LFC Lancha Fiscalização Costeira

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os_pero

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #195 em: Julho 02, 2024, 01:36:10 pm »
E o tamanho não conta?

Quero ver esse prototipo em pleno inverno na nossa costa. Agora fiquei curioso

Não sei, por acaso andei a procura das caracteristicas da classe Centauro e da classe Tejo (não encontrei, se souber diga qualquer coisa), para comparar e ver se estas permitem algo extraordinário ou não.

Encontrei qualquer coisa sobre a Classe Centauro (Blog Barco à Vista), mas não ajuda muito.
https://barcoavista.blogspot.com/search/label/Centauro

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Têm capacidade de navegar a toda a velocidade com condições de mau estado de mar "Força 3" e de realizar a operação de recolha da lancha semi-rígida a 10 nós.
 

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Kalil

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #196 em: Julho 02, 2024, 01:36:39 pm »
O problema das LFC é estas teimarem em sair do papel, o tipo de casco é uma questão secundária. Optar por um novo design, em vez de recorrer a um produto já no mercado, só atrasa mais este processo, e isso sim, é negativo.

 
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JohnM

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #197 em: Julho 02, 2024, 01:47:02 pm »
Como eu digo, o pessoal quando embirra com alguma coisa ou alguém, não consegue ver nada de positivo. Até parece que se disserem bem de alguma coisa ficam memorizados. De uma vez por todas, navios de caso múltiplo tipo catamaran ou trimaran, são mais estáveis em mar agitado que monocascos, o que torna este projeto mais adequado para a nossa costa que o projeto anterior.

Claro que é preciso desenhar o navio reforçando as zonas de casco mais vulneráveis às tais  ”tençöes”, mas por isso que existem protótipos. Os LCS Independence também apresentaram problemas de fissuras nos cascos de alumínio, o problema foi corrigido e desapareceu… a mim, parece-me que a abordagem da Marinha, neste caso específico, é a correta. Construam um protótipo, coloquem-no no mar entre Outubro e Março, alterem o que tiver que ser alterado e construam os outros sete…
« Última modificação: Julho 02, 2024, 02:57:39 pm por JohnM »
 
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #198 em: Julho 02, 2024, 01:50:14 pm »
Os Tejo também foram construídos em fibra e resultou. Tanto que os dinamarqueses já lançaram duas novas classes com o mesmo tipo de casco.
 

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Visitante123

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #199 em: Julho 02, 2024, 01:53:56 pm »
E o tamanho não conta?

Quero ver esse prototipo em pleno inverno na nossa costa. Agora fiquei curioso

Não sei, por acaso andei a procura das caracteristicas da classe Centauro e da classe Tejo (não encontrei, se souber diga qualquer coisa), para comparar e ver se estas permitem algo extraordinário ou não.

Encontrei qualquer coisa sobre a Classe Centauro (Blog Barco à Vista), mas não ajuda muito.
https://barcoavista.blogspot.com/search/label/Centauro

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Têm capacidade de navegar a toda a velocidade com condições de mau estado de mar "Força 3" e de realizar a operação de recolha da lancha semi-rígida a 10 nós.

Os LFC são para mares até nível 4 e vento até nível 5.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #200 em: Julho 02, 2024, 02:50:22 pm »
Todos sabemos que em Portugal não se consegue desenvolver qualquer outro projecto que não seja monocasco!



 :arrow: https://www.jn.pt/pais/videos/ha-um-laboratorio-no-atlantico-que-recolhe-dados-sobre-o-mar-16023684.html/
« Última modificação: Julho 02, 2024, 02:52:59 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #201 em: Julho 02, 2024, 03:20:49 pm »
Isso é para alto alto mar?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #202 em: Julho 02, 2024, 03:24:38 pm »
Isso é para alto alto mar?
Ver o meu post acima… podem-se chatear por muita coisa, mas ser multicasco não é uma delas…
« Última modificação: Julho 02, 2024, 04:19:50 pm por JohnM »
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #203 em: Julho 02, 2024, 03:26:24 pm »
Isso é para alto alto mar?
Ver o meu post acima… podem-se chatear por muita coisa, mas ser multi asco não é uma delas…

Okok espero para ver
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #204 em: Julho 02, 2024, 04:58:03 pm »
Isso é para alto alto mar?

