A Força Aérea também tem mecanicos mas os aviões vão fazer as inspecções de 3º escalão às OGMA, a FAP ainda faz as inspecções de 1º e 2º escalão e a reparação de avarias, agora é uma questão de dinheiro, o que é que fica mais barato? Pagar a uma empresa privada ou fazer a FAP, eu já ouvi dizer que quando era a FAP a fazer era muito mais barato fazer as inpecções porque só tinha que pagar as peças já que o pessoal é todo militar, mas também disseram que eram em maior numero e sendo assim teriam que aumentar o numero de efectivos o que teria os seus custos, eu sinceramente não sei qual é mais barato, e o que acontece nos aviões também acontece no "chão", já que a FAP tem pessoal com especialidades: Construção e Manutenção de Infra-Estruturas, electricistas, electronica, mecanicos de material terreste (carros), e quando fazem instalações novas são empresas civis que fazem e os carros vão todos para oficinas civis, na base o que se faz é trocar lampadas, trocar pneus, envernizar umas portas, é fazer uns biscates...