Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Daniel

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« Responder #1800 em: Março 17, 2009, 06:55:47 pm »
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seis navios e patrulha oceânica (NPO) e dois navios de combate à poluição.


Uma pergunta, se não estou errado, há aqui uma redução de 2 NPO  :?:  de inicio não eram 10 + 2 CP, depois passaram a 8+2 CP, e agora 6+2 CP
 

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Vicente de Lisboa

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« Responder #1801 em: Março 17, 2009, 07:10:28 pm »
Ia eu dizer que o silêncio sobre o Polivalente podia significar que iria ser construido no entrangeiro, e vem o P44 gelar-me a espinha com essa conversa do abandono...  :cry:
 

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Nuno Calhau

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« Responder #1802 em: Março 17, 2009, 08:03:10 pm »
Citação de: "Feinwerkbau"
André

o que disse revele ignorância e vontade de dizer mal sem mais nem porquê..

O casco do Lobo Marinho II foi construido em São Petersburg na Russia e aprestado em Viana do Castelo, por uma questão de planeamento e falta de mão de obra disponivel na altura.
No entanto, o casco chegou em bruto, sem encanamentos nem nenhum tipo de máquina dentro.

E a titulo informativo, este navio também deu os seus problemas, pois não conseguiu atingir a classificação de conforto pretendida, está em contencioso, o Governo Regional da Madeira ainda não pagou 3,500,000.00€ aos ENVC, por essa razão..

Antoninho, com a gestão que tem sido praticada naquela casa, em que todos têm opinião e ninguém manda, é dificil combater essa doença.

Maria

Da construção naval espanhola / galega, acho que os ENVC só têm que invejar 2 coisas:

1 - Capacidade de Projecto e R&D
E estou a falar da Navantia.....
é mentira que os ENVC tenham o know-how que tinham nos anos 60.... e ainda bem, porque as coisas evoluiram..:twisted:
infelizmente a politica de reformas e a fraca politica de gestão de recursos humanos deram uma machadada das grandes na capacidade de Projecto dos ENVC...se saem 30 gajos experientes com 60 anos, fartos de andar a ver navios e são substituidos por 10 putos de 20 anos, saídos da escola, sem haver passagem de tertemunho, alguma coisa tem que falhar...

2 - Capacidade de Gestão de Projectos
Como os amigos devem saber, a construção de um navio é um processo em curso.
Por muito bom e detalhado que seja um projecto há sempre imensas coisas a corrigir e alterar durante os 2 ou 3 anos que demora.
Na minha opinião o que falta naquela casa é quem tenha pulso nos armadores e tome decisões acertadas e em tempo útil, minimizando os custos para a empresa...
e mais não digo... a culpa não é do desgraçado do serralheiro e do soldador que coitados apenas querem manter a família com o magro salário mensal.

já agora Maria, os navios que o Barreras constrói são quase todos acabados nos ENVC, se vamos utilizar fracos argumentos demagógicos.....


 :!:

Enquanto os senhores gestores públicos não forem alvo de processos crimes com base no dolo cometido no acto das suas funções, nada mudará!

Um Abraço.
 

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luis filipe silva

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« Responder #1803 em: Março 17, 2009, 08:49:33 pm »
Cabeça de Martelo escreveu:
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Será que as contrapartidas pela compra dos submarinos passou do navio polivalente para estes meros NPC?

Impossível... O desenho do NavPol está feito e entregue. Os alemães já cumpriram a sua parte, e se não o mandamos construir, isso já é problema nosso.
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saudações:
Luis Filipe Silva
 

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MARIA JOSE

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« Responder #1804 em: Março 17, 2009, 09:01:00 pm »
Porqué Barreras hace barcos en Portugal.

Vigo hace el 41% de los barcos de España
Los astilleros gallegos viven una nueva etapa dorada, 20 años después de su quiebra

MANUEL V. SOLA - Vigo - 23/04/2007
 

Nadie sabe qué sucederá dentro de cinco años, pero al menos hasta entonces los astilleros gallegos tienen firmados contratos para construir barcos. Ahora mismo hay 44 buques visados por la Gerencia del Sector Naval, el organismo del Ministerio de Industria que supervisa el sector de buques de acero. La situación es especialmente llamativa en la ría de Vigo. Veinte años después de la quiebra de sus grandes constructores (Ascón, Barreras, Vulcano, Santodomingo...), los mismos astilleros con otros dueños viven una nueva era dorada. Vulcano, que hace sólo tres años estaba en suspensión de pagos, se ha convertido en el astillero español con mayor cartera de pedidos.

