Finalmente: Leopard II para Portugal

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papatango

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« Responder #780 em: Outubro 27, 2008, 10:05:17 pm »
Bom, ....  :mrgreen: :mrgreen:

Acho que nem todos os EH-101 juntos levantavam um tanque :mrgreen:

De qualquer das formas, a questão em causa é o transporte táctico e não o transporte estratégico.

Nenhum helicóptero consegue mover um tanque pesado, e mesmo que o conseguisse fazer seria um absurdo de todo o tamanho utilizar helicopteros para transportar veículos de combate.

Num situação de combate em que a força precisasse de retirar para norte do Tejo, sendo negada a ponte Salgueiro Maia, pode-se partir do principio segundo o qual os helicópteros teriam que operar junto ou na proximidade de linhas inimigas, e portanto a potencial distância de mísseis anti-aéreos.

Portanto, mesmo que desse, não dava...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
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raphael

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« Responder #781 em: Outubro 27, 2008, 10:08:38 pm »
Logo completamente fora de questão! Peço desculpa pela dica impraticável, para a próxima documento-me melhor antes de mandar bitaites destes, de qualquer modo um gajo está sempre a aprender. :D
Um abraço
Raphael
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paraquedista

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« Responder #782 em: Outubro 27, 2008, 10:48:26 pm »
Citação de: "raphael"

Acaba por ser limitativo, mas nada que uma coordenação com a FAP não resolva (digo eu) o EH101 (ou mesmo o PUMA) não pode levar um Leopard-2 em carga suspensa? (claro que não pode ser sempre!) Também seria um treino interessante para os pilotos... O ideal mesmo seria uma ponte reforçada para a travessia, é ver a questão custo benefício (combustível/manutenção/tempo vs nova travessia).


Caro Raphael, so para lhe dar uma ideia o peso maximo a descolagem  de um Boeing 737-800 (estou-lhe a dar este exemplo porque voo nele) sao 79 Toneladas (inclui peso do aviao a volta de 43 Ton. + combustivel 21 Ton + Passageiros e carga 15 Ton.) ...como quer que um PUMA que pesa umas 10 Toneladas levante um carro com 62 Ton de peso.

Por isso sem duvida que a questao das pontes e um ponto a ter em consideracao...mas nada de alarmar pois antes de um conflito as unidades militares entram em diferentes estados de alerta...quando este atinge um certo nivel (ja nao me lembro dos codigos...ja la vao uns anos) as unidades saem do quartel e vao para um local que esta pre-estabelecido (que e algo que pratiquei aquando da inspeccao a CACar por parte de inspectores do Exercito).  

As unidades so estao em quarteis em tempo de Paz...em tempo de Guerra estao estabelecidos outros locais.
 

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nelson38899

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« Responder #783 em: Outubro 27, 2008, 11:05:06 pm »
offtopic:



Pelo que percebi é a carga máxima que cada uma das aeronaves pode levar
fonte:
http://www.aeronautics.ru/kr860.htm

um helicoptero que pode ajudar é o Mil MI26 mas a carga máxima é de 22000 Kg

caracteristicas
http://en.wikipedia.org/wiki/Mi-26
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Agostinho da Silva
 

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Cabecinhas

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« Responder #784 em: Outubro 27, 2008, 11:37:22 pm »
Um avião que ainda leva mais passageiros que o A-380 esse Sukhoi kr-860  :shock:  :shock:


http://www.aeronautics.ru/nws001/ai005.htm
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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papatango

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« Responder #785 em: Outubro 29, 2008, 01:06:29 am »
É sempre preciso ter cuidado com a fonte dos dados...
Sites russos...  :mrgreen:
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Pedro_o_Tuga

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« Responder #786 em: Outubro 29, 2008, 02:09:02 am »
Citação de: "papatango"
É sempre preciso ter cuidado com a fonte dos dados...
Sites russos...  :mrgreen:


Tao fiaveis como os americanos :P  

Agora a serio , propaganda faz-se de ambos os lados. Teem que vender o produto de qualquer forma.
 

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AC

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« Responder #787 em: Outubro 29, 2008, 11:39:35 am »
O que o PT quer dizer é que o Sukoi KR-860 nunca passou da fase de estudo. As imagens que existem são desenhos ou fotos de modelos.
 

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papatango

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« Responder #788 em: Outubro 29, 2008, 12:46:17 pm »
Efectivamente trata-se de um «projecto» que há dez anos atrás deveria ultrapassar o A-380.

De qualquer das formas, não há como comparar os numeros dos equipamentos ocidentais com os russos.
Os russos não obedecem às mesmas regras, pelo que afirmar que estão ao mesmo nível dos americanos é um absurdo.
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Lightning

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« Responder #789 em: Outubro 29, 2008, 04:15:37 pm »
Citação de: "papatango"
Efectivamente trata-se de um «projecto» que há dez anos atrás deveria ultrapassar o A-380.

De qualquer das formas, não há como comparar os numeros dos equipamentos ocidentais com os russos.
Os russos não obedecem às mesmas regras, pelo que afirmar que estão ao mesmo nível dos americanos é um absurdo.


Na Base Aérea de Beja certo dia aterrou um avião russo, existe um procedimento na aviação que é o defueling, isto é, retirar o combustivel todo da aeronave, (quando o avião aterra ainda tem combustivel e pode ser necessario retira-lo para fazer manutenção), nós não aproveitamos esse combustivel de novo, mas os russos aproveitam  :mrgreen: , voltam a po-lo no avião.
 

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« Responder #790 em: Outubro 29, 2008, 04:22:46 pm »
Então que fazemos ao combustivel?
E porque não pode ser reutilizado?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Lightning

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« Responder #791 em: Outubro 29, 2008, 04:33:02 pm »
Citação de: "HSMW"
Então que fazemos ao combustivel?
E porque não pode ser reutilizado?


O combustivel não volta a ser inserido na aeronave, mas não sei se não voltara a ser utilizado, poderá ter que sofrer algum tratamento entretanto, pode ter a ver com o combustivel ter entrado em contacto com o ar, não sei.

Sei que é daquelas coisas básicas na aviação, se o combustivel sai, já não volta a entrar.
 

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Lince

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« Responder #792 em: Outubro 29, 2008, 06:47:50 pm »
Tópico :wink:
Cumprimentos

 

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papatango

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« Responder #793 em: Outubro 29, 2008, 06:51:26 pm »
Esse é um exemplo em termos de operações, mas há os problemas relativamente aos dados fornecidos pelos fabricantes russos de equipamentos.

Como eles não seguem nenhum padrão pré estabelecido tendem a "dobrar" normas e a ser muito criativos.

Por exemplo: Eles costumam dar numeros relativamente a alcances, baseados no valor máximo estimado a partir das experiências.

Um caso um bocado anedótico, é o de um míssil americano, que tem um alcance X (vamos supor 10km). Esse alcance é baseado numa garantia do fabricante e em testes que têm que ser certificados.
Já os russo disparam o míssil e vão ver onde ele caiu. Para os russos, esse é o alcance máximo do míssil.

Isto tem muito a ver com a tradição russa de desenvolvimento de sistemas.

Faz-se um avião e vai-se colocando o avião no ar.

Até morrerem dez pilotos de provas em acidentes, estuda-se o acidente, altera-se, estuda-se a aerodinâmica e lançam-se um novo modelo.
Se o piloto seguinte não morrer no voo, o modelo é aprovado.
Quando morre o décimo piloto de teste, abandona-se o projecto.

Isto pode parecer ridiculo, mas em grande medida é assim. Foi assim com o programa espacial, foi assim com vários dos MiG e dos Sukhoi.
Como os russos partem do principio de que é natural morrerem os pilotos de teste, não há grande problema.
Desde o tempo da URSS que os pilotos de teste eram os mais bem pagos.

E não só foi assim, como esta aproximação ao problema tem dado bons resultados.

É também por isso que os russos raramente lançam um novo modelo, preferindo sempre lançar uma modernização. É por isso que a suspensão dos actuais T-90, ainda tem raízes na do T-34.
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Portucale

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« Responder #794 em: Outubro 30, 2008, 11:00:42 pm »
É tempo de os guardar.........
Video do Leopard em Faro

http://www.youtube.com/user/dlopeslo
Eis aqui
quase cume da cabeça da Europa toda
O Reino Lusitano
onde a Terra se acaba
e o Mar começa.

Versos de Camões