Charlie, não sei onde vai buscar as suas informações, mas não acredito que ninguém ligado à Administração dos ENVC ou mesmo à sua Comissão de Trabalhadores fizesse uma afirmação dessas...
É um facto que os ENVC não constroem navios militares desde 1968, quando foi entregue a Fragata Alm. Magalhães Correa, mas acredito sinceramente que o problema do atraso dos NPO não está nos ENVC, mas sim num projecto constantemente a ser alterado...
Porque se a culpa fosse de atraso dos ENVC, pensem nas penalidades contratuais por atraso que esta empresa estaria a pagar.... acham que é viável? E a Marinha ainda não a vi a reclamar, se fosse atraso dos ENVC, andavam aí a bradar aos 7 ventos isso...
E no fundo, se calhar é muito mais complexo construir um Reefer ( C213/C214 ), um enxofreiro ( C206 ) ou navios químicos do tipos da C224/C225 do que propriamente um NPO, que não passa de um casco civil, pintado de cinzento e com dualidade de equipamentos.... não vejo a grande complexidade de construção que isto possa ter, mas se estou enganado corrijam-me...
como podem ver na lista que eu postei anteriormente, entregaram 13 navios em 5 anos e da ultima vez que lá estive, tinham um ferry para os Açores em fase de acabamento, um porta-contentores na fase de instalação, outro em fase de aprestamento e 3 reparações...
na altura os NPO estavam simplesmente....... parados, ninguém lá estava a fazer nada... há coisa de 6 meses...
No entanto não me parece que seja falta de capacidade de trabalho da empresa, ou dos seus técnicos.....
tenho mais dúvidas em relação à capacidade deles construírem os já falados Mega Iates porque isso é outra loiça... muito mais exigentes técnicamente
eu aposto que o primeiro NPO será entregue no 1º semestre de 2009 e o segundo, pouco tempo depois.