Tudo bem,
Get_it.Se você viu o video que sugeri,aliás no (Coast Guard Channel),tem óptimos videos,sobre tal conceito que defendo.Você tem razão em afirmar que um NAVPOL,é muito mais eficaz também concordo,mas também quando afirma que somos um país "pequeno"(na sua definição,não tanto quanto no seu conceito,em relação ao pequeno),e termos prioridades.Mas é nesse conceito que começo a fechar meu puzzle,me parece claro que no futuro tais operações serão a nível SNBPC,até para deixarmos a nossa Marinha com o que se deve ou deveria preocupar.Mas junte as informações e verá que se eu estiver errado,até admito estar profundamente errado nada disto terá sentido.Penso neste conceito.Quanto ao NAVPOL,estivemos muito tempo parados,não se pode ir a todo lado ao mesmo tempo,ainda por cima termos séria restrições orçamentais,mas chegaremos lá,cada vez estou mais convicto disso,estamos a pensar de forma estruturante e não populista,agora tudo isto demora tempo,e inclusive pode não dar certo,infelizmente ou felizmente vivemos num sistema político que muda a quatro anos,com alternância entre PS e PSD,e o que uns projectam quando os outros assumem,modificam todos esses projectos por pura vaidade,até os bons.
Sinceramente estou dando o benefício da dúvida,certo que tanto eu como todos nós pretendemos uma reestruturação que nos coloque num estágio superior.Veja a modernidade,hoje as missões são mediáticas e sobretudo de cariz humanitário,não seria muito mais eficaz por exemplo,em vez de mandarmos a Corveta Honório Barreto,para a Guiné-Bissau mandarmos uma ambarcação de apoio humanitário,mas primeiro temos de nos respaldar,é por aí que vejo tudo isto,se não tudo isto é triste tudo isto é fado.
Abraços,