não se sabendo no entanto, se isso implica um adiantamento nas respectivas datas de entrega.
Os submarinos já foram baptizados e só serão entregues em 2010/11.
Se calhar poderão é começar os testes no mar, digo eu...
Ministro da Defesa visita os Estaleiros Navais de Viana do CasteloSexta, 19 Junho 2009 O Ministro da Defesa Nacional, Prof. Dr. Nuno Severiano Teixeira, deslocou-se no passado dia 17 de Março às instalações dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), na companhia do Chefe do Estado-Maior da Armada, Alm. Melo Gomes, e do Director-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa, V/Alm. Viegas Filipe.No decurso desta deslocação foram demoradamente visitados os cascos, já a nado há alguns anos, do primeiro par de Navios Patrulhas Oceânicos (NPO's) e foi constatado o grau de avanço deste projecto. Nesta ocasião, foram ainda assinados dois contratos com os ENVC, representados pelo seu Presidente do Conselho de Administração, Dr. Jorge Rolo, um respeitante à recalendarização dos NPO's e outro relativo à aquisição de Lanchas de Fiscalização Costeiras (LFC's).O contrato de construção do primeiro par de NPO's foi assinado em 2002, mas a execução do projecto tem tido sucessivos atrasos, que a relativamente baixa complexidade dos navios em apreço não explica, o que tem trazido alguns embaraços ao Estaleiro e muitas interrogações. Ficou agora acordada a entrega destas duas unidades em 2010, em Janeiro e Junho, respectivamente, e a redução do número total de unidades do projecto para seis. Recentemente foi notícia a substituição da peça de artilharia, deixando de ser considerada a instalação de uma Boffors de 40 m/m, já usada, e prevista a aquisição de peças modernas, de calibre semelhante, o que saudamos.Quanto às LFC's, foi acordada a construção de cinco unidades, com a opção para mais três, por 152,5 M€, com entregas programadas para 2012, a primeira, duas em 2013 e as restantes duas em 2014. Estas lanchas, em boa verdade navios- patrulhas, destinam-se a substituir os patrulhas da classe "Cacine", bem mais pequenos, já em fim de vida e de que restam poucas unidades. Está previsto o apoio técnico dos estaleiros holandeses Damen Schelde Naval Shipbuilding nas áreas de projecto e de apoio logístico integrado. As LFC's terão 59,5 mtos de comprimento, 9,9 de boca, um calado de 2,7 e um deslocamento carregado de 690 tons. Poderão alojar 3 oficiais, 6 sargentos e 16 praças, não estando ainda definida - tanto quanto é do conhecimento público - a constituição final da guarnição. Estarão armadas com uma peça de 20 m/m e serão propulsionadas por quatro motores diesel com uma potência de 9400 KW, accionando hélices de passo variável, atingindo uma velocidade máxima superior a 25 nós. Esperamos em breve poder dedicar um artigo à descrição detalhada deste oportuno projecto, que tem significativo potencial de exportação.Dois outros projectos contudo, não foram agora objecto de negociação: o projecto dos Navios de Combate à Poluição (NCP's), cuja necessidade terá provavelmente diminuido face à existência entre nós de navios com esta valência, fretados pela Agência de Segurança Marítima da União Europeia, e o projecto - altamente prioritário, em nosso entendimento- de Navio Polivalente Logístico.Os ENVC tiveram recentemente um caso público de insucesso - a construção de dois ferries para a Atlânticoline - que irá provavelmente agravar a sua já débil situação financeira, e o próprio projecto dos NPO's tem trazido muitas interrogações; a "parceria estratégica" com um estaleiro estrangeiro, anunciada recentemente pelo Ministro da Defesa, e a assinatura do contrato de construção das LFC's são assim um tónico precioso e uma renovada aposta governamental nesta empresa. O grupo EMPORDEF terá agora que rapidamente reestruturar este estaleiro, requalificando as suas equipas técnicas de projecto e terá de modernizar os seus equipamentos e instalações, bem como dar-lhe músculo financeiro e folga na tesouraria.Os ENVC são uma grande empresa nacional, com capacidade para ter um importante efeito multiplicador no "cluster" da indústria maritima. Importa recuperar a credibilidade, ganhar competitividade e posicionar-se de novo como "player" no mercado internacional, retomando a posição de grande exportador que já teve. A bem da economia nacional, fazemos sinceros votos para que assim seja!
Ficou agora acordada a entrega destas duas unidades em 2010, em Janeiro e Junho, respectivamente, e a redução do número total de unidades do projecto para seis. Recentemente foi notícia a substituição da peça de artilharia, deixando de ser considerada a instalação de uma Boffors de 40 m/m, já usada, e prevista a aquisição de peças modernas, de calibre semelhante, o que saudamos.
CitarFicou agora acordada a entrega destas duas unidades em 2010, em Janeiro e Junho, respectivamente, e a redução do número total de unidades do projecto para seis. Recentemente foi notícia a substituição da peça de artilharia, deixando de ser considerada a instalação de uma Boffors de 40 m/m, já usada, e prevista a aquisição de peças modernas, de calibre semelhante, o que saudamos. Ainda não é este ano que vimos os NPO a navegar, novamente o assunto da peça Boffors de 40 mm, até Janeiro hà tempo de meter a peça mais moderna. :roll:
Marinha recebe primeiro navio-patrulha a 24OntemO primeiro navio-patrulha oceânico (NPO) encomendando pela Marinha Portuguesa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) será entregue oficialmente no próximo dia 24 numa cerimónia presidida pelo ministro da Defesa. Trata-se da primeira das oito embarcações que foram contratualizadas com a empresa em 2001 por Paulo Portas, enquanto ministro da tutela, e que deveria ter sido entregue já em 2005. Segundo fonte dos ENVC, o referido NPO cabeça de série tem a designação"NRP Viana do Castelo" (Navio da República Portuguesa", e sairá dentro de dias dos estaleiros, mas ainda terá seis meses de prova pela frente até estar operacional "só em 2010". O segundo navio será entregue dentro de meio ano e chamar-se-á "NRP Figueira da Foz". Das oito embarcações encomendadas aos estaleiros de Viana do Castelo, seis são navios-patrulha oceânicos e os restantes de combate à poluição.
CitarMarinha recebe primeiro navio-patrulha a 24OntemO primeiro navio-patrulha oceânico (NPO) encomendando pela Marinha Portuguesa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) será entregue oficialmente no próximo dia 24 numa cerimónia presidida pelo ministro da Defesa. Trata-se da primeira das oito embarcações que foram contratualizadas com a empresa em 2001 por Paulo Portas, enquanto ministro da tutela, e que deveria ter sido entregue já em 2005. Segundo fonte dos ENVC, o referido NPO cabeça de série tem a designação"NRP Viana do Castelo" (Navio da República Portuguesa", e sairá dentro de dias dos estaleiros, mas ainda terá seis meses de prova pela frente até estar operacional "só em 2010". O segundo navio será entregue dentro de meio ano e chamar-se-á "NRP Figueira da Foz". Das oito embarcações encomendadas aos estaleiros de Viana do Castelo, seis são navios-patrulha oceânicos e os restantes de combate à poluição.Fonte:http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Viana%20do%20Castelo&Concelho=Viana%20do%20Castelo&Option=Interior&content_id=1307210