IFV português

• 43 Respostas
  • 15968 Visualizações
*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
IFV português
« em: Junho 30, 2006, 06:01:31 pm »
Boas tardes,

como é sabido, a Alemanha vai iniciar a substituição dos Marders pelos Puma. IFV é uma vertente que falta ao exército português, embora pronto, podemos considerar o Pandur como veículo para desempenhar esse papel de certa forma.

Gostaria de saber a vossa opinião acerca da incorporação de umas dezenas desses veículos nas forças portuguesas, de preferência os mais recentes, visto que o Marder já conta com uns 30 anos, embora tenha tido uns upgrades à menos tempo.

Talvez com a diminuição organica resultante de menos CC, poderiamos complementar com a criação de alguns grupos de IFV...alguém que perceba melhor da organica que diga de sua ideia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Marder_(IFV)
 http://www.youtube.com/watch?v=R7Ze46Yj_7I&eurl=

Ou será demasiada areia para o nosso camião?
« Última modificação: Julho 05, 2006, 09:10:11 am por Marauder »

*

Duarte

• Investigador
  • 3261
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 1633 vez(es)
  • +2498/-1065
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 30, 2006, 06:38:25 pm »
Uns 70 davam para equipar as seccões de atiradores de dois BIMec e alguns para o EREc. OM-113 nas versões porta-morteiro, ambulância, Posto de comando, etc.. continuariam ao serviço.
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

Luso

• Investigador
  • 8827
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10428
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 30, 2006, 08:15:09 pm »
É melhor comprar novo!
Poucos mas novos CV90.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 30, 2006, 09:06:32 pm »
500 em principio vão rumar ao exército grego...uns afirmam custo zero, outros €50.000 por cada um. A versão que devem receber não sei.

Entretanto, o army-technology afirma que 2.000 Marders AI estão a chegar ao fim de vida operacional. A versão mais recente é o Marder A5, que entrou em serviço em 2002-03.

Claro que o ideal é sempre comprar o que é novo Luso, visto que contém novas e melhores tecnologias, etc etc. No entanto o novo sai caro.

Eu levantei esta hipótese a fim de ser...."uma pexinxa.."..é que eu sou muito agarrado ao dinheiro  :lol:

O Marder viria desempenhar um papel temporário, até ser substituido por um IFV melhor...

*

Get_It

• Investigador
  • 2625
  • Recebeu: 711 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 30, 2006, 09:12:06 pm »
Citação de: "Marauder"
(...)

O Marder viria desempenhar um papel temporário, até ser substituido por um IFV melhor...

Esse "papel temporário" é o mesmo que 30 anos, certo? :X

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 30, 2006, 09:15:53 pm »
Citação de: "Get_It"

Depende de quem está a comandar a orquestra...

Para mim é seria entre 5 a 10 anos...15 no máximo..há que pagar o outro equipamento até que se tenha massa disponivel outra vez...

*

Get_It

• Investigador
  • 2625
  • Recebeu: 711 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 30, 2006, 09:27:44 pm »
Citação de: "Marauder"

Depende de quem está a comandar a orquestra...

Para mim é seria entre 5 a 10 anos...15 no máximo..há que pagar o outro equipamento até que se tenha massa disponivel outra vez...

Mas então nesse caso não será exagero?
É que comprar equipamento, nem que custe abaixo dos cem mil euros, só para ser temporário não parece boa ideia. E é que é logo equipamento que não vai ser utilizado em missões.

É que mais vale fazer como o Luso disse, comprar novo. Ou pelo menos algo que aguente operar durante uns 20 anos.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #7 em: Junho 30, 2006, 09:43:06 pm »
E é que é logo equipamento que não vai ser utilizado em missões.

Porque? So se for porque para essas missões já teremos o Pandur II.

O que eu sei é que até que esses "novos" venham...bem..não estarei mais novo de certeza.

O Marder serviria para fazer a ponte entre o ZERO e um novo IFV como é agora o CV90. Estas forças e know-how não surgem do nada.

Eu simplesmente olhei para o mercado, e tento colmatar buracos das forças armadas sem comprometer orçamentos. Daí o custo reduzido de tal compra, que será equipamento bom, mas temporário.

Mas não me importo por esperar pelo novo IFV..mas o melhor é mesmo esperar sentado...porque nunca ouvi alguém a falar "desta necessidade" nas FA portuguesas, e mesmo aqui no fórum, só se for um tópico velhito..

Resumindo....entre 0 e 0,5...que tenhamos 0,5 de borla sff

Cumprimentos..

PS: também vi escrito num outro forum que 190 dos Marders que supostamente vão para a Grécia tem quilometro Zero.
« Última modificação: Junho 30, 2006, 09:47:29 pm por Marauder »

*

Luso

• Investigador
  • 8827
  • +1078/-10428
(sem assunto)
« Responder #8 em: Junho 30, 2006, 09:43:47 pm »
Marauder, eu também vou à "Boutique Ciganá" :mrgreen:
Mas já deviamos ter aprendido que grandes quantidades de lata não significam nada. Só servem para as estatísticas e mesmo assim...
Há que aceitar o facto e, em vez de unidades sobredimensionadas para a sua reduzida operacionalidade e valor militar então que se tenham menos unidades mas válidas.
O velho vai durar tanto como o novo, e quando o velho estiver carcomido pelo tempo o novo estará, pelo menos, velho.

*

Sintra

• Perito
  • **
  • 542
  • Recebeu: 122 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +33/-3
(sem assunto)
« Responder #9 em: Junho 30, 2006, 09:50:53 pm »
Hum, algo me diz que se os Pandur vierem em nº suficiente já é bom...

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #10 em: Junho 30, 2006, 09:53:55 pm »
Não sei se o material estará assim tão podre....afinal, os Marders ganharam ao Bradley no concurso grego.

Supostamente, penso que o Marder A3 supera a versão original do Bradley (li escrito algures). Mas pois, é claro que estamos a falar de veículos cujo design já é velhote...Marder A1 começou a ser construido em 71 e o Bradley lá para os 80s. No entanto, ambas continuam a ser armas muito válidas.

Não digo comprarmos grandes quantidades. Para mim entre 20 a 40 era bom, de preferencia os que estão em melhor condições, com mais upgrades, menos quilometros, etc. De preferencia de borla ou quase de borla  :roll:

Seria bom...mas pronto....sonhare humanum est...

*

Luso

• Investigador
  • 8827
  • +1078/-10428
(sem assunto)
« Responder #11 em: Junho 30, 2006, 09:54:34 pm »
Provavelmente terá razão Sintra!
Imagine: fala-se do Último modelo do Leo e o pessoal fica logo com reflexos pavlovianos, tal é a fome!

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #12 em: Junho 30, 2006, 09:58:24 pm »
Citação de: "Luso"
Imagine: fala-se do Último modelo do Leo e o pessoal fica logo com reflexos pavlovianos, tal é a fome!

É muita....é muita... :lol:

Eu também acho improvavel que um dia tenhamos forças modernas englobando MBTs, os Pandur, IFVs...e também acho que na mente dos generais está a ideia que IFV é desperdicio visto que o Pandur faz quase o mesmo papel...mas pronto..

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 02, 2006, 11:48:58 am »
Ou então uns YPR-765 holandeses, que estão igualmente velhos... :twisted:

*

fealcap

• 132
  • +0/-0