Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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fischt75

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« Responder #2085 em: Julho 23, 2009, 06:34:18 pm »
Vi um comentário de alguém que “Portugal não perdeu o jeito para enganar o próximo” e eu acrescento “ e enganar a nos mesmos”.
Acho que estas embarcações não trazem nada de novo ao mercado externo.
As missões que estas unidades terão capacidade para cumprir deveriam ser enquadradas numa Policia Marítima ou Guarda Costeira dentro do Ministério Administração Interna.
Para a Marinha de Guerra propunha a um modelo mais polivalente do tipo Flyvefisken Class navio da marinha Dinamarquesa.
Portugal
 

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sivispacem

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« Responder #2086 em: Julho 23, 2009, 07:12:41 pm »
Citar
como tb o poderá ser em caso de destacamento nalgum país africano, por exemplo....

Nesse caso garanto-lhe que um NPO nunca irá sózinho.

Não?? E se for uma operação de controle das águas territoriais de S Tomé, ou em Cabo Verde, no âmbito de processos de cooperação entre a UE e os estados por onde passam as principias rotas de imigração ilegais?
É mesmo melhor que um NPO possa operar sozinho, não acha?

Mas não quero polemizar, como disse no início estava a pensar a 'pensar alto'

Cpmts
Carlos Ferreira
Cumprimentos,
 

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Daniel

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« Responder #2087 em: Julho 23, 2009, 07:47:25 pm »
luis filipe silva
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Eram doze, depois dez, depois oito, e já há alguns meses seis.

Lembrar que eram 12 com os 2 NCP ou seja 10 NPO mais 2 NPC, agora são 6 NPO e 2 NPC, mas pelo que li os 2 NPC estão em águas de bacalhau c34x

fischt75
Citar
Acho que estas embarcações não trazem nada de novo ao mercado externo.


Nem ao interno, creio que todos nós já nos apercebemos que este projecto dos NPO2000 foi um grande fiasco, não só pelos atrasos como pelo projecto em si que foi muito mal arquitectado (pensado) pelos vários motivos que aqui já foram e são continuamente debatidos por exemplo, a falta do hangar, armamento a própia estética do navio etc etc, ainda com isto tudo devemos estar contentes, lamentar não vai resolver nada pois já não se fazia disto a muitos anos. c34x
 

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AC

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« Responder #2088 em: Julho 23, 2009, 07:55:26 pm »
IIRC, a revisão do contrato que previa que os dois próximos navios sejam os NCP, pelo que não estão assim tão em àguas de bacalhau. Ou pelo menos, essas postas estão por cima. :)


Bom, o Feinwerkbau será o mais indicado para nos dizer isto mas o meu feeling de todos estes anos de problemas é que estes 2 navios são relativamente complicados de construir e que o projecto terá de ser revisto para os restantes 2 NCP e 4 NPO para simplificar a construção.
Pelo que não iremos estar em posição de fabricar navios para terceiros tão cedo.
 

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Daniel

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« Responder #2089 em: Julho 24, 2009, 09:33:22 am »
Não sei se é o tópico mais certo para esta notícia c34x

Holandeses entram na gestão dos Estaleiros de Viana


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O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, deverá anunciar hoje a parceria entre os estaleiros minhotos e o grupo holandês Damen. O PCP já manifestou o receio de que esta decisão seja o primeiro passo para a privatização daquela empresa pública

O grupo internacional holandês Damen deverá ser anunciado hoje, pelo ministro da Defesa, como o futuro parceiro estratégico dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) no âmbito da reestruturação da empresa pública, apurou o DN.

Trata-se de um grupo com sede na Holanda mas cuja rede de 30 estaleiros e representações se estende ainda a países como China, Cuba, Roménia, Polónia, Suécia, África do Sul, Dubai e Reino Unido. Especializado em construções militares, um dos atractivos que o grupo holandês terá no envolvimento na empresa de Viana do Castelo é a construção do Navio Polivalente Logístico (LPD), nos ENVC, mas já com a supervisão e envolvimento directo da Damen.

Nuno Severiano Teixeira deverá anunciar a parceria estratégica na visita desta sexta-feira aos ENVC, depois de ontem ter já reunido, ao final da tarde, com os representantes dos trabalhadores do maior construtor naval português, exactamente para explicar os moldes desta negociação.

Facto curioso é que o Navio Polivalente Logístico (LPD) - tido como o mais importante para as Forças Armadas por servir os três ramos e cuja construção está ava-liada em 250 milhões de euros - é um dos atractivos que a Damen vê no negócio, mas deverá usar um projecto precisamente dos concorrentes alemães da HDW, que também estiveram interessados nesta parceria.

Esta situação decorre das contrapartidas da construção, na HDW, dos novos submarinos da Armada portuguesa, negociadas ainda com Paulo Portas na liderança do Ministério da Defesa, e que previam a disponibilização, aos ENVC, de um projecto técnico para o LDP, avaliado em 15 milhões de euros. O LPD terá uma autonomia de 6 mil milhas e tripulação de 150 homens além de capacidade para embarcar uma força de 650 fuzileiros.

A visita de Nuno Severiano Teixeira aos ENVC, além de presidir à assinatura do Memorando de Entendimento entre a empresa vianense e os estaleiros europeus, servirá ainda para o baptismo do navio-patrulha oceânico NRP Viana do Castelo, o primeiro de oito "patrulhões" a entregar à Armada.