Los astilleros de la ría de Vigo tienen firmados contratos para construir 44 buques que suman casi 385.800 toneladas CGT, las homologadas internacionalmente al peso y valor del barco. La cifra representa un 41% de los pedidos de todos los astilleros españoles y, lo que es más importante, más de la mitad de la cartera ha sido firmada en 2006. En los cuatro meses de 2007, las empresas viguesas han contratado cuatro buques más

En el último ranking de astilleros elaborado por el Ministerio de Industria, Vulcano aparece como el líder naval español, con nueve buques de 142.300 toneladas; Barreras ocupa la tercera posición, Rodman la séptima y Freire, la undécima.

El nuevo bum de la construcción naval gallega sólo es comparable al de la década de 1960, cuando Astano era la mayor compañía de Galicia y Barreras, la segunda. Hoy Astano no puede hacer barcos y Barreras sólo cuenta con una plantilla de 200 trabajadores. Lo mismo sucede en los demás astilleros gallegos: entre los 9 principales no suman 500 empleos.

Cuando entre 1984-87 los astilleros gallegos empezaron a quebrar (Barreras y Astano ya lo habían hecho en 1972 y los asumió el Estado), el sector naval gallego empleaba a 30.000 trabajadores y en cada barco que se botaba perdía dinero. Ése ha sido el principal cambio.

José Luis Cerezo, secretario técnico de la Gerencia del Sector Naval, explica que "en los últimos años se han reducido en un 93% las plantillas fijas de los astilleros". Pero hay otros cambios que explican la boyante situación. La Asociación del Cluster del Naval Gallego (Aclunaga) considera que la enorme demanda mundial de barcos ha atraído a Galicia "una carga de trabajo que hacía años que no se producía".

El presidente de Uninave y Pymar, las patronales españolas de astilleros, el gallego José Francisco González Viñas, completa la visión: "Hemos convertido a los astilleros en fábricas de síntesis, como las plantas de automóviles; todos traemos piezas de alto valor de Noruega y componentes intensivos en mano de obra de China como escaleras, anclas, cadenas... La clave está en que sigamos ganando dimensión para que en Galicia vuelva a hacerse el corazón del barco, los motores".

El resultado es que los astilleros gallegos de hoy están alcanzando niveles de rentabilidad (beneficio neto sobre facturación) superiores al 11%, un excedente inimaginable hace muy pocos años.

Si se analiza la actual cartera de pedidos, de 44 barcos que se están haciendo en Vigo se detecta un denominador común: la capital mundial de la pesca sigue haciendo barcos, pero ya no construye buques pesqueros.

Construcciones Navales P. Freire, astillero pionero en construir los buques a trozos en Indonesia para luego montarlos en Vigo, ha logrado firmar 11 barcos. Su principal cliente es un grupo holandés conocido internacionalmente como el Grupo de los Siete. Freire les fabrica barcos de pesca que no usan redes para la captura de pescado. Se trata de buques con una quilla que se abre para tragar toneladas de peces que son transformados en pienso para animales, especialmente para piscifactorías.

Barreras hace transbordadores, transportadores de coches, portacontenedores y buscadores de gas y petróleo (sísmicos). Vulcano y Rodman Metalships también se están especializando en buques sísmicos y quimiqueros, lo mismo que la Factoría Naval de Marín.

Los únicos astilleros gallegos que continúan construyendo pesqueros como centro de su actividad son Cardama y Astilleros M. Cíes, y este último ha escindido su accionariado para dedicarse a la construcción de grandes yates de recreo.

El segundo factor común de los astilleros gallegos es que no les caben los pedidos. Vulcano acaba de comprar a la SEPI los astilleros Juliana de Gijón y tiene previsto ampliarlos para dar cabida a nuevos clientes. Barreras se ha visto obligada a alquilar el astillero portugués de Lisnave, en Setúbal, para montar un buque de 193 metros de eslora. La Factoría Naval de Marín, recién adquirida por el dueño de Corporación Dermoestética y Pablo Comesaña (ex Astilleros M. Cíes) también está ampliando instalaciones y quintuplicando pedidos.

