Os Avioes que marcaram a FAP

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luis simoes

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #15 em: Janeiro 21, 2013, 12:52:30 am »
Boas à muito que estava ausente do nosso forum e antes de mais desejo a todos um bom ano relativamente ao meu topico aeronaves que marcaram a nossa fap li e reli vossos comentários e de facto muitas aeronaves marcaram em determinadas epocas missoes enfim mas vou enumerar as mais emblematicas...1 e sem duvida alguma o fiat G-91...em 2 o F-86 sabre pois foi o primeiro aviao supersonico na FAP...3 o T-38 primeiro bimotor a reaçao na Fap...4 o T-6 pelo que fez nas colonias...5 o A7p corsair o primeiro aviao multi funçoes e um dos  mais avançados na epoca  em que o seu radar aliado ao maverick era de facto uma plataforma temivel nao obstante á sua alcunha fazia furor em missoes com os outros aliados com uma precisao de tiro ficando muitas vezes á frente de outras aeronaves mais modernas...nao obstante e após alguma investigaçao poderiamos tambem hoje falar de mais 2 aeronaves que nao passaram e so de tentativas frustradas falo-vos do F-104 starfighter que os Alemaes disponibilizavam e os Mirage f-1 ou III Franceses mas e só deram ordem ja no final da guerra e que Portugal acabou por nao ter financiamento para a mesma aquisiçao...e por ultimo o nosso belissimo F-16Mlu sem duvida nao podia esquecer um abraxo luis simoes
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #16 em: Janeiro 30, 2013, 08:49:13 pm »
Mesmo parecendo injusto para tantos aparelhos que serviram a FAP de forma mui honrosa e gloriosa (citá-los a todos seria quase impossível, de Dakotas a Pumas, de Harpoons a Alouettes), para mim o Fiat G-91R continua a ser a aeronave mais marcante de 1952 para cá.  :)


Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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militar03

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #17 em: Janeiro 31, 2013, 03:45:24 pm »

para os mais velhos.............
 

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nelson38899

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Passado da FAP
« Responder #18 em: Abril 10, 2015, 12:58:33 am »
Citar
Resumo histórico: Breda Ba 65
         O avião caça-bombardeiro mono-lugar Breda Ba 65 era o desenvolvimento do modelo anterior, o Breda Ba 64. O protótipo realizou o primeiro voo em Setembro de 1935.
Entrou ao serviço da Regia Aeronautica ainda nesse ano, sendo considerado pelos pilotos italianos como o melhor avião caça-bombardeiro da época.
         
     A sua intervenção na Guerra Civil de Espanha não correspondeu ao que dele se esperava, face à propaganda feita pelo construtor, que justificava o elevado preço com a excelência da máquina. O motor de 1.000 hp era insuficiente em relação ao armamento que transportava, tornando-o lento e pouco manobrável.
       Dos onze Breda Ba 65 que a Itália enviou para o conflito, pilotados por italianos, em breve estavam perdidos dez: três abatidos pelo fogo inimigo e outros por avarias. Demonstrada a sua incapacidade para missões de caça, foi desviado para acções de avião de assalto, termo então utilizado, que depois foi alterado para avião de ataque ao solo.
         
         A II Guerra Mundial veio confirmar as suas insuficiências. Em 1940 operavam 154 Breda Ba 65 na primeira linha de combate, principalmente no Norte de África, onde rapidamente foram aniquilados pelos caças britânicos.
          Foram construídos em duas versões: Breda Ba 65 mono-lugar, e Breda Ba 65 bis, bilugar com uma torre dorsal atrás do posto de pilotagem, onde estava instalada uma metralhadora de calibre 12,7 mm, accionada manualmente pelo segundo tripulante.
        Em 1944, numa tentativa de remediar tamanho insucesso, foi construída uma versão de dimensões ligeiramente maiores e com motor mais potente, destinada a ataque a blindados, que resultou noutro completo fracasso. Foi um avião que, apesar do seu aspecto moderno, não tinha condições para sobreviver em combate.


Percurso em Portugal:
         Chegaram a Portugal, encaixotados, 10 Breda Ba 65 bis, em Novembro de 1938. Foram montados na Base Aérea de Sintra e entraram ao serviço em Janeiro de 1939.

          A reestruturação da Arma de Aeronáutica Militar (A.M.), decretada em 31 de Dezembro de 1938, previa que estes aviões iriam formar a Esquadrilha de Reconhecimento da Base Aérea de Tancos.      Acabaram por constituir a Esquadrilha Independente de Aviação de Assalto (EIAA), sediada na Base Aérea de Sintra, dependendo directamente do Comando Geral da Aeronáutica Militar, também instalado nesta Base. Receberam os números de matrícula de 551 a 560. O primeiro voo em Portugal ocorreu em 23 de Março de 1939.




