IFV português

• 43 Respostas
  • 17052 Visualizações
*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
IFV português
« em: Junho 30, 2006, 06:01:31 pm »
Boas tardes,

como é sabido, a Alemanha vai iniciar a substituição dos Marders pelos Puma. IFV é uma vertente que falta ao exército português, embora pronto, podemos considerar o Pandur como veículo para desempenhar esse papel de certa forma.

Gostaria de saber a vossa opinião acerca da incorporação de umas dezenas desses veículos nas forças portuguesas, de preferência os mais recentes, visto que o Marder já conta com uns 30 anos, embora tenha tido uns upgrades à menos tempo.

Talvez com a diminuição organica resultante de menos CC, poderiamos complementar com a criação de alguns grupos de IFV...alguém que perceba melhor da organica que diga de sua ideia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Marder_(IFV)
 http://www.youtube.com/watch?v=R7Ze46Yj_7I&eurl=

Ou será demasiada areia para o nosso camião?
« Última modificação: Julho 05, 2006, 09:10:11 am por Marauder »

*

Duarte

• Investigador
  • 4283
  • Recebeu: 683 vez(es)
  • Enviou: 2055 vez(es)
  • +3108/-1374
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 30, 2006, 06:38:25 pm »
Uns 70 davam para equipar as seccões de atiradores de dois BIMec e alguns para o EREc. OM-113 nas versões porta-morteiro, ambulância, Posto de comando, etc.. continuariam ao serviço.
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1080/-10923
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 30, 2006, 08:15:09 pm »
É melhor comprar novo!
Poucos mas novos CV90.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 30, 2006, 09:06:32 pm »
500 em principio vão rumar ao exército grego...uns afirmam custo zero, outros €50.000 por cada um. A versão que devem receber não sei.

Entretanto, o army-technology afirma que 2.000 Marders AI estão a chegar ao fim de vida operacional. A versão mais recente é o Marder A5, que entrou em serviço em 2002-03.

Claro que o ideal é sempre comprar o que é novo Luso, visto que contém novas e melhores tecnologias, etc etc. No entanto o novo sai caro.

Eu levantei esta hipótese a fim de ser...."uma pexinxa.."..é que eu sou muito agarrado ao dinheiro  :lol:

O Marder viria desempenhar um papel temporário, até ser substituido por um IFV melhor...

*

Get_It

• Investigador
  • 2621
  • Recebeu: 714 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 30, 2006, 09:12:06 pm »
Citação de: "Marauder"
(...)

O Marder viria desempenhar um papel temporário, até ser substituido por um IFV melhor...

Esse "papel temporário" é o mesmo que 30 anos, certo? :X

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 30, 2006, 09:15:53 pm »
Citação de: "Get_It"

Depende de quem está a comandar a orquestra...

Para mim é seria entre 5 a 10 anos...15 no máximo..há que pagar o outro equipamento até que se tenha massa disponivel outra vez...

*

Get_It

• Investigador
  • 2621
  • Recebeu: 714 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 30, 2006, 09:27:44 pm »
Citação de: "Marauder"

Depende de quem está a comandar a orquestra...

Para mim é seria entre 5 a 10 anos...15 no máximo..há que pagar o outro equipamento até que se tenha massa disponivel outra vez...

Mas então nesse caso não será exagero?
É que comprar equipamento, nem que custe abaixo dos cem mil euros, só para ser temporário não parece boa ideia. E é que é logo equipamento que não vai ser utilizado em missões.

É que mais vale fazer como o Luso disse, comprar novo. Ou pelo menos algo que aguente operar durante uns 20 anos.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #7 em: Junho 30, 2006, 09:43:06 pm »
E é que é logo equipamento que não vai ser utilizado em missões.

Porque? So se for porque para essas missões já teremos o Pandur II.

O que eu sei é que até que esses "novos" venham...bem..não estarei mais novo de certeza.

O Marder serviria para fazer a ponte entre o ZERO e um novo IFV como é agora o CV90. Estas forças e know-how não surgem do nada.

Eu simplesmente olhei para o mercado, e tento colmatar buracos das forças armadas sem comprometer orçamentos. Daí o custo reduzido de tal compra, que será equipamento bom, mas temporário.

Mas não me importo por esperar pelo novo IFV..mas o melhor é mesmo esperar sentado...porque nunca ouvi alguém a falar "desta necessidade" nas FA portuguesas, e mesmo aqui no fórum, só se for um tópico velhito..

Resumindo....entre 0 e 0,5...que tenhamos 0,5 de borla sff

Cumprimentos..

PS: também vi escrito num outro forum que 190 dos Marders que supostamente vão para a Grécia tem quilometro Zero.
« Última modificação: Junho 30, 2006, 09:47:29 pm por Marauder »

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • +1080/-10923
(sem assunto)
« Responder #8 em: Junho 30, 2006, 09:43:47 pm »
Marauder, eu também vou à "Boutique Ciganá" :mrgreen:
Mas já deviamos ter aprendido que grandes quantidades de lata não significam nada. Só servem para as estatísticas e mesmo assim...
Há que aceitar o facto e, em vez de unidades sobredimensionadas para a sua reduzida operacionalidade e valor militar então que se tenham menos unidades mas válidas.
O velho vai durar tanto como o novo, e quando o velho estiver carcomido pelo tempo o novo estará, pelo menos, velho.

*

Sintra

• Perito
  • **
  • 563
  • Recebeu: 179 vez(es)
  • Enviou: 144 vez(es)
  • +38/-3
(sem assunto)
« Responder #9 em: Junho 30, 2006, 09:50:53 pm »
Hum, algo me diz que se os Pandur vierem em nº suficiente já é bom...

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #10 em: Junho 30, 2006, 09:53:55 pm »
Não sei se o material estará assim tão podre....afinal, os Marders ganharam ao Bradley no concurso grego.

Supostamente, penso que o Marder A3 supera a versão original do Bradley (li escrito algures). Mas pois, é claro que estamos a falar de veículos cujo design já é velhote...Marder A1 começou a ser construido em 71 e o Bradley lá para os 80s. No entanto, ambas continuam a ser armas muito válidas.

Não digo comprarmos grandes quantidades. Para mim entre 20 a 40 era bom, de preferencia os que estão em melhor condições, com mais upgrades, menos quilometros, etc. De preferencia de borla ou quase de borla  :roll:

Seria bom...mas pronto....sonhare humanum est...

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • +1080/-10923
(sem assunto)
« Responder #11 em: Junho 30, 2006, 09:54:34 pm »
Provavelmente terá razão Sintra!
Imagine: fala-se do Último modelo do Leo e o pessoal fica logo com reflexos pavlovianos, tal é a fome!

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #12 em: Junho 30, 2006, 09:58:24 pm »
Citação de: "Luso"
Imagine: fala-se do Último modelo do Leo e o pessoal fica logo com reflexos pavlovianos, tal é a fome!

É muita....é muita... :lol:

Eu também acho improvavel que um dia tenhamos forças modernas englobando MBTs, os Pandur, IFVs...e também acho que na mente dos generais está a ideia que IFV é desperdicio visto que o Pandur faz quase o mesmo papel...mas pronto..

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 02, 2006, 11:48:58 am »
Ou então uns YPR-765 holandeses, que estão igualmente velhos... :twisted:

*

fealcap

• 132
  • +0/-0