
Vão ser maiores que a Lanchas de fiscalização Centauro e da Classe Argos.
Comprimento - 27m
Boca Máxima - 5,9m
Deslocamento - 94t
Calado - 2,8m
Velocidade Máxima - 26 nós
PROPULSÃO
2 Motores MTU 12V 396 TE84 diesel 3.700hp
Autonomia - 1350 milhas
Em relação aos Patrulhas Tejo é ela por ela (peso, já que sendo um trimaran o formato será radicalmente diferente).
Comprimento - 54 m
Boca - 9m
Deslocamento - 345,8t
Calado - 3,50m
Autonomia - 7 dias
PROPULSÃO
2 Motores Diesel 2600hp
Já é outro desenho mais refinado, até tem outros sensores no mastro. No desenho, resta ver a realidade.
Mas velocidade este diz 16 nós. O outro projecto inicial falava em 20.
Aqui não faz referência ao mar, o outro sem duvida era 4 e não 5
É algo natural ir aprimorando, até porque para ver se faz sentido, mas já chegaram ao definitivo?
16 nós como máxima, é um bocado miserável mesmo com drones de vigilância e a largar lancha rápida. Mas olhando a propulsão é realmente de potencia inferior a das lanchas, o que não se percebe num navio maior e bem mais pesado.
Castigaram a desempenho do navio, por causa daquele espaço todo e não me parece ir ter muita relevância, porque vai ter uns drones de vigilância como os do costume sendo muito espaço para isso(quase 14 metros largura) e, ao mesmo tempo pouco para drones bem diferentes dos que a Marinha já usa e tem de ser obviamente vtol.
E a pista corrida é curta para drones que tem de correr pista para levantar e longa demais para colocar os lançadores como usam os AR3
Gostava de ver era o que estão a pensar lá colocar e, se um navio com ponte mais a frente, por baixo desta um hangar amplo e, uma ré com deck longo e, com as dimensões de relação comprimento largura mais comuns não faria o serviço melhor e largava os mesmos drones.
tanta pista para exposição estática de drones.
E depois de ler o artigo "manteiga e canhões", acho piada a esta nova marinha do picas