumento utilizado na recusa do navio.  
resumindo: governo dos açores apresenta um projeto mal feito
                 o ENVC deteta o problema
                 Governo dos açores aceita alteraçoes
                 ENVC corrige o problema
                 Governo dos açores ja nao quer o Navio porque com as alteraçoes feitas, por ordem dele o navio navega a 16.4 nós      
 O que se passou foi o seguinte:    
             
O governo do Açores recebeu fundos da Uniao Europeia para construir 2 navios de transporte de passageiros entre ilhas

O governo dos Açores en vez de encomendar  um navio de transporte de passageiros construiu um paquete deluxo!                    ( ATLANTIDA até casino  tem)

Os fundos da Uniao Europeia foram cortados pois nao previam a construçao desse tipo de navio!
 
 ESTA E A VERDADE QUE OS GOVERNOS DO CONTINEMTE  e  DOS AÇORES   escondem

Nao tendo financiamento da UE para os barcos trataram de arranjar uma desculpa :  o navio navega 1.4 nós menos que a velocidade prevista
A ADMINISTRAÇAO DO ESTALEIRO CALOU-SE POIS TAMBEM ELA ERA DA MESMA COR POLITICA
 
Entretanto o Governo dos açores encomendou dois novos barcos de acordo com os requesitos da UE para receberem o financiamento, que navegam a 16 NóS  motivo pelo qual nao quiseram o Atlantida, mais pequenos e de qualidade muito inferior e tendo a distinta lata de afirmar o seguinte:

  "os novos navios não se resumem a substituir" os actuais, defendendo que vão também estabelecer "um corte com o actual modelo de transporte de passageiros", tornando a operação "mais simples, mais eficaz e mais rápida".

Os dois novos navios, que deverão estar concluídos no final de 2012, terão ambos 37 metros de comprimento, 10 metros de boca e 3,5 metros de calado, mas um transportará 300 passageiros e seis viaturas e outro terá capacidade para 200 passageiros e 12 viaturas.
Os dois barcos, ainda em fase de projecto, serão do tipo monocasco e estarão dotados com enfermaria, o que permitirá melhorar o transporte e evacuação de doentes do Pico para o Faial.

"Em alternativa, o transporte dos doentes poderá ser feito directamente pela ambulância, que poderá embarcar numa ilha e sair na outra", salientou Vasco Cordeiro.

Por outro lado, adiantou que os novos navios vão garantir mais "fiabilidade, conforto e comodidade" aos passageiros, além de viagens mais curtas, 16/17 nós de velocidade máxima prevista são superiores à velocidade dos actuais navios envolvidos no transporte entre as ilhas do Triângulo, que atingem   10/12 nós.
A construção dos dois novos navios envolve um investimento de cerca de 15 milhões de euros, parte dos quais serão assegurados por fundos comunitários

TROCARAM DOIS NAVIOS DE LUXO  POR DUAS TRAINEIRAS DE 36 METROS PORQUE ERA PARA ISSO QUE TINHAM FINANCIAMENTO DA UE !!!
AFINAL OS 16.6 nós nao eram problema!

A administraçao dos ENVC/EMPORDFF tambem eles da mesma cor politica, calaram a boca e aceitaram as ordens de quem os nomeou para o cargo!

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GI Jorge

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2494 em: Agosto 31, 2010, 03:39:25 pm »
Citação de: "chaimites"
Estamos ofF-topic


Quem constroi um navio cumpre ate ao minimo promenor o projecto que lhe é entregue
O projeto do Atlantida foi  feito pelo armador (GOVERNO DOS AÇORES) num gabinete Russo!
Quando sao detetados problemas no projeto as alteraçoes sao feitas de acordo com o Armador
Foram detetados problemas estruturais no Atlantida informou-se o Armador, corregiu-se o problema por ordem dele
 Com a  correçao do problema a tonelagem do navio aumentou, logo a velocidade  diminuiu 1.4 nós   e foi esse o argumento utilizado na recusa do navio.  
resumindo: governo dos açores apresenta um projeto mal feito
                 o ENVC deteta o problema
                 Governo dos açores aceita alteraçoes
                 ENVC corrige o problema
                 Governo dos açores ja nao quer o Navio porque com as alteraçoes feitas, por ordem dele o navio navega a 16.4 nós      
 O que se passou foi o seguinte:    
             