A cerimónia que marca o fim do período de construção a que se segue um período de testes e formação a terminar em Janeiro de 2010, com a entrega à Marinha portuguesa.

Este primeiro "patrulha" marca ainda o regresso dos Estalei-ros Navais de Viana do Castelo (ENVC) à construção de navios militares, o que já não acontecia desde a década de 60 do século passado.



 

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« Responder #2090 em: Julho 24, 2009, 11:12:17 am »
Existe no mercado ou em investigação algum UAV com a plataforma de Helicoptero??? Poderia ser uma solução para aumentar o raio de acção dos NPO. Ou estarei a dizer alguma  grande asneira?
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #2091 em: Julho 24, 2009, 11:32:00 am »
:arrow: http://www.boeing.com/news/frontiers/ar ... _sf04.html

Em apenas 10 segundos de pesquisa. Sei que há muitos mais no mercado.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Vicente de Lisboa

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« Responder #2092 em: Julho 24, 2009, 11:39:31 am »
Eu não confiava numa IA - ou mesmo num piloto remoto - para aterrar essas coisas numa pequena parte do convés de um pequeno navio em alto mar.  :P
 

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Cabecinhas

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« Responder #2093 em: Julho 24, 2009, 01:08:36 pm »
A Academia Naval andava a desenvolver um UAV com essa característica... não encontro o artigo a falar sobre isso.
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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cromwell

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« Responder #2094 em: Julho 24, 2009, 01:25:36 pm »
Citação de: "Daniel"
Não sei se é o tópico mais certo para esta notícia :P

Finalmente vai tudo andar para a frente.
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

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cromwell

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« Responder #2095 em: Julho 24, 2009, 01:42:17 pm »
Notícia do site da marinha:

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Cerimónia de Baptismo do Navio Patrulha Oceânico "Viana do Castelo"
24-07-2009 0:00
 
 
 
Realiza-se hoje, dia 24 de Julho, a cerimónia de baptismo do Navio Patrulha Oceânico (NPO) "Viana Do Castelo", que é presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Prof. Dr. Nuno Severiano Teixeira, e conta com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes.


Estes navios desempenharão tarefas no âmbito das três funções da Marinha:
- Defesa militar e apoio à política externa;
- Segurança e autoridade do Estado;
- Desenvolvimento económico, científico e cultural.

No âmbito da defesa militar, os NPO cumprirão tarefas de vigilância militar do Espaço Estratégico de Interesse Nacional (EEIN) e integrarão tanto a Força de reacção Imediata, destinada a assegurar a evacuação de cidadãos nacionais em áreas de tensão ou de crise, como a Força-tarefa da Marinha, que tem por missão projectar e manter forças anfíbias no EEIN.

No quadro do apoio à política externa, estes navios serão disponibilizados à NATO, à UE e à ONU.

No âmbito da função de segurança e autoridade do Estado, cumprirão tarefas de busca e salvamento marítimo, de fiscalização dos espaços marítimos e protecção dos recursos, e de repressão de ilícitos marítimos. Acresce ainda que dois dos navios serão especialmente vocacionados para tarefas de assinalamento marítimo e de combate à poluição. Além disso os Navios de Patrulha Oceânica serão empenhados no âmbito dos estados de excepção, sempre que eles sejam declarados, e em actividades de protecção civil.

Finalmente, no âmbito da função de desenvolvimento económico, científico e cultural, a construção destes navios nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo materializa um contributo importante para o fomento económico da indústria de construção naval nacional, que é um valor essencial da economia marítima nacional.

A futura guarnição dos NPO contará com cerca de 35 militares (oficiais, sargentos e praças). Consegue atingir uma velocidade máxima de 20 nós, bem como garantir uma autonomia máxima de 5000 milhas (à velocidade de 15 nós). Os meios de socorro, transporte e fiscalização que terão a bordo serão 2 embarcações semi-rígidas e 2 botes.
 
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

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Cabecinhas

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« Responder #2096 em: Julho 24, 2009, 02:05:06 pm »
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A visita de Nuno Severiano Teixeira aos ENVC, além de presidir à assinatura do Memorando de Entendimento entre a empresa vianense e os estaleiros europeus, servirá ainda para o baptismo do navio-patrulha oceânico NRP Viana do Castelo, o primeiro de oito "patrulhões" a entregar à Armada.


Agora já são novamente 8  :shock:
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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cromwell

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« Responder #2097 em: Julho 24, 2009, 02:09:12 pm »
Acabei de ver a notícia sobre os patrulhões na RTP.

No entanto, não tomei muita pois estava mais interessado nos carapaus que estava a almoçar. :lol:

Deve depois aparecer o vídeo sobre a notícia, no site da RTP.
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #2098 em: Julho 24, 2009, 02:42:42 pm »
Parceria nos estaleiros de Viana do Castelo

O ministro da Defesa acompanhou esta manhã a assinatura de um contrato de parceria entre os estaleiros de Viana do Castelo e um grupo holandês. Severiano Teixeira garante que este acordo não significa a privatização dos estaleiros onde hoje foi baptizado o primeiro navio-patrulha oceânico.

video: http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20 ... cle=234470
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luis filipe silva

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« Responder #2099 em: Julho 24, 2009, 04:10:01 pm »
Afinal a jornalista cometeu o mesmo erro que eu,
e mencionou oito NPO, sem especificar os dois NCP. :shock:
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saudações:
Luis Filipe Silva