As LF é para alto mar? A designação não é Lancha Fiscalização Costeira?!
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #205 em: Julho 02, 2024, 06:41:03 pm »
Citar
Considerado o conceito de operação do navio, os requisitos operacionais, e os constrangimentos e desafios anteriormente referidos, foi desenvolvido na Direção de Navios (DN) um estudo de conceito inicial em que foi avaliada a adequabilidade de três formas de casco, monocasco, catamaran e trimaran.

Após um processo iterativo intenso verificou-se que o trimaran seria a melhor opção para o cumprimento dos requisitos estabelecidos,  nomeadamente a capacidade de recolher e estivar duas embarcações semirrígidas, uma até 13 metros de comprimento e outra até 7,5 metros, garantindo uma área de convés livre para recolha e lançamento de VENT Aéreo


Citar
Dada a natureza inovadora deste meio foi decidido desenvolver em primeiro lugar o projeto de engenharia do NPC e, seguidamente, construir um primeiro NPC para que seja extensivamente testado e experimentado e sejam recolhidas eventuais necessidades de alteração e melhoria, sendo posteriormente lançado um concurso público para a construção dos restantesnavios da classe.

Citar
convés de voo e de uma pista para operação de VENT Aéreos capaz de suportar a aterragem e lançamento de VENT Aéreos até classe I de asa rotativa e de asa fixa (Vertical Take-Off and Landing – VTOL e Short Take-Off and Landing – STOL) com peso máximo à descolagem/aterragem de 150 kg.

Citar
O convés de voo terá também capacidade para realizar operações de reabastecimento vertical (VERTREP) com helicópteros.

Citar
Em termos de autonomia está previsto que o NPC possa navegar durante pelo menos 7 dias e que percorra pelo menos 1 500 milhas, podendo desempenhar todas as suas tarefas até estado de mar 4 na Escala de Douglas e vento até força 5 na escala de Beaufort.

Nao me tinha apercebido disto em nenhum dos mockups:
Citar
O navio terá painéis solares fotovoltaicos sobre o Hangar dos VENT Aéreos, ocupando uma área cerca de cerca de 37 m2
.

Citar
É expectável que seja lançado o concurso para a construção do NPC durante o primeiro trimestre de 2024 e que a construção do primeiro navio tenha início no segundo/terceiro trimestre de 2024. O final da sua construção, e inerente aumento ao efetivo dos navios da Armada, ocorrerá no quarto trimestre de 2025.

Fonte: https://www.marinha.pt/conteudos_externos/Revista_Armada/PDF/2024/RA_593.pdf
 
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JohnM

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #206 em: Julho 02, 2024, 06:54:54 pm »
Citar
Considerado o conceito de operação do navio, os requisitos operacionais, e os constrangimentos e desafios anteriormente referidos, foi desenvolvido na Direção de Navios (DN) um estudo de conceito inicial em que foi avaliada a adequabilidade de três formas de casco, monocasco, catamaran e trimaran.

Após um processo iterativo intenso verificou-se que o trimaran seria a melhor opção para o cumprimento dos requisitos estabelecidos,  nomeadamente a capacidade de recolher e estivar duas embarcações semirrígidas, uma até 13 metros de comprimento e outra até 7,5 metros, garantindo uma área de convés livre para recolha e lançamento de VENT Aéreo


Citar
Dada a natureza inovadora deste meio foi decidido desenvolver em primeiro lugar o projeto de engenharia do NPC e, seguidamente, construir um primeiro NPC para que seja extensivamente testado e experimentado e sejam recolhidas eventuais necessidades de alteração e melhoria, sendo posteriormente lançado um concurso público para a construção dos restantesnavios da classe.