Si el punto fuerte de los astilleros es su histórica cartera de pedidos de buques de alto valor añadido, su punto débil es la situación laboral. El sector es una bomba que, cada año por estas fechas, estalla en movilizaciones y huelgas.

Según explicaron los propios empresarios a este periódico, por cada puesto de trabajo fijo, cada astillero tiene subcontratado el trabajo de otros diez operarios. El resultado es que la mayoría de las personas que trabajan en una grada son contratos basura. La mayor parte de las compañías auxiliares se han especializado en contratar a inmigrantes, fundamentalmente africanos y portugueses. Incluso hay empresas de subcontratación en Portugal específicamente dedicadas a enviar a Vigo a operarios a bajo coste.

La presión sindical ha logrado, por ejemplo, que este mes actuara la Inspección de Trabajo en algunas subcontratas, detectando una bolsa de fraude laboral que afecta a más de 200 operarios portugueses. Trabajaban en España pero con convenios de Portugal.

Los sindicatos consideran que la situación es insostenible, ya que la dura patronal viguesa del metal (Asime es la más importante de las asociaciones empresariales de Galicia) ni siquiera cumple el convenio que hace un año costó sangre, despidos y detenciones.

"La solución", dice el presidente de Barreras, "pasa por caminar, paso a paso, hasta alcanzar la madurez del sector naval en la Ría de Vigo". González Viñas considera que astilleros e industria auxiliar deben colaborar con contratos estables de suministros, servicios y trabajos, que permitan condiciones laborales también más estables. "Pero sin dejar de hacer barcos".
 

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manuel liste

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« Responder #1805 em: Março 17, 2009, 09:13:19 pm »
Acho que comparar o ENVC com os estaleiros privados galegos não é relevante neste caso
 

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migbar2

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« Responder #1806 em: Março 17, 2009, 09:46:17 pm »
Citação de: "P44"
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Viana: Estaleiros Navais entregam em 2010 à Marinha os dois primeiros navios de patrulha oceânica
16 de Março de 2009, 17:57

Viana do Castelo, 16 Mar (Lusa) - Os dois primeiros navios de patrulha oceânica (NPO) encomendados pela Marinha portuguesa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) serão entregues em 2010, disse hoje à Lusa fonte do Ministério da Defesa.

Segundo a fonte, o ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, desloca-se terça-feira aos ENVC, onde presenciará a assinatura de contratos relativos à entrega e aquisição de meios para a Marinha Portuguesa, que estabelecem "uma nova calendarização" para a entrega dos NPO e para a aquisição das lanchas de fiscalização costeira (LFC), assim como parcerias com outros estaleiros.

Os ENVC integram a Empordef, a holding das indústrias de defesa nacionais.

O "esqueleto" dos dois navios primeiros NPO já está construído e as embarcações já estão em água desde finais de 2005, à espera de luz verde para conclusão dos trabalhos, para que possam ser entregues à Marinha.

Inicialmente, a entrega chegou a estar prevista para 2006, mas o processo atrasou-se e foram fixados novos prazos, dessa vez para finais de 2008 e inícios de 2009, que também não foram cumpridos.

"Os ENVC e a Marinha reajustaram o planeamento da calendarização da entrega dos NPO, que será anunciada terça-feira", disse a fonte do Ministério da Defesa Nacional.

O Ministério da Defesa e os ENVC escusaram-se a revelar as causas deste atraso, mas uma fonte da empresa apontou "alguma dificuldade" de adaptação à construção naval militar e as "exigências" da Marinha, com "várias alterações" ao projecto.

Segundo um comunicado dos ENVC datado de Outubro de 2008, a empresa tem na sua carteira de encomendas oito NPO e dois navios de combate à poluição, todos para a Marinha portuguesa.

Os NPO vão substituir as corvetas da classe João Coutinho, já com 40 anos de vida.

A Marinha encomendou também aos ENVC cinco lanchas de fiscalização costeira, para substituir os barcos patrulhas da classe "Cacine", datados de 1970.

 :feliz:
O projecto do navio está avaliado em 15 milhões de euros mas a Armada não vai pagar nada por ele, já que será "oferecido" por um grupo alemão, como contrapartida pela construção de dois submarinos para a Marinha portuguesa.

O navio terá capacidade de projecção de forças da Marinha, Exército ou Força Aérea, possibilitando também a realização de operações humanitárias.

