Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Feinwerkbau

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« Responder #1485 em: Outubro 21, 2008, 09:37:17 pm »
não é número de construção, é número de proposta comercial...ou os ENVC já fizeram 22 navios desde que se meteram nos NPO?


Comprimento:     97,30 metros
Boca:    14 metros
Pontal:    0,8 metros
Calado    0,4 metros
Deadweight:    450 toneladas
Velocidade:    17 nós
Sociedade Classificadora:    Germanischer Lloyd
Superstrutura:    Em alumínio
Tripulação:    39
Passageiros:    40 (é um Mega Iate de luxo…)
Piscinas SPA:    2
Cinema:    1
Elevadores:    4 (Passageiros, tripulação e cozinha)
Embarcações de recreio:    2 de luxo com cerca de 10 metros
Embarcações de desporto:    2 com cerca de 6 metros
Motas de água:    4
Helicóptero:    1 área reservada para pousar
Diversos:    Vários salões, bares, barbecue, etc.
Pintura:    Especial (exteriores e costado acima da linha de água)

primeiro duvido muito, porque lá equipamento que dar que fazer têm eles........................ lá pra 2011 o primeiro talvez.... se o projecto estiver definido.... e com a crise financeira......

e não se esqueçam que deve ser como pôr a MAN a produzir limusinas...






estive a pesquisar e vi isto que também tem muitas ligações à àrea militar

http://www.bigtopshelters.com/marine2.htm

este tipo de mega-iates, não têm que ser aprestados em condições de ambiente controlado, principalmente a pintura?
 

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Daniel

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« Responder #1486 em: Outubro 22, 2008, 06:12:34 am »
ShadIntel
Citar
Daniel, os ENVC não usam o número de amura da Marinha, mas o seu próprio código, neste caso correspondente às construções navais número 238 e 239, seguindo uma ordem cronológica.


Danke :wink:
 

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Feinwerkbau

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« Responder #1487 em: Outubro 22, 2008, 06:05:47 pm »
Radiogeice.com

Jorge Fão propõe oito "medidas urgentes" para viabilizar os ENVC       PDF        Print        E-mail
Written by Ivone Marques  
Oct 15, 2008 at 12:00 AM

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo precisam de uma intervenção que corrija “uma trajectória de fragilidade” que estão a percorrer, e de “diminuição da sua vitalidade e da sua capacidade de afirmação empresarial”. O repto é lançado, num artigo de opinião, pelo deputado socialista Jorge Fão, que avança com um conjunto de oito medidas “urgentes” que garantiriam a sua viabilidade.

Entre as medidas apontadas figuram, entre outras, a reorganização e modernização a sua estrutura organizacional interna; Mais rigor e controlo nas suas políticas e práticas de gestão orçamental, gestão de aprovisionamento, gestão de recursos humanos e gestão financeira; Análise de cenários de abertura da empresa ao estabelecimento de parcerias técnicas e financeiras com outras organizações do sector e investidores avalizados; Reforço e incorporação de novas tecnologias e conhecimentos; e uma administração constantemente presente, experiente, conhecedora do sector, activa e ambiciosa na procura de novos mercados e novas encomendas e responsabilizada pelos resultados que apresenta. Jorge Fão destaca ainda, como medida urgente para garantir a viabilidade da empresa, A “rápida solução para o incompreensível e inaceitável atraso na construção dos navios militares que se arrasta há já vários anos”. A última medida avançada pelo socialista Jorge Fão passa pela “decisão dos Ministérios da Defesa e das Finanças, patrões e clientes em simultâneo, sobre o que pretendem desta e para esta empresa pública, que não pode continuar a acumular prejuízos, aumentar o passivo, perder competitividade e reduzir a carteira de encomendas”.
« Última modificação: Outubro 22, 2008, 09:27:52 pm por Feinwerkbau »
 

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luis filipe silva

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« Responder #1488 em: Outubro 22, 2008, 07:48:18 pm »
Desde que não seja uma nova injecção de capital estatal, por mim tudo bem. c34x
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

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P44

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« Responder #1489 em: Outubro 23, 2008, 11:33:01 am »
Patrulha Islandês em construção no Chile  :roll:

http://img523.imageshack.us/img523/9806 ... 001cq3.jpg
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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pmdavila

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« Responder #1490 em: Outubro 23, 2008, 12:05:10 pm »
Citação de: "P44"
Patrulha Islandês em construção no Chile  :mrgreen: :censurado:
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

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P44

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« Responder #1491 em: Outubro 23, 2008, 12:33:45 pm »
Os Islandeses fizeram um acordo com a ASMAR :twisted:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #1492 em: Outubro 26, 2008, 01:00:26 pm »
Mais duas imagens dos NPO que o Nélson aqui não colocou, cortesia do nosso amigo vianense Ângelo "aifos" Cardoso para o Fórum 9G's.  :wink:





http://www.falcoes.net/9gs/viewtopic.ph ... 082#p32082
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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emarques

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« Responder #1493 em: Outubro 28, 2008, 11:08:46 pm »
Citação de: "Feinwerkbau"
não é número de construção, é número de proposta comercial...ou os ENVC já fizeram 22 navios desde que se meteram nos NPO?


Acho que devem ser números de construção contratada.

Do site dos ENVC:
Neste momento estão em curso as seguintes construções :
2 Navios de Patrulha Oceânica (NPO 2000) (C. Nº. 238 / 239)

2 Navios de Combate á Poluição (NCP) (C. Nº. 240 / 241)

5 Lanchas de Fiscalização Costeira (LFC) (C. Nº. 249-253)

4 Navios para transporte de contentores ISO / carga a granel
        (C. Nº. 254 / 257) de 10.000 tdw

2 Navios Ro-Ro Car & Passenger (C. Nº. 258 / 259)

2 Mega-Iates (C. Nº. 260 / 261)


O "buraco" de sete construções (2º NCP -> 241; 1ª LFC -> 249, ou seja, "faltam" a 242, 243, 244, 245, 246, 247 e 248) suponho que se refira aos contratos de outros 6 NPO e do NAVPOL. Ou já entregaram 7 navios desde que começaram com esta novela?! Bem, considerando que têm os cascos lá a flutuar há 2 anos, até nem é completamente descabido que já tenham sido entregues esses 7 navios, se não tiverem sido coisa complicada.

Pelo menos a construção nº 254 foi entregue a 8 de Outubro, segundo consegui perceber por esta notícia. E se estavam a trabalhar nesses navios, não me parece que ainda tivessem tido tempo de fazer os tais outros 7.

Ou se calhar estou confundido com a quantidade de NPO. Já não me lembro, eram 6 NPO + 2 NCP, ou 8 NPO + 2 NCP? Se é a primeira, então há mais duas "construções" que podem já ter sido entregues apesar de terem começado depois dos NPO.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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P44

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« Responder #1494 em: Outubro 29, 2008, 08:10:19 am »
emarques

os únicos NPOs que existem sem ser em sonhos são os P360 e P361

que eu saiba isto não passou ainda do papel:
Citar
2 Navios de Combate á Poluição (NCP) (C. Nº. 240 / 241)

5 Lanchas de Fiscalização Costeira (LFC) (C. Nº. 249-253)


Se estiver enganado corrijam-me :roll:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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« Responder #1495 em: Outubro 29, 2008, 11:15:58 am »
Citação de: "P44"
emarques

os únicos NPOs que existem sem ser em sonhos são os P360 e P361

que eu saiba isto não passou ainda do papel:
Citar
2 Navios de Combate á Poluição (NCP) (C. Nº. 240 / 241)

5 Lanchas de Fiscalização Costeira (LFC) (C. Nº. 249-253)

Se estiver enganado corrijam-me :roll:

Possivelmente não terão passado ainda do papel (é o mais provável, até, pelo menos não há indicação do contrário). Mas eu limitei-me a citar o site dos ENVC e a tentar perceber porque é que há um espaço de 7 números de construção entre duas construções que os ENVC consideram estar "em curso" (o que pode querer dizer "estão em finalização de projecto", ou "estão em fila de espera para começar a construção").

