Estive a imaginar se não tivesse havido Portugal, o que teria sido a península
ibérica, o que teria sido o mundo e mesmo até a própria Europa ?
Em termos de descobrimentos, o que teria sido ?
O que seria de nós ?
Se o povo continuasse a ter a força que tinha antes de se tornar Portugal, a lingua lusa continuaria. Porém não evoluíria como o fez. Receberia mais influências do hispânico. Como ponto estratégico importante para a Espanha talvez perdesse totalmente sua origem, tendo vários militares ocupando a região e procriando entre as tribos ali existentes. Quem sabe em alguma colina ou outra alguma aldeia se mantivesse com suas tradições.
Mas em termos globais o que aconteceria seria bem maior. Teríamos uma nação a menos promovendo a escravidão, e de cunho importante. Menos tribos afros seriam colocados em guerra entre si. A Índia demoraria um pouco mais para conhecer as potências ocidentais, a não ser pelos relatos árabes e alguns comerciantes que faziam as viagens assim como Marco Polo e sua família.
Ilhas como Madeira demorariam mais para ser descobertas, mas isso não faria muita diferença, sendo que até hoje ela não mostra muito desenvolvimento.
A europa toda ganhou com Portugal, graça a D. Henrique, D. João I.
Com um plano grandioso de navegar pelo sul da África e assim chegar as Índias, reuniram-se nas escola de Sagres, estudiosos do mundo inteiro.
Houve concentração de mapas, desenvolvimento de métodos construtivos e a tecnologia tornou tão avançada que se não houvesse Portugal, podemos dizer que talvez até o iluminismo chegasse com um século de atraso.
Falando em concentração a espanha estava queimando judeus, matando nobres, a itália estava competitiva demais para muitos banqueiros e se tornando um lugar perigoso.
Portugal abriu as portas para eles, ganhando muito com isso. Podemos dizer que muitos judeus, fisicos, nobres, cléricos suspeitos e ricos não estariam vivos se Portugal não existisse.
Colombo estudou também os mapas e técnicas em Sagres, a descoberta das Américas teria seu atraso.
A Inglaterra sofreria mais o bloqueio continental se não tivesse Portugal para furar o bloqueio, talvez até sofrendo derrota nas mãos de Napoleão, estando mais uma vez sobre domínio Francês... Almirante Nelson não teria sua vitória.
Nossa, isso vai longe. Brasil seria mais um pais falando castelhano e talvez, quem sabe, fazendo parte do Paraguai.
Paraguai, que havia se tornado uma nação bem poderosa na américa do Sul, mas sem saída para o mar, poderia então ser bem mais poderosa... talvez até, no século XX fazendo frente aos EUAs e domindo o comércio mundial. Claro, nem pensar que existiria floresta Amazonica.
Tirar Portugal do contexto, sem exagero, seria como tirar a existência da Grécia, e assim, Roma deixaria de existir, e nem pensar em ter tido algum Hitler.