Em relação a este projecto devo dizer que isto já é mesmo incompetencia, é um completo não querer saber que se passa aqui, como é que um projecto naval tão simples como este custa assim tanto a fazer é que lhes posso dizer mesmo isto eu tenho conheçimento na area da engenheira (sou finalista do curso de Eng. Aeronautica) e embora a eng. naval em particular não seja especialmente a minha area posso dizer que por curiosidade e algumas parecenças com a minha area este projecto é de concepção bastante simples e mesmo bastante versatil, e mesmo que houvesse alterações significativas no casco tenho a opinião (que no entanto admito que possa tar errada) que essas alterações profundas nunca demorariam este tempo todo, axo que qualquer individuo (ou grupo de individuos) com o curso de engenharia naval seria capaz de executar em linhas gerais este projecto sem nenhum problema e como os estaleiros têm mostrado ter a capacisdade de construir e certamente que há bons eng. navais em portugal a culpa deste atrazo parece-me claramente um deixar andar e um incumprimento escandaloso em todo o projecto, e se a marinha tem culpa no projecto certamente que os estaleiro navais de viana do castelo tambem não estaram a proceder da melhor maneira, pois nem que fosse por uma questão de mostrar capacidade produtiva na area militar já deviam ter exigido um projecto final á Marinha e deitado as mãos á obra certamente que da parte da marinha nem que fosse com contratação de engenheiros estrangeiros iria conseguir fazer um projecto bem viavel e de acordo com as necessidades. Mas sem duvida que concordo que a maior culpa vem do governo pois já que o dinheiro investido no projecto saiu do bolso de todos os Portugueses eles haviam de ser os primeiros a exigir um produto acabado dentro dos prazos e caso isso não acontece alguem devia ser responsabilizado por isso, acima das necessidades da marinha esta a justificação de como são gastos os nossos impostos, pois á partida todos demos o nosso suor para eles serem pagos.
Agora quanto ao barco em si penso que me vou repetir e peço já desculpa por isso, se alguem se sentir ofendido por isso, mas axo que ,ao contrario do que aqui algumas pessoas disseram, o navio mesmo para patrulhamento apenas está sub-armado, varios patrulhas de outras marinhas contam com peças de 76 mm ou 57mm, obviamente associadas a um radar director de tiro, porque mesmo que o navio tenha como principal função a patrulha e deve tambem contribuir com alguma dicuasão militar, e para as funções de patrulha penso que não é preciso nenhum canhão de 40 mm ou 30 mm, na minha opinião para patrulha um canhão de 20 mm ou uma simples metralhadora pesada de 12.7 mm é bem suficiente, e então o NPO podia bem contar com essas duas armas, peço novamente desculpa por repetir algo que foi dito.
Gostaria muito que se aproveitasse algum conhecimento ganho de ambas as partes com este projecto para se produzirem unidades seguintes e um ritmo bem maior, já que é um navio muito simples, mas sinceramente acredito que depois destes dois que estão a enferrujar e de possivelmente mais outros dois de combate á poluição não se vão contruir mais nenhuns...
Gostaria no entanto de perguntar se parece possivel tanto tecnicos como em termos financeiros contruir no futuro uma classe de corvetas baseada neste casco?? (desculpem o testamento)