Colegas, eu só levanto a hipótese com preços baixos ou mesmo de borla. Embora não tenha informação oficial, num outro fórum estava-se a falar de €50,000 por veículo. Façam lá as contas. Se são assim tão contra gastar dinheiro com material velho...então e as OHP?
Os americanos usam à já muito tempo o binómio M1 Abrahams - M2 Bradley. A minha ideia era atraves de preços reduzidos ou irrisórios conseguir uma certa quantidade de veículos para operar com o Leo2 no terreno. Já por sua vez, os israelitas rejeitaram o conceito, e simplesmente usam M-113 com mais protecção.
Sempre podemos meter uns M-113 a fazer o desenrascar e depois no futuro comprar outro veículo é verdade..
CV9030...custo unitário €2,67 milhões ( 45 para Finlândia por €120m)
CV9035...custo unitário €4,17 milhões (45 para Dinamarca por €188m)
PUMA......custo unitário €7,3 milhões (410 para Alemanha por +-€3B)
O chato é que a comprar material desta categoria, aparenta ser somente lá para 2020, a não ser que algum governo tenha a brilhante ideia de modificar a LPM e acrescentar isto (muito dificil). Logo, na longa lista do "deviamos ter", o facto de não ser uma grande prioridade, vai fazer-nos ficar muiiiiito tempo à espera de tal veículo ( daí o meu desespero

e estar a tentar conseguir algo "quase dado" para colmatar essa falha)