Citar
convés de voo e de uma pista para operação de VENT Aéreos capaz de suportar a aterragem e lançamento de VENT Aéreos até classe I de asa rotativa e de asa fixa (Vertical Take-Off and Landing – VTOL e Short Take-Off and Landing – STOL) com peso máximo à descolagem/aterragem de 150 kg.

Citar
O convés de voo terá também capacidade para realizar operações de reabastecimento vertical (VERTREP) com helicópteros.

Citar
Em termos de autonomia está previsto que o NPC possa navegar durante pelo menos 7 dias e que percorra pelo menos 1 500 milhas, podendo desempenhar todas as suas tarefas até estado de mar 4 na Escala de Douglas e vento até força 5 na escala de Beaufort.

Nao me tinha apercebido disto em nenhum dos mockups:
Citar
O navio terá painéis solares fotovoltaicos sobre o Hangar dos VENT Aéreos, ocupando uma área cerca de cerca de 37 m2
.

Citar
É expectável que seja lançado o concurso para a construção do NPC durante o primeiro trimestre de 2024 e que a construção do primeiro navio tenha início no segundo/terceiro trimestre de 2024. O final da sua construção, e inerente aumento ao efetivo dos navios da Armada, ocorrerá no quarto trimestre de 2025.

Fonte: https://www.marinha.pt/conteudos_externos/Revista_Armada/PDF/2024/RA_593.pdf
Perfeito! Exatamente I que devia estar a ser feito, com o tipo de embarcação adequado às necessidades. Agora podemos passar à frente deste assunto?
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #207 em: Julho 02, 2024, 11:06:00 pm »
Mas os LCS não estão todos a sair de serviço? Se desapareceu um problema, apareceu outro... 

https://en.wikipedia.org/wiki/Littoral_combat_ship

Saudações

P.S. Um monocasco para uma Lancha Costeira, chega e sobra. A questão, é que se temos uma Lancha Porta Drones, logo a estabilidade é maior com a configuração bi-casco. Agora, pessoalmente, (e isto é a minha opinião), face ao estado actual da Marinha avançava com o antigo desenho das LFC  e desenvolvia este para substituir um dia mais tarde os NPO. 



P.S. 2-  Interessante. Gostei.

https://www.aresashipyard.com/pt/barcos/navios-militares/coastal-patrol-vessels/navio-patrulha-1800-interceptor

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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JohnM

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #208 em: Julho 02, 2024, 11:22:46 pm »
Mas os LCS não estão todos a sair de serviço? Se desapareceu um problema, apareceu outro... 

https://en.wikipedia.org/wiki/Littoral_combat_ship

Saudações

P.S. Um monocasco para uma Lancha Costeira, chega e sobra. A questão, é que se temos uma Lancha Porta Drones, logo a estabilidade é maior com a configuração bi-casco. Agora, pessoalmente, (e isto é a minha opinião), face ao estado actual da Marinha avançava com o antigo desenho das LFC  e desenvolvia este para substituir um dia mais tarde os NPO. 



P.S. 2-  Interessante. Gostei.

https://www.aresashipyard.com/pt/barcos/navios-militares/coastal-patrol-vessels/navio-patrulha-1800-interceptor


Nope… vão ficar com pelo menos 6 Freedom  sediados na Costa Leste (Florida) essencialmente para combate à pirataria e ao tráfico no Golfo do México e Atlântico Sul e 15 ou 17 Independence atribuídos ao Pacífico, essencialmente para patrulha e MCM… deixaram “cair” os módulos  ASW e ASuW… agora que os problemas com a “caixa de velocidades’” estão resolvidos já há quem queira ficar todos os 10 Freedom Block 2, mas não é certo…
« Última modificação: Julho 02, 2024, 11:27:39 pm por JohnM »
 
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #209 em: Julho 03, 2024, 07:06:10 am »
Isso é para alto alto mar?

As LF é para alto mar? A designação não é Lancha Fiscalização Costeira?!

Tenha calma

Não se enerve

Já sei que é outro dos seus brinquedos preferidos do seu idolo
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