O governo do Açores recebeu fundos da Uniao Europeia para construir 2 navios de transporte de passageiros entre ilhas

O governo dos Açores en vez de encomendar  um navio de transporte de passageiros construiu um paquete deluxo!                    ( ATLANTIDA até casino  tem)

Os fundos da Uniao Europeia foram cortados pois nao previam a construçao desse tipo de navio!
 
 ESTA E A VERDADE QUE OS GOVERNOS DO CONTINEMTE  e  DOS AÇORES   escondem

Nao tendo financiamento da UE para os barcos trataram de arranjar uma desculpa :  o navio navega 1.4 nós menos que a velocidade prevista
A ADMINISTRAÇAO DO ESTALEIRO CALOU-SE POIS TAMBEM ELA ERA DA MESMA COR POLITICA
 
Entretanto o Governo dos açores encomendou dois novos barcos de acordo com os requesitos da UE para receberem o financiamento, que navegam a 16 NóS  motivo pelo qual nao quiseram o Atlantida, mais pequenos e de qualidade muito inferior e tendo a distinta lata de afirmar o seguinte:

  "os novos navios não se resumem a substituir" os actuais, defendendo que vão também estabelecer "um corte com o actual modelo de transporte de passageiros", tornando a operação "mais simples, mais eficaz e mais rápida".

Os dois novos navios, que deverão estar concluídos no final de 2012, terão ambos 37 metros de comprimento, 10 metros de boca e 3,5 metros de calado, mas um transportará 300 passageiros e seis viaturas e outro terá capacidade para 200 passageiros e 12 viaturas.
Os dois barcos, ainda em fase de projecto, serão do tipo monocasco e estarão dotados com enfermaria, o que permitirá melhorar o transporte e evacuação de doentes do Pico para o Faial.

"Em alternativa, o transporte dos doentes poderá ser feito directamente pela ambulância, que poderá embarcar numa ilha e sair na outra", salientou Vasco Cordeiro.

Por outro lado, adiantou que os novos navios vão garantir mais "fiabilidade, conforto e comodidade" aos passageiros, além de viagens mais curtas, 16/17 nós de velocidade máxima prevista são superiores à velocidade dos actuais navios envolvidos no transporte entre as ilhas do Triângulo, que atingem   10/12 nós.
A construção dos dois novos navios envolve um investimento de cerca de 15 milhões de euros, parte dos quais serão assegurados por fundos comunitários

TROCARAM DOIS NAVIOS DE LUXO  POR DUAS TRAINEIRAS DE 36 METROS PORQUE ERA PARA ISSO QUE TINHAM FINANCIAMENTO DA UE !!!
AFINAL OS 16.6 nós nao eram problema!

A administraçao dos ENVC/EMPORDFF tambem eles da mesma cor politica, calaram a boca e aceitaram as ordens de quem os nomeou para o cargo!