Não sei se será hábito dos ENVC saltar números de construção, mas não me parece que seja muito lógico que o façam.
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« Responder #1496 em: Outubro 29, 2008, 11:54:56 am »
do site dos Envc, estas são asconstruções entregues desde 2003

Nº   NOME   ARMADOR   PAÍS   ENTREGA   COMPR. PP (m)   BOCA (m)   TDW   
213   Carmel Ecofresh   ORIZONT SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbG   Alemanha   2003   174,53   25,14   15000   
212   FS Thais    FOUQUET-SACOP   França   2003   134   23   19117   
214   Carmel Bio-Top   ORIZONT SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbG   Alemanha   2004   174,53   25,14   15000   
224   Kiisla   FORTUM OIL OY   Finlandia   2004   132,2   21,7   14000   
225   Suula   FORTUM OIL OY   Finlandia   2005   132,2   21,7   14000   
227   FS Philippine   FOUQUET-SACOP   França   2005   134   23   15500   
230   Industrial Diamond   MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS “AQUILA J”   Alemanha   2006   112   20   8000   
231   Industrial Destiny   MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS “DRAGO J”   Alemanha   2006   112   20   8000   
232   Industrial Dawn   MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS “ORION J”   Alemanha   2007   112   20   8000   
233   Industrial Dream   MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS “VELA J”   Alemanha   2007   112   20   8000   
210   Corvo   Mutualista Açoreana de Transportes Marítimos   Portugal   2007   112.00   20.00   9000   
228   Industrial Dolphin   MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS "HENRICUS J"   Alemanha   2007   112   20   8000   
229   Industrial Dart   MARE SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbH & CO KG MS "JOHANN J"   Alemanha   2008   112.00   20.00   8000   "

não me parecem construções assim tão simples.... até alguns à beira dos NPO's parecem bem mais complicados, p/exemplo os reefers

e continuo a dizer que é numero de proposta, não numero de construção...
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #1497 em: Outubro 29, 2008, 12:57:33 pm »
Os ENVC, e a sua Comissão de Trabalhadores, continuam a afirmar que os estaleiros não possuem experiência em construção de navios de guerra desde o tempo da fragata da classe "Pereira da Silva", e que é um processo extremamente complexo.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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« Responder #1498 em: Outubro 29, 2008, 01:34:38 pm »
Charlie, não sei onde vai buscar as suas informações, mas não acredito que ninguém ligado à Administração dos ENVC ou mesmo à sua Comissão de Trabalhadores fizesse uma afirmação dessas...

É um facto que os ENVC não constroem navios militares desde 1968, quando foi entregue a Fragata Alm. Magalhães Correa, mas acredito sinceramente que o problema do atraso dos NPO não está nos ENVC, mas sim num projecto constantemente a ser alterado...

Porque se a culpa fosse de atraso dos ENVC, pensem nas penalidades contratuais por atraso que esta empresa estaria a pagar.... acham que é viável? E a Marinha ainda não a vi a reclamar, se fosse atraso dos ENVC, andavam aí a bradar aos 7 ventos isso...

E no fundo, se calhar é muito mais complexo construir um Reefer ( C213/C214 ), um enxofreiro ( C206 ) ou navios químicos do tipos da C224/C225 do que propriamente um NPO, que não passa de um casco civil, pintado de cinzento e com dualidade de equipamentos.... não vejo a grande complexidade de construção que isto possa ter, mas se estou enganado corrijam-me...

como podem ver na lista que eu postei anteriormente, entregaram 13 navios em 5 anos e da ultima vez que lá estive, tinham um ferry para os Açores em fase de acabamento, um porta-contentores na fase de instalação, outro em fase de aprestamento e 3 reparações...

na altura os NPO estavam simplesmente.......  parados, ninguém lá estava a fazer nada... há coisa de 6 meses...

No entanto não me parece que seja falta de capacidade de trabalho da empresa, ou dos seus técnicos.....

tenho mais dúvidas em relação à capacidade deles construírem os já falados Mega Iates porque isso é outra loiça... muito mais exigentes técnicamente

eu aposto que o primeiro NPO será entregue no 1º semestre de 2009 e o segundo, pouco tempo depois.
 

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FS

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« Responder #1499 em: Outubro 29, 2008, 02:01:42 pm »
Citação de: "aguadoce1"
Visto que os NPO são:
1- O seu conceito é baseado em plataforma civil.
2- Não foi mínimamente pensado para absorver choques resultantes de combate, minas, absorsão do "coice" de armamento mais pesado.
3- Toda a subdivisão interna foi concebida para um meio não combatente:


Caro Aguadoce,

Onde e que voce foi buscar esta informacao?!


http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_abr2006/pag_16.html