          Ainda que a EIAA contasse com alguns pilotos com bastante experiência no Ba 65 bis, adquirida em sete meses de treino, seguidos de estágio, no 5º Stormo da Regia Aeronautica, nunca foi estimado pelos pilotos devido às suas más qualidades de voo e pouca fiabilidade do motor.
          Desta forma, foi com grande alívio que, quando um violento ciclone assolou a região de Lisboa em Fevereiro de 1941, as tripulações tomaram conhecimento que o telhado do hangar tinha desabado, destruindo os Breda Ba 65 bis. Na curta vida de dois anos em Portugal, este aviões voaram poucas horas, de forma irregular.

          Estavam pintados em verde-azeitona nas superfícies superiores e cinzento-claro nas inferiores. A Cruz de Cristo, sobre círculo branco, encontrava-se pintada em ambos os lados das asas. O rectângulo da bandeira nacional, com escudo, pintado no leme de direcção. A matrícula foi aplicada nos lados da fuselagem, em algarismos brancos e na parte inferior das asas, em algarismos pretos, entre a insígnia e o trem de aterragem.

http://altimagem.blogspot.pt/2012/12/55-breda-ba-65.html
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HSMW

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Charlie Jaguar

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #20 em: Março 09, 2019, 04:49:21 pm »
Provavelmente este vídeo já é conhecido de alguns. Caso não seja, aqui fica para matar saudades dos Fiat e não só.  ;)

Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #21 em: Maio 18, 2019, 11:52:49 am »
« Última modificação: Maio 18, 2019, 11:54:06 am por tenente »
 
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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #22 em: Novembro 08, 2019, 09:59:59 pm »
 

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HSMW

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #23 em: Dezembro 03, 2019, 12:26:51 am »
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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #24 em: Dezembro 03, 2019, 12:58:19 am »
Provavelmente este vídeo já é conhecido de alguns. Caso não seja, aqui fica para matar saudades dos Fiat e não só.  ;)


 Não me canso de ver este vídeo. Já o vi para aí umas 20 x.
 
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MATRA

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #25 em: Dezembro 03, 2019, 09:52:13 am »
Com todos os G91 que tivemos, sabendo a símbolo que ele foi para a FAP, custa-me, sinceramente, não haver um único exemplar capaz de voar, peças não deviam faltar na altura.
An appeaser is one who feeds a crocodile — hoping it will eat him last.
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dc

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #26 em: Dezembro 03, 2019, 01:32:26 pm »
Pelo menos a aeronave com o esquema do Tiger Meet, que seria uma bela surpresa para o Tiger Meet 2020 que se realizará por cá.

O mesmo vai acontecer com os belíssimos Alpha Jet dos Asas de Portugal e com os F-16 quando forem substituídos. Houvesse dinheiro, aquando da substituição dos F-16, passavam-se 2 a 4 para os Asas, mas isto é sonhar muito alto.
 

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MATRA

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #27 em: Dezembro 03, 2019, 05:07:23 pm »
F16 sim é, até porque os devemos despachar, assim como penso era o plano para os Alpha, mas os G91 ficaram cá e eram tantos, não compreendo, havia o know how, tudo.
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asalves

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #28 em: Dezembro 03, 2019, 05:22:35 pm »
F16 sim é, até porque os devemos despachar, assim como penso era o plano para os Alpha, mas os G91 ficaram cá e eram tantos, não compreendo, havia o know how, tudo.

Mas se nem temos guito para manter os F-16 a voar quanto mais para manter peças de museu.
 

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MATRA

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Re: Os Avioes que marcaram a FAP
« Responder #29 em: Dezembro 03, 2019, 05:43:58 pm »
F16 sim é, até porque os devemos despachar, assim como penso era o plano para os Alpha, mas os G91 ficaram cá e eram tantos, não compreendo, havia o know how, tudo.

Mas se nem temos guito para manter os F-16 a voar quanto mais para manter peças de museu.

Não vamos comparar os custos de voar F16 com os de 1 (um) G91, é mesmo uma questão de orgulho, como disse o DC, o Tiger Meet era um excelente candidato, duvido que um G91 fosse caro de manter apenas para eventos etc, indexado ao Museu do Ar.

Mas a realidade é que mesmo sem voar, o estado a que alguns aparelhos chegam no Museu do Ar é o que é.
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Militares podem recusar disparar contra aviões civis

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por Luso