LFC Lancha Fiscalização Costeira

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #120 em: Junho 01, 2024, 04:30:07 pm »
E os Tejo?


E o Sines?
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #121 em: Junho 01, 2024, 04:48:25 pm »
E os Tejo?


E o Sines?


Certo, mas no caso Argentino não são meios das Forças Armadas, tais como os que eu coloquei da GNR.

Os Tejo foram uma bela banhada e os NPO sempre têm os sensores Eletro-ótico SAGEM/VIGY.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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dc

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #122 em: Junho 01, 2024, 04:57:15 pm »
O facto de serem navios das Forças Armadas, torna a situação ainda mais penosa para o nosso caso. Uma Guarda Costeira é que normalmente utiliza navios mais baratos e pior equipados que a Marinha de Guerra, e não o contrário. No caso português consegue ser o oposto.

Dos 4 NPOs, 2 deles continuam sem o sistema EO. E nem sequer conseguiram arranjar uma alternativa barata para colmatar esta lacuna até à chegada do EO e da Marlin que é suposto terem.
 
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #123 em: Junho 01, 2024, 05:28:08 pm »
Há vários aspectos graves nas lacunas de EO e também arma principal dos NPO.
A primeira é esses equipamentos estarem desde sempre e até do início da 1ª série, e contudo passado uns 6 anos ainda não os terem.
As razões não sei, mas advinham-se vergonhosas e de uma falta de brio e zelo monumental

Afinal estavam planeadas desde sempre e até já foram emitidos duas autorizações de aquisição ao longo destes anos.
Então, porque não foram adquiridos?
a)A empresa não quer vender?
b)Não consegue fornecer dois conjuntos  a Portugal mas já forneceu a outros entretanto?
c)Os responsáveis são uma nulidade?
d) nenhuma das anteriores

Voto na c)

Porque não seria por 6 milhões, que vão subindo de valor, para os dois conjuntos.
As nulidades disseram que apesar de não ter EO e arma principal havia alternativas. São elas, os binóculos, mesmo que de visão nocturna e a famosa fisga lateral

Obviamente as nulidades não usam esses meios. Podem até usar uns minutos por graça ou para a foto de faceMarinha. Mas se os usassem em quaisquer condições e por tempo prolongado viam a diferença.
Mas, pegando no exemplo do EO vs Binóculos, a diferença é também o alcance e eficácia da observação com esses diferentes meios um em relação ao outro. Abismal.
Logo no caso de busca e salvamento fará toda a enorme diferença. Nem isso acautelaram os nulidades. Porque se estão a cagar para isso

Virem para aqui como já li, alguns dizer que cumpre, ou que nunca fez falta, é só ser patético e conversa de ....trolha. E isto nem é xenofobia como dizem os aculturados nos tópicos da FAP.
É para verem que calha a qualquer um que seja uma nulidade ou zelo pelos interesses pessoais em vez do País.
As instituições nacionais estão cheias de nulidades e, malta que quer é orientar e deixar andar

Não há um niquinho de razão aceitável para esses equipamentos não estarem onde deviam, mesmo que tivessem atrasos de meses. E já isso seria incompetência, no mínimo. Porque a construção está programada, começa e tem um termino previsível.

Não há paciência
 
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #124 em: Junho 01, 2024, 05:29:37 pm »
Os NPO de 3ª série já vêm com vigilância eletro-óptica a 360°.
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #125 em: Junho 01, 2024, 05:34:16 pm »
Os NPO de 3ª série já vêm com vigilância eletro-óptica a 360°.

Está no projecto.
Os da 2 ª série também tinham no projecto o EO da Leonardo e a Marlin

Mas o que é isso de 360º? Já em tempos eu tinha perguntado se era algo do tipo das BD, com imagem permanente nos 360º. Até porque o mastro da 3ª série dava para isso
Mas não, disseram que era EO normal rotativo. Igual ao da Leonardo que o 2ª série espera
Será 360º se estiver no cimo do mastro

Os EO que até pesquisei, nomeadamente da Leonardo, começam com alcances diversos. Sendo uns normalmente usados em lanchas, outros a navios patrulha e outros em navios maiores. Os destinados normalmente a Patrulhas rondam os 20 km de alcance.
Nada a ver com binóculos, logo ai


https://electronics.leonardo.com/en/products/dss-irst

360º se não tiver nada na frente a bloquear a visão

Mas custa muito meter isto naqueles paquetes de 80 metros ?
« Última modificação: Junho 01, 2024, 05:46:58 pm por Pescador »
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #126 em: Junho 01, 2024, 05:57:02 pm »
E estas LFC argentinas?



