Não sei se seria sensato adquirir o Lynx.
É uma aeronave de concepção já antiga e que de momento já está a ser substituída em algumas marinhas ( caso da Holanda ) - a substituição em si ainda não começou mas deverá começar em 2006 com a entrega das primeiras aeronaves.
Sabendo nós que o GALE já opera NH-90 seria lógico a Marinha aqduirir desde já também o NH-90. Em termos de manutenção e logística seria uma decisão díficil visto que os custos seriam elevados a curto prazo, mas a longo prazo seria bastante conpensatório visto que o NH-90 é uma aeronave recente e o Lynx uma aeronave antiga que eventualmente teria de ser substituído mais cedo ou mais tarde. Junte-se a isto o facto de o NH-90 ser bastante melhor para apoio aos Fuzileiros navais do que o Lynx e de que o exército também o operará o que, como disse, a longo prazo, tornará a manutenção mais fácil.
No caso do exército, penso que existem opções mais recentes, mais económicas ( o Lynx tem saído bem caro ao exército inglês, o seu custo de operação por unidade é astronómico para as funções que tem ) e mais adequadas às funções de transporte ligeiro, reconhecimento e ataque ligeiro. Eu apostaria no A109.
Embora também não seja propriamente recente, o A109 é bem mais "novo" que o Lynx e já possui provas dadas nas missões acima referidas no exército belga e italiano.
De referir também que a linha de produção continua aberta com a encomenda da África do Sul de 30 aeronaves ( e a encomenda da guarda Costeira norte-americana ), bem ao contrário do Lynx ( versão de apoio terrestre ) do qual o único cliente foi o exército inglês.
O Lynx é sem dúvida um excelente heli naval, mas para apoio às forças terrestres apostaria convictamente no A109.
A109 ( exército belga - capacidade de transporte de mísseis TOW, rockets e metralhadoras )