No que respeita a estas operações, o navio polivalente terá capacidade de assistência médico-sanitária e de retirada de cidadãos em zonas de crise ou catástrofe.

A força de Fuzileiros, que até agora tem sido projectada a partir de navios apenas com botes, passará a dispor de lanchas de desembarque, viaturas blindadas de rodas anfíbias e helicópteros EH101 na versão naval.

O Navio Polivalente Logístico pode transportar, em alternativa, seis helicópteros Lynx e 22 viaturas ligeiras ou 12 viaturas blindadas de rodas anfíbias.

Deslocando 10.500 toneladas e com um comprimento de 162 metros, o navio terá uma autonomia de 6.000 milhas e uma tripulação de 150 homens, tendo capacidade para embarcar mais de 650 homens.

VCP.

Lusa/Fim

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9442429.html





Para os colegas que desesperadamente choram a a falta do NPL chamo a atenção para lerem tudo o que é notícia e não apenas um bocadinho :twisted:  :twisted: . Ou seja ninguém está ignorar o NPL, mas como é obvio, não lhe foi dado hoje qualquer destaque porque não pertencia ao lote de contratos assinados neste dia.


Outro excerto de notícia que achei particularmente interessante, mais até que os NPO foi esta:

Segundo a Rádio Renascença, a embarcação, que se encontra em construção na Alemanha, está atrasada vários meses, o que, por outro lado, permitiu, segundo fonte do Ministério da Defesa, operar várias melhorias no projecto final, mercê de várias sugestões dos responsáveis portugueses, que pretendem um navio para operar durante os próximos 30 anos. No entanto, ainda antes da entrega do navio patrulha, a Marinha receberá, ainda este ano, uma fragata, construída em estaleiro holandês, cuja tripulação já concluiu, inclusivamente, a formação.

Para 2010, está igualmente prevista a chegada do primeiro dos dois submarinos comprados pelo ex-ministro da Defesa, Paulo Portas, e que, segundo fontes ouvidas pela RR, são armas «essenciais» para Portugal.

Ou seja, finalmente algum jornalista da RR teve a sensata ideia de questionar alguém que não de determinadas facções com estranhos interesses ( sabe-se lá quais!!!) sobre a real valia dos subs para a necessidade politico-militar nacional. Para mim foi o mais importante de tudo isto. Não estamos sós !! Já vai havendo um ou outro jornalista a tentar fazer o que pode a vêr se muda mentalidades !
 

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Daniel

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« Responder #1807 em: Março 18, 2009, 08:16:49 am »
Oh Maria, Off Topic, aqui falamos sobre os NPO portugueses e não sobre estaleiros espanhóis. c34x
 

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Daniel

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« Responder #1808 em: Março 18, 2009, 08:23:03 am »
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Da carteira de encomendas faz ainda parte um navio polivalente logístico.

Orçado em 210 milhões de euros, este navio polivalente logístico poderá ser construído numa parceria estratégica entre os ENVC e uma empresa estrangeira, como já admitiu o Ministério da Defesa.  
O projecto do navio está avaliado em 15 milhões de euros mas a Armada não vai pagar nada por ele, já que será "oferecido" por um grupo alemão, como contrapartida pela construção de dois submarinos para a Marinha portuguesa.

O navio terá capacidade de projecção de forças da Marinha, Exército ou Força Aérea, possibilitando também a realização de operações humanitárias.

No que respeita a estas operações, o navio polivalente terá capacidade de assistência médico-sanitária e de retirada de cidadãos em zonas de crise ou catástrofe.

A força de Fuzileiros, que até agora tem sido projectada a partir de navios apenas com botes, passará a dispor de lanchas de desembarque, viaturas blindadas de rodas anfíbias e helicópteros EH101 na versão naval.

O Navio Polivalente Logístico pode transportar, em alternativa, seis helicópteros Lynx e 22 viaturas ligeiras ou 12 viaturas blindadas de rodas anfíbias.

Deslocando 10.500 toneladas e com um comprimento de 162 metros, o navio terá uma autonomia de 6.000 milhas e uma tripulação de 150 homens, tendo capacidade para embarcar mais de 650 homens.

VCP.

Lusa/Fim


Otima noticia max1x1  a ver vamos para quando.
 

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Feinwerkbau

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« Responder #1809 em: Março 18, 2009, 09:17:40 am »
Bem, esperemos que seja desta que alguma coisa mude.................


Maria

Se o estado português investisse nos transportes navais como o espanhol, trabalho nunca faltaria aos ENVC... aliás, não tem faltado, por alguma razão será.
Quem são os principais clientes desses estaleiros? Good question, não?
Já agora, não me arranja emprego aí, já que estão tão bem de saúde?

Mas como estamos em off topic, podiamos combinar um dia e dava um salto ao lado de cá do ribeiro pra discutir o estado da construção naval galega e ainda sou gajo pra pagar "unhas cañas"!!  :twisted:
 

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« Responder #1810 em: Março 18, 2009, 10:33:30 am »
Citação de: "Feinwerkbau"
Bem, esperemos que seja desta que alguma coisa mude.................


Maria

Se o estado português investisse nos transportes navais como o espanhol, trabalho nunca faltaria aos ENVC... aliás, não tem faltado, por alguma razão será.
Quem são os principais clientes desses estaleiros? Good question, não?
Já agora, não me arranja emprego aí, já que estão tão bem de saúde?

Mas como estamos em off topic, podiamos combinar um dia e dava um salto ao lado de cá do ribeiro pra discutir o estado da construção naval galega e ainda sou gajo pra pagar "unhas cañas"!!  :twisted:


Podemos seguir aquí: http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... 756#151756
 

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Upham

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« Responder #1811 em: Março 18, 2009, 10:45:29 am »
Bom dia!

E que tipo de projecto será? Sabe-se? Algo do tipo MRD??? ou do mais recente MHD,  capacidade para seis helicópteros Linx?? (o camarada Louçã dava um salto e babava-se de indignação se fosse algo do tipo deste ultimo c34x

Cumprimentos

Raios só depois de postar vi que este não era o tópico adequado, agradeço á Administração o favor de mudar o meu post para o relativo ao NPL. Obrigado
"Nos confins da Ibéria, vive um povo que não se governa, nem se deixa governar."

Frase atribuida a Caio Julio César.
 

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João Oliveira Silva

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« Responder #1812 em: Março 18, 2009, 11:43:42 am »
Boas notícias.
A coisa está a compôr-se.
Por mim acabo a discussão sobre estaleiros mas, para remate, permitam-me que deixe uma pequena observação:
Já notaram que há duas páginas atrás o tom era dizer mal ( o tal desporto preferido dos portugueses... ) dos ENVC, dos NPO,  blá, blá, etç. e depois tudo mudou. Posteriormente passou-se á fase de não duvidar da capacidade dos estaleiros em terminar as duas construções e agora nem sequer se questiona a capacidade dos ENVC para construir o NAVPOL?
Pessoalmente tenho a certeza que os ENVC o conseguem até com alguma razoável facilidade, já que têm know-how de outras construções complexas e tecnicamente muito exigentes.
Disponibilidade não sei porque me parece que têm uma boa carteira de encomendas e de trabalhos em curso. Trabalho não lhes têm faltado nos últimos anos e por alguma coisa será.
Porque é que o rumo dos posts se alterou? Porquê? Bastou um espanhol, neste caso a Maria José, espetar um alfinete para disparar tudo a dizer bem de Portugal e do que aqui é feito, contrariando o tão típico costume de dizer mal de Portugal e do que é português.
Desejo que o programa de construções que a marinha espera de Viana vá integralmente para a frente e com a rapidez possível, a possível, porque isto custa muito dinheiro.
Cumprimentos,
 

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Lancero

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« Responder #1813 em: Março 18, 2009, 12:45:19 pm »






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Ministro da Defesa, Severiano Teixeira acompanhado pelo Chefe do Estado Maior da Armada, Melo Gomes (E) e por Jorge Rolo, Administrador da empresa, durante a visita aos estaleiros navais de Viana do Castelo. A Marinha portuguesa assinou hoje com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo contratos para a construção, nos próximos cinco anos, de navios e lanchas, cujo valor ascende a 500 milhões de euros, 17 de Março de 2009. ARMENIO BELO / LUSA
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

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FAAS

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« Responder #1814 em: Março 18, 2009, 01:47:58 pm »
Seria equacionável a expansão do estaleiro naval de Viana do Castelo a nível de docas e unidades fabris? A unidade que a Lisnave possui desactivada de corte robotizado não seria bem usado pelos ENVC para executar a construção dos cascos para a marinha com maior rapidez e qualidade?