Sinceramente começo a ter inveja deles.
Em termos de navios de superficie estão melhores que nós.

Nas fotografias está lá "Prefectura"; não está Marinha, certo?!

Em termos de navios de superfície, o que é que eles têm que seja mais recente ou moderno do que as BD? Posso estar errado, mas relembrado o estado das Forças Armadas Argentinas, eles mais parecem umas Forças Armadas sucateadas tal como um outro certo país Europeu.

Oh caramelo cheio de azedume, e a marinheca é o quê senão um pouco mais que uma guarda costeira?

Preferia ter umas LFC dessas do que uns sonhos delirantes de LFC com pistas de drones que devem ser boas para navegar em mar chão,  caso contrário lá vão os dronezitos borda fora!!!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #127 em: Junho 01, 2024, 06:00:22 pm »
Os NPO de 3ª série já vêm com vigilância eletro-óptica a 360°.

Vem com tudo e mais um par de botas



SE algum dia vierem a existir

Vá diz lá , "mas o contrato já foi assinado"...  :bang:
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #128 em: Junho 01, 2024, 06:10:34 pm »
E estas LFC argentinas?



Sinceramente começo a ter inveja deles.
Em termos de navios de superficie estão melhores que nós.

Nas fotografias está lá "Prefectura"; não está Marinha, certo?!

Em termos de navios de superfície, o que é que eles têm que seja mais recente ou moderno do que as BD? Posso estar errado, mas relembrado o estado das Forças Armadas Argentinas, eles mais parecem umas Forças Armadas sucateadas tal como um outro certo país Europeu.

Oh caramelo cheio de azedume, e a marinheca é o quê senão um pouco mais que uma guarda costeira?

Preferia ter umas LFC dessas do que uns sonhos delirantes de LFC com pistas de drones que devem ser boas para navegar em mar chão,  caso contrário lá vão os dronezitos borda fora!!!

Pois, mas tens noção de que as LF que a Marinha quer serão assim não só por causa dos drones, mas também pelas embarcações semirrígidas.

Citar
Após um processo iterativo intenso verificou-se que o trimaran seria a melhor opção para o cumprimento dos requisitos estabelecidos, nomeadamente a capacidade de recolher e estivar duas embarcações semirrígidas, uma até 13 metros de comprimento e outra até 7,5 metros, garantindo uma área de convés livre para recolha e lançamento de VENT Aéreos.

Citar
Para a operação de VENT de Superfície e Subsuperfície e embarcações semirrígidas, os NPC dispõem de um convés de missão multifuncional com 3 zonas para lançamento e recolha destes meios e um sistema que permite movimentar os meios entre as diferentes zonas pelo interior do navio:
a. Uma zona a bombordo onde estará estivada uma embarcação semirrígida orgânica com um comprimento entre 6,5 e 7,5 metros.

b. Uma zona a estibordo versátil onde poderão ser lançados e recolhidos VENT de Superfície e Subsuperfície.

c. Uma zona à popa, constituída por uma rampa com um guincho e um berço adaptável a diferentes cascos de embarcações semirrígidas (até 13 metros de comprimento) e VENT de Superfície e Subsuperfície.

Fonte: Revista da Marinha

As Shaldag têm 24.8 m para 72 ton, já as embarcações CPB da GNR têm 12,95 metros.

Tanto as CPB como as LF foram e serão feitas em Portugal, as Shaldag NÃO foram feitas na Argentina, mas sim em Israel. Se a Marinha quiser algo tão rápido como as Shaldag ou as CPB da GNR, pode sempre colocar uma dentro de cada LF.
« Última modificação: Junho 01, 2024, 06:27:43 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #129 em: Junho 02, 2024, 11:14:11 am »
E estas LFC argentinas?



Sinceramente começo a ter inveja deles.
Em termos de navios de superficie estão melhores que nós.

Nas fotografias está lá "Prefectura"; não está Marinha, certo?!

Em termos de navios de superfície, o que é que eles têