LFC Lancha Fiscalização Costeira

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saabGripen

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #210 em: Julho 03, 2024, 09:04:42 am »

Certas conversas "intrigam-me".

Se no alto mar está Sea State 5...
... quão perto da praia tem um navio que estar para não estar sujeito a condições de mar de Sea State 5?

 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #211 em: Julho 03, 2024, 11:34:31 am »

Certas conversas "intrigam-me".

Se no alto mar está Sea State 5...
... quão perto da praia tem um navio que estar para não estar sujeito a condições de mar de Sea State 5?

Num documento aqui colocado logo quando apareceu estava Sea State 4. E foi ai que de imediato a ver esse documento, eu referi até 2,5 metros

Onde veio essa agora do 5????

https://www.aprh.pt/rgci/glossario/estadomar.html

A mim intriga-me é as tretas e defender tretas, como tem sido feito estes últimos anos, com complexidades de nada, dinheiro que dizem não haver, mas se esbanja e as fantasias.

Agora fica a  pergunta, porque não um patrulha costeiro maior e mais capaz em capacidade de permanência, de mar e de instrumentos e armas, do que simples lanchas cujo trabalho que pode ser feito pela GNR. E certamente cada vez mais vai ser feito.
temos os patrulhas oceânicos de 1800 que podiam ser até de 2000 para melhorar aspectos e porque não costeiros na casa dos 500  como os Tejo em vez de lanchas de umas dezenas.
Afinal é essa a tendencia que se `vê ser seguida.
Mas aqui qualquer bote serve para anunciar 17 novos vasos de guerra
« Última modificação: Julho 03, 2024, 11:47:21 am por Pescador »
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #212 em: Julho 03, 2024, 11:42:01 am »
Todos sabemos que em Portugal não se consegue desenvolver qualquer outro projecto que não seja monocasco!



 :arrow: https://www.jn.pt/pais/videos/ha-um-laboratorio-no-atlantico-que-recolhe-dados-sobre-o-mar-16023684.html/


Esse exemplo é mesmo daqueles para rir. Desculpa lá

Isso navega no verão para férias do pessoal
 
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #213 em: Julho 03, 2024, 11:50:29 am »
https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Marinha-faz-Historia-com-a-criacao-de-uma-nova-unidade.aspx

Importante é criar departamentos para encaixar pessoal. Em particular pés secos
 
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #214 em: Julho 03, 2024, 03:11:50 pm »
Todos sabemos que em Portugal não se consegue desenvolver qualquer outro projecto que não seja monocasco!



 :arrow: https://www.jn.pt/pais/videos/ha-um-laboratorio-no-atlantico-que-recolhe-dados-sobre-o-mar-16023684.html/


Esse exemplo é mesmo daqueles para rir. Desculpa lá

Isso navega no verão para férias do pessoal

É um navio cientifico, se opera só no verão é algo que eu não sei dizer, mas presumo que não trabalhe apenas uns meses em todo o ano.
« Última modificação: Julho 03, 2024, 03:15:01 pm por Cabeça de Martelo »
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #215 em: Julho 03, 2024, 03:25:31 pm »


Vão ser maiores que a Lanchas de fiscalização Centauro e da Classe Argos.

Comprimento - 27m
Boca Máxima - 5,9m
Deslocamento - 94t
Calado - 2,8m
Velocidade Máxima - 26 nós

PROPULSÃO
2 Motores MTU 12V 396 TE84 diesel 3.700hp
Autonomia - 1350 milhas

Em relação aos Patrulhas Tejo é ela por ela (peso, já que sendo um trimaran o formato será radicalmente diferente).

Comprimento - 54 m
Boca - 9m
Deslocamento - 345,8t
Calado - 3,50m
Autonomia - 7 dias

PROPULSÃO
2 Motores Diesel 2600hp
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #216 em: Julho 03, 2024, 03:28:28 pm »


Vão ser maiores que a Lanchas de fiscalização Centauro e da Classe Argos.

Comprimento - 27m
Boca Máxima - 5,9m
Deslocamento - 94t
Calado - 2,8m
Velocidade Máxima - 26 nós

PROPULSÃO
2 Motores MTU 12V 396 TE84 diesel 3.700hp
Autonomia - 1350 milhas

Em relação aos Patrulhas Tejo é ela por ela (peso, já que sendo um trimaran o formato será radicalmente diferente).

Comprimento - 54 m
Boca - 9m
Deslocamento - 345,8t
Calado - 3,50m
Autonomia - 7 dias

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Gostei... :G-beer2:
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #217 em: Julho 03, 2024, 04:15:47 pm »


Vão ser maiores que a Lanchas de fiscalização Centauro e da Classe Argos.

Comprimento - 27m
Boca Máxima - 5,9m
Deslocamento - 94t
Calado - 2,8m
Velocidade Máxima - 26 nós

PROPULSÃO
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Autonomia - 1350 milhas

Em relação aos Patrulhas Tejo é ela por ela (peso, já que sendo um trimaran o formato será radicalmente diferente).

Comprimento - 54 m
Boca - 9m
Deslocamento - 345,8t
Calado - 3,50m
Autonomia - 7 dias

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Desenho muito promissor.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #218 em: Julho 03, 2024, 05:32:35 pm »

Vão ser maiores que a Lanchas de fiscalização Centauro e da Classe Argos.

Comprimento - 27m
Boca Máxima - 5,9m
Deslocamento - 94t
Calado - 2,8m
Velocidade Máxima - 26 nós

PROPULSÃO
2 Motores MTU 12V 396 TE84 diesel 3.700hp
Autonomia - 1350 milhas

Em relação aos Patrulhas Tejo é ela por ela (peso, já que sendo um trimaran o formato será radicalmente diferente).

Comprimento - 54 m
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Ainda não tinhas visto estas e outras imagens do projecto?
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #219 em: Julho 03, 2024, 05:42:07 pm »

Vão ser maiores que a Lanchas de fiscalização Centauro e da Classe Argos.

Comprimento - 27m
Boca Máxima - 5,9m
Deslocamento - 94t
Calado - 2,8m
Velocidade Máxima - 26 nós

PROPULSÃO
2 Motores MTU 12V 396 TE84 diesel 3.700hp
Autonomia - 1350 milhas

Em relação aos Patrulhas Tejo é ela por ela (peso, já que sendo um trimaran o formato será radicalmente diferente).

Comprimento - 54 m
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Deslocamento - 345,8t
Calado - 3,50m
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Gostei... :G-beer2:

Ainda não tinhas visto estas e outras imagens do projecto?
As imagens já, o texto não. Gostei especialmente da justificação e do plano… acho que, pelo menos desta vez, acertaram em cheio. A ver vamos, como dizia o ceguinho…
 

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nelson38899

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #220 em: Julho 03, 2024, 05:44:32 pm »
Vou contar aqui um segredo!.

O navio virá com blindagem, contra armas ligeiras.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Pescador

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #221 em: Julho 03, 2024, 06:07:41 pm »


Vão ser maiores que a Lanchas de fiscalização Centauro e da Classe Argos.

Comprimento - 27m
Boca Máxima - 5,9m
Deslocamento - 94t
Calado - 2,8m
Velocidade Máxima - 26 nós

PROPULSÃO
2 Motores MTU 12V 396 TE84 diesel 3.700hp
Autonomia - 1350 milhas

Em relação aos Patrulhas Tejo é ela por ela (peso, já que sendo um trimaran o formato será radicalmente diferente).

Comprimento - 54 m
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PROPULSÃO
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Já é outro desenho mais refinado, até tem outros sensores no mastro. No desenho, resta ver a realidade.

Mas velocidade este diz  16 nós. O outro projecto inicial falava em 20.
Aqui não faz referência ao mar, o outro sem duvida era 4 e não 5

É algo natural ir aprimorando, até porque para ver se faz sentido, mas já chegaram ao definitivo?