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o que se há-de esperar de um pais que só faz algo para o povo quando a UE financia? Posso dar um exemplo de uma ponte levadiça (pequena) que já era necessária há muito tempo e só foi construída à pouco tempo com fundos da UE porque a Câmara de Aveiro está falida.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

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Turlu

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2495 em: Agosto 31, 2010, 05:32:34 pm »
Caro Chaimites,
Os navios que irão ser construidos em 2012 de que fala, não são para substituir o Atlantida nem o Anticilone que ao que, julgo saber deste último, foi cancelada a sua encomenda.
Estes dois novos navios são para substituir os velhinhos Cruzeiro do Canal e Cruzeiro das Ilhas que fazem essencialmente a ligação entre Faial e Pico (Cruzeiro do Canal) e entre o Faial/Pico/SãoJorge/Terceira (Cruzeiro das Ilhas).
Para substituir o Atântida e o Anticiclone estão, se não me falha a memória, a ser estudadas a construção de navios mais rápidos (vinte e tal/trinta nós) e que façam a ligação entre todos os grupos de ilhas do arquipélago e não só as que estão mais próximas entre si, que são as que mencionei acima.
O que a nós (a mim) açorianos interessa na ligação inter-ilhas são navios rápidos (tal como o que começou a operar o ano passado de nome Viking) e minimamente confortáveis, claro está. Por exemplo, a distância entre Santa Maria (a ilha mais a sul) e o Corvo (ilha mais a norte) é superior ao cumprimento de Portugal continental (muita gente não imagina isso). Não quero passar 24 horas dentro de um navio para ir à Ilha das Flores (como acontece hoje em dia), quando se calhar posso fazer em metade do tempo. Se calhar esta já devia ter sido a primeira opção desde o inicio e não um navio como o Atlantida.
 

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Filipe de Chantal

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2496 em: Agosto 31, 2010, 07:33:18 pm »
Tem o Turlu toda a razão! Uma exigência fundamental, para os navios que fazem a ligação inter-ilhas nos Açores, é a velocidade de cruzeiro que conseguem atingir. E neste aspecto o Atlântida não responde aos requisitos exigidos, nem em termos de velocidade nem de estabilidade (para navegarem no Atlântico Norte). Tudo deveria ter sido considerado, tanto pelo Governo Regional como (principalmente) pelos estaleiros, que têm tecnicamente a obrigação de construir navios viáveis. Ao fim e ao cabo, foi um triste episódio em que todos ficaram prejudicados, a começar pelos açoreanos...
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2497 em: Agosto 31, 2010, 08:24:24 pm »
E os únicos que se ficam a rir sao os administradores públicos que depois de falirem uma empresa ainda tem prémios de produtividade ao fim do ano
e vao gerir outra empresa  pública como se nada se  tivesse passado

E mais uma vez repito: Nada do que tenho dito neste  fórum iliba as sucessivas más administraçoes dos ENVC, nomeadas por intereces políticos e nao por conhecimentos técnicos!
 

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oi661114

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2498 em: Agosto 31, 2010, 09:54:11 pm »
É a 1ª vez que participo neste forúm e antes de mais quero deixar um abraço para todos os que neles interveêm.

Quanto à questão dos navios para o Governo Regional dos Açores, apesar de este não ser o tópico indicado, visto que o assunto são os NPO (que pelo andar da carruagem vão-se passar a designar NPE  :lol: ), o caro chaimites, não só pelo facto de trabalhar (como é sua afirnação) nos ENVC, deveria saber que a velocidade não foi o principal problema para a aceitação do Atlântida, a pesar de que o principal problema não foi a velocidade em si, mas sim a rotação a que os motores teriam que trabalhar para a atigir, com todos os problemas que daí advém (estamos a falar em cerca de 500 rpm acima do estitulado para essa velocidade e como qualquer pessoa com conhecimentos mecânicos sabe, os problemas de operacionalidade que isso acareta). Depois, e para mim, o principal problema é a estabilidade e as modificações no casco (com a execução da "saia" em volta do navio e alteração do equilibrio do navio, que ouvi dizer que caso o navio se inclinasse acima de de um valor lateral, correia o risco de se virar), modificações essas que levaram a alterações nas rampas de acesso ao navio, deixando por isso de poder ser usados nas rampas RORO que estão a ser efectuadas nos portos dos Açores (e noutros já estão concluidas).

Por isso acho, na minha humilde opinião, que o Governo têm do seu lado razões mais que suficientes para o rejeitar, apesar de todas as pressões políticas e afins que esteve e está sujeito para o aceitar.

Mais uma vez peço desculpa ao autor deste tópico pela minha intervenção.

Cumprimentos,

P.S. - Quanto à velocidade que estamos a falar, não é a máxima do navio mas sim a máxima de cruzeiro, não será?
 

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SSK

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2499 em: Agosto 31, 2010, 10:27:46 pm »
Citação de: "oi661114"
É a 1ª vez que participo neste forúm e antes de mais quero deixar um abraço para todos os que neles interveêm.

Quanto à questão dos navios para o Governo Regional dos Açores, apesar de este não ser o tópico indicado, visto que o assunto são os NPO (que pelo andar da carruagem vão-se passar a designar NPE  :lol: ), o caro chaimites, não só pelo facto de trabalhar (como é sua afirnação) nos ENVC, deveria saber que a velocidade não foi o principal problema para a aceitação do Atlântida, a pesar de que o principal problema não foi a velocidade em si, mas sim a rotação a que os motores teriam que trabalhar para a atigir, com todos os problemas que daí advém (estamos a falar em cerca de 500 rpm acima do estitulado para essa velocidade e como qualquer pessoa com conhecimentos mecânicos sabe, os problemas de operacionalidade que isso acareta). Depois, e para mim, o principal problema é a estabilidade e as modificações no casco (com a execução da "saia" em volta do navio e alteração do equilibrio do navio, que ouvi dizer que caso o navio se inclinasse acima de de um valor lateral, correia o risco de se virar), modificações essas que levaram a alterações nas rampas de acesso ao navio, deixando por isso de poder ser usados nas rampas RORO que estão a ser efectuadas nos portos dos Açores (e noutros já estão concluidas).

Por isso acho, na minha humilde opinião, que o Governo têm do seu lado razões mais que suficientes para o rejeitar, apesar de todas as pressões políticas e afins que esteve e está sujeito para o aceitar.

Mais uma vez peço desculpa ao autor deste tópico pela minha intervenção.

Cumprimentos,

P.S. - Quanto à velocidade que estamos a falar, não é a máxima do navio mas sim a máxima de cruzeiro, não será?

Bem vindo, e não tem de pedir desculpa, tem somente de participar mais. Visto a sua participação ser equilibrada e com terminologia e quem sabe do que fala, pessoal do mar ou relacionado com ele precisa-se!!!...

Dentro do que abordou, tal como na situação dos NPO, nunca existe culpa de só uma das partes...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

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Lampuka

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2500 em: Setembro 01, 2010, 01:04:22 am »
Continua-se a insistir nas asneiras e teorias da conspiração numa coisa que é objectiva.

Começando pelo fim, as ditas "traineiras" nada têm a ver com o Atlântida. São para as ligações do Grupo Central, muito mais curtas (máximo aproximado de 1 hora). Portanto esqueça essa teoria e não compare o que não é comparável.

Quanto aos 1.4 nós, também não é verdade. A 100% da potência o Atlântida ainda ficou 1.4 nós abaixo da velocidade estabelecida em projecto a 80% da potência. Portanto a diferença não são só 1.4 nós, é consideravelmente maior e só é pena, não sei porquê, que não divulguem a velocidade atingida em teste a 80% da potência. Agora o que é verdadeiramente lamentável é que alguns organismos insistam nessa "pequena" imprecisão para "poluirem" a opinião pública. Principalmente a comissão de trabalhadores que sabe muito bem desse pormenor.

Quanto ao projecto russo, perguntem ao Eng.º Socrates se o mesmo não estava incluido no pacote de relações comerciais negociado pelo seu governo durante uma visita do presidente russo a Portugal (onde também estavam os Beriev e os Kamov, entre outros) e que foi "impingido" ao governo dos Açores. O problema é que, quando deu barraca, este (e muito bem no meu entender) pôs-se de parte e não aceitou o resultado. É o tipico "amigos amigos, negócios aparte". E se calhar é por isso que o governo central, por ter o "rabo preso", não consegue impor o Atlântida aos Açores, ainda por cima sendo da mesma cor politica.

Agora, também há muita culpa da parte do governo regional. Agora é que encomendou o estudo sobre os transportes maritimos na região quando o deveria ter feito antes de qualquer avanço nesta área. Deixou-se influenciar pelo governo central no projecto, não acompanhou devidamente a execução e pagou, antecipadamente grande parte do valor.

Os maiores culpados, esses são os ENVC. Sabiam que iria dar barraca e deixaram andar a coisa a ver se alguêm fechava os olhos. Só que correu mal...

Pos isso não venha para cá com histórias da carochinha porque nós não temos de "gramar" nos próximos 20 anos com um navio muito bonito, aparentemente bem construido mas que não está de acordo com aquilo que contratámos. Não atingia as velocidades, consumia mais, desgastava-se mais, já não poderia operar em todos os portos previstos sem estes serem alterados, etc. São demasiadas falhas, para além de que não iria navegar no Rio Lima, mas sim nas águas açoreanas e a estabilidade foi precisamente a causa de todos estes problemas.
João Pereira
 

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Crypter

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2501 em: Setembro 01, 2010, 01:20:07 am »
NPO meus amigos... O tópico do ENVC é ali mesmo ao lado..
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2502 em: Setembro 01, 2010, 05:20:10 am »
Citação de: "Vicente de Lisboa"
Faltam dois... Se corresse tudo bem. Mas ouvi dizer que houve bronca com a cozinha. É que a marinha queria bacalhau, como diz o amigo Daniel, mas os ENVC optimizaram aquilo para os rojões, e agora vai ser preciso substituir tudo...   :mrgreen:
no final do video podem ver o NPO figueira da foz cheio de inveja da "Bacalhoeira"

Os NPO´s nao tem direito a "bacalhoeira por isso vai ser so rojoes!
Mas a marinha que assistiu ao teste parace que a a vai colocar no NPO para desembarque de fuzileiros . :mrgreen:
E muito mais rapida que as lanchas a sair dos navios, leva 15 pessoas é inafundável, pode andar as cambalhotas na rebentaçao das ondas e tem kit´s de sobrevivencia para 7 dias  

Abraço!
 desculpem a brincadeira!
 

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Vicente de Lisboa

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2503 em: Setembro 01, 2010, 10:01:04 am »
Woah! Não é arriscado fazer isso ao pé do betão?  :(
Vamos a ver e se calhar o Atlantida também foi rejeitado porque os Chicharros não ficavam al dente naquela cozinha...
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2504 em: Setembro 01, 2010, 10:43:25 am »
boas

Caro vicente que eu saiba nao ha nada de mal na cozinha dos NPO`S

Aquilo era brincadeira

Esta manobra é normal é o teste do bote salva vidas, ir la dentro e um espetaculo!
ha casos em que o bote da saltos pra agua de 9  metros.
O teste é feito com o bote cheio de voluntarios dos ENVC e ha fila de espera tantos sao os voluntarios que querem experimentar!
Os trabalhadores confiam no trabalho que fazem! :wink:
 
 Olha outra

Em caso de ter que abandonar o navio a tripulaçao mete-se toda la dentro  e tem um meio seguro para estar no mar   à espera de socorro  ou navegar ate algum porto perto.
la dentro cada passageiro vai seguro num acento anatómico e preso com cinto de segurança de 4 apoios, debaixo de cada acento tem um kit´de sobrevivencia alimentaçao e liquidos
Estes botes flutuam em qualquer situaçao de força do mar, podem enrolar numa onda sem problema de maior pra quem vai dentro e voltam sempre a posiçao inicial
Abraço