Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

• 5925 Respostas
  • 1785847 Visualizações
*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #1215 em: Março 05, 2008, 10:57:31 pm »
Ares escreveu:
é impressionante esse brinquedo de 40 mm...ja agora, a que altitudes pode dispara o canhão de 40 e tem capacidade de disparar a 360?

Antes de mais quero fazer uma correcção: A Bofors de 40mm/L 60 tem uma cadência de tiro de 120 tpm e não de 600 como eu escrevi :oops: .
A versão L 70 tem uma cadência de tiro de 300 tpm.
O alcance máximo é de 10 Km, e o táctico de 3 Km. A elevação é de 80º na L/60, e 12 Km máximo, 4 Km. táctico. Elevação até 90º, e pode empregar munições de espoleta de proximidade e ser comandadas por um director de tiro.
As dos NPO serão as L/60.

O Stinger tem maior alcance, mas pode ser sensivel a engodos (chaff ou flares).
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

Johnnie

• Analista
  • 726
  • Recebeu: 96 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +102/-90
(sem assunto)
« Responder #1216 em: Março 05, 2008, 11:14:20 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
O trabalho de fiscalização que efectuamos nas costas africanas não é passivel de ser englobado em nenhum dos riscos que menciona, já que operamos em conjunto com as autoridades desses países.

Não totalmente correcto isso...conheço quem tenha estado a bordo da Vasco da Gama na missão da Guiné Bissau e ao que me foi contado tiveram que utilizar o Phalanx para afugentar uns passaros mais atrevidos que insistiam em rondar o local... :wink:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"

*

Ares

• 25
  • +0/-0
não é ser teimoso é uma saudavel troca de ideias...
« Responder #1217 em: Março 05, 2008, 11:30:56 pm »
Diz-me que o Stinger tem maior alcance, mas pode ser sensivel a engodos (chaff ou flares).

Eu quando imagino a utilização de este tipo de arma não penso em aeronaves de asa fixa de supremacia aerea... (ha outros)

Imaginemos o seguinte... Se alguem quiser, por exemplo, fazer contrabando de alguma coisa interessante, basta que tenha um heli ligeiro a bordo com um bom nível de prontidão e antes desses 12km levantar voo e secar os pés sem sequer de sentir essas munições de espoleta de proximidade. Era o que eu faria...

Agora com um brinquedo desses a bordo (stinger) ja não tinham coragem de descolar.

Para alem de que ha outras vantagens, por exemplo:

1)Podemos projectar esta arma em terra com os fuzileiros (não é fiscalização ja sei mas nunca se sabe)
2) Muito dificilmente um f-18 espanhol perto da madeira se atrevia a passar a baixa altitude...la para os lados da reserva natural.
3) Quem garante que a arma está ou não embarcada? até os navios anti poluição eram dissuasores.

atenção que ninguem que tirar de la os 40mm...Foi so uma ideia...
"Não interrompas a marcha de um exército em seu retorno para casa. Um exército cercado deve ter uma saída. Não pressiones um inimigo desesperado."

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10661
(sem assunto)
« Responder #1218 em: Março 05, 2008, 11:37:31 pm »
O Stinger não é desviado por chaffs.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #1219 em: Março 06, 2008, 05:47:48 am »
luis filipe silva escreveu:
O trabalho de fiscalização que efectuamos nas costas africanas não é passivel de ser englobado em nenhum dos riscos que menciona, já que operamos em conjunto com as autoridades desses países
.

Johnnie escreveu:
Não totalmente correcto isso...conheço quem tenha estado a bordo da Vasco da Gama na missão da Guiné Bissau e ao que me foi contado tiveram que utilizar o Phalanx para afugentar uns passaros mais atrevidos que insistiam em rondar o local...

Portanto creio que a razão me assiste. A Vasco da Gama é uma fragata e não um NPO, e o governo guineense não controlava a situação.
E havia ainda as forças do Senegal.
saudações:
Luis Filipe Silva

*

Ares

• 25
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1220 em: Março 06, 2008, 08:32:36 pm »
De resto, como já por aqui foi escrito 28 372 vezes, Os NPO tal como os seus congéneres nas outras marinhas, não têm armamento anti aéreo, e servem apenas para fiscalizar a pesca, o tráfico, a imigração ilegal e o contrabando.

2 exemplos Russos interessantes, com misseis portateis anti aereos (Igla-1M portable air defence missile system):

http://www.naval-technology.com/projects/mirage_boat/

http://www.milparade.com/catalog/pdf/467.pdf

No México os a Classe Durango esta equipada com SA-18 Grouse missiles ( Russian/Soviet man-portable infrared homing surface-to-air missile)

Na India a classe Bangaram esta armada com Man-portable air-defense systems (MANPADS)

Se bem que a maioria dos Patrulhas oceanicos não contam com este tipo de sistemas, há marinhas que ja os instalaram.
"Não interrompas a marcha de um exército em seu retorno para casa. Um exército cercado deve ter uma saída. Não pressiones um inimigo desesperado."

*

FS

• 95
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1221 em: Março 07, 2008, 01:07:12 pm »
Se bem que a maioria dos Patrulhas oceanicos não contam com este tipo de sistemas, há marinhas que ja os instalaram.

E qualquer marinha pode instalar desde que haja razao para isso. O que penso nao ser o caso da realidade Portuguesa...

E porque e que um helicoptero iria atacar um navio patrulha? Eles tem o helicoptero para evitar o navio patrulha, nao para ir atras dele... :shock:

Se eventualmente um NPO tiver que se confrontar com meios aereos, a questao nao e o que o NPO pode fazer. A questao e porque e que a armada mandou uma NPO e nao uma fragata...

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #1222 em: Março 07, 2008, 02:40:19 pm »
FS escreveu:
E porque e que um helicoptero iria atacar um navio patrulha? Eles tem o helicoptero para evitar o navio patrulha, nao para ir atras dele...  

Se eventualmente um NPO tiver que se confrontar com meios aereos, a questao nao e o que o NPO pode fazer. A questao e porque e que a armada mandou uma NPO e nao uma fragata...

Aí é que reside a questão. Talvez a maioria dos foristas sejam jovens que querem tudo do "tunning" Mas o NPO é só um navio patrulha num casco grande, pensado para sair barato. Podia ter uma peça de 76 Otto Melara, ou uma Bofors de 57? Claro!.. Mas aí iam ficar muito mais caros: 8 peças de 76, 8 radares de aviso de superfície, 8 direcções de tiro, 8 COC, 8 guarnições maiores. As peças de 40 já cá estavam, e os navios são concebidos para a fiscalização da  pesca, contrabando e emigração ilegal.
Como escreveu o colega FS, para o resto servem as fragatas. E já nem falo no hângar, porque então seriam precisos mais 4 ou 5 helicópteros e suas tripulações.
saudações:
Luis Filipe Silva

*

LM

• Investigador
  • 3270
  • Recebeu: 1515 vez(es)
  • Enviou: 4218 vez(es)
  • +2206/-124
(sem assunto)
« Responder #1223 em: Março 07, 2008, 03:58:06 pm »
Uma questão, pura curiosidade: de onde aparecem as Bofors 40mm/L60 que vão equipar os NPO's...? Pensava (sim, e a pensar um certo animal faleceu, eu sei :wink:) que o modelo L70 seria "padrão" à muito tempo... tem o L60 caracteristicas próprias que o levaram a ser escolhido para as corvetas / patrulhas existentes ou...?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

P44

• Investigador
  • 20896
  • Recebeu: 7043 vez(es)
  • Enviou: 8073 vez(es)
  • +8126/-13042
(sem assunto)
« Responder #1224 em: Março 07, 2008, 04:03:15 pm »
as L60 não serão as dos CACINES, que irão ser re-instaladas?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Ares

• 25
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1225 em: Março 07, 2008, 04:08:02 pm »
FS escreveu:

E porque e que um helicoptero iria atacar um navio patrulha? Eles tem o helicoptero para evitar o navio patrulha, nao para ir atras dele...

Se reparou eu dei os dois exemplos...mas esse cepticismo é o mesmo que os cepticos das forças armadas sempre usam... "ha não vai passar nada..."

Bom... não vou mesmo insistir mais com este tema dos sistemas portateis anti-aereos. A verdade é que sem grandes "tunnings" ficamos, sempre que necessario, com capacidade anti-aerea nos NPO. Era sobre este ponto que queria trocar ideias e a vossa opinião.

Pelos vistos sou o único que pensa desta forma...

O bom era que estivessem ja ao serviço para se embarcar nem que seja umas latas de cervejas...Isso sim, com um pouco de pontaria derruba qualquer passaro.

*

LM

• Investigador
  • 3270
  • Recebeu: 1515 vez(es)
  • Enviou: 4218 vez(es)
  • +2206/-124
(sem assunto)
« Responder #1226 em: Março 07, 2008, 04:37:37 pm »
as L60 não serão as dos CACINES, que irão ser re-instaladas?

A minha questão é porquê as "Cacines" tiveram L60 se desde a IIGM o L70 é a norma (julgo eu e disto sei nada...) - tem o L60 vantagens em, por exemplo, tiro para terra...? Os AC-130 têm/tinham esta peça...

E até os NPC substituirem os "Cacine" estes ultimos usam o quê? Ou reparos de 40/L60 há muitos em stock (duplos das "João Coutinho" deve haver).
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

Ares

• 25
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1227 em: Março 07, 2008, 06:06:45 pm »
Encontrei umas fotos interessantes do interior do Navio Patrulha Oceânico - NaPaOc - ARM Oaxaca PO-161 Mexicano.

Aqui deste lado do Mundo construiram uns Navios Patrulha Oceânicos bem interessantes:

Esta lancha tem muito bom aspecto:

http://www.alide.com.br/artigos/tamanda ... re_108.jpg

Vejam o resto das fotos neste site brasileiro:
http://www.alide.com.br/artigos/tamandare/index.htm

O interior dos nossos vai ser alguma coisa parecida com isto?

*

Miguel

• Investigador
  • 2502
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
(sem assunto)
« Responder #1228 em: Março 07, 2008, 07:24:26 pm »
Estive em Viana e vi os 2 NPOs pintadinhos com o famoso verde da nossa armada.

Foi me indicado que a entrega dos 2 NPO sera para Abril 2009 :shock:  Afinal sera esse o NAVPOL :!:

*

pmdavila

• Perito
  • **
  • 366
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1229 em: Março 07, 2008, 07:58:18 pm »
Citação de: "Miguel"
Estive em Viana e vi os 2 NPOs pintadinhos com o famoso verde da nossa armada.

Foi me indicado que a entrega dos 2 NPO sera para Abril 2009 :shock:  Afinal sera esse o NAVPOL :!:

Verde?!  :conf:
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"