16 nós como máxima, é um bocado miserável mesmo com drones de vigilância e a largar lancha rápida. Mas olhando a propulsão é realmente de potencia inferior a das lanchas, o que não se percebe num navio maior e bem mais pesado.
Castigaram a desempenho do navio, por causa daquele espaço todo e não me parece ir ter muita relevância, porque vai ter uns drones de vigilância como os do costume sendo muito espaço para isso(quase 14 metros largura) e, ao mesmo tempo pouco para drones bem diferentes dos que a Marinha já usa e tem de ser obviamente vtol.
E a pista corrida é curta para drones que tem de correr pista para levantar e longa demais para colocar os lançadores como usam os AR3
Gostava de ver era o que estão a pensar lá colocar e, se um navio com ponte mais a frente, por baixo desta um hangar amplo e, uma ré com deck longo e, com as dimensões de relação comprimento largura  mais comuns não faria o serviço melhor e largava os mesmos drones.

tanta pista para exposição estática de drones.

E depois de ler o artigo "manteiga e canhões", acho piada a esta nova marinha do picas
« Última modificação: Julho 03, 2024, 06:36:26 pm por Pescador »
 

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LM

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #222 em: Julho 03, 2024, 06:53:47 pm »
A parte de "outro projecto inicial falava em 20" (nós) não me lembro de ver; parece-me também que sempre foi "até estado de mar 4 na Escala de Douglas" - força 5 era "vento até força 5 na escala de Beaufort".

De notar a "capacidade para realizar operações de reabastecimento vertical (VERTREP) com helicópteros"; já os drones serão "apenas" Classe 1 (com peso máximo à descolagem/aterragem de 150 kg).

Para mim abaixo deste tipo de navio era a GNR a responsável, incluindo mais umas lancha "Bojador".
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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mafets

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #223 em: Julho 03, 2024, 11:07:21 pm »
Mas os LCS não estão todos a sair de serviço? Se desapareceu um problema, apareceu outro... 

https://en.wikipedia.org/wiki/Littoral_combat_ship

Saudações

P.S. Um monocasco para uma Lancha Costeira, chega e sobra. A questão, é que se temos uma Lancha Porta Drones, logo a estabilidade é maior com a configuração bi-casco. Agora, pessoalmente, (e isto é a minha opinião), face ao estado actual da Marinha avançava com o antigo desenho das LFC  e desenvolvia este para substituir um dia mais tarde os NPO. 



P.S. 2-  Interessante. Gostei.

https://www.aresashipyard.com/pt/barcos/navios-militares/coastal-patrol-vessels/navio-patrulha-1800-interceptor


Nope… vão ficar com pelo menos 6 Freedom  sediados na Costa Leste (Florida) essencialmente para combate à pirataria e ao tráfico no Golfo do México e Atlântico Sul e 15 ou 17 Independence atribuídos ao Pacífico, essencialmente para patrulha e MCM… deixaram “cair” os módulos  ASW e ASuW… agora que os problemas com a “caixa de velocidades’” estão resolvidos já há quem queira ficar todos os 10 Freedom Block 2, mas não é certo…

Ainda assim é um corte de 55 para 32 navios, com 6 retirados de serviço e pelo menos 2 em "stand by" para marinhas estrangeiras. Resta saber se serão como os Ticonderoga Batch1, descartados, o como os Kid, remetidos para uma marinha estrangeira.


Citar
Uss Detroit

Quanto aos módulos de missão, se calhar os dinamarqueses ajudavam.  :mrgreen: Até porque na realidade os LCS tratam se de corvetas à americana.  :-P



Saudações

P.S. Só uma questão prática: A maior parte das lanchas costeiras está perto dos 30 anos. O Zaire tem 50.  Se por ventura os navios de patrulha costeiro, (que para já vai ser  construído um para testar o conceito), começarem a sair em serie do estaleiro daqui a 5 anos, as lanchas de fiscalização estão nos 35 anos e o Zaire terá 55. Ou seja; Nesta área da patrulha de costa,ainda existira marinha, quando as LFC vierem ao mundo?




 
« Última modificação: Julho 03, 2024, 11:08:32 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #224 em: Julho 04, 2024, 06:43:15 am »
Daqui a 20 anos (quem ainda cá estiver)  :mrgreen: se calhar ainda vai andar por este tópico a discutir as LFC que nunca foram . Assim estilo NAVPOL  :G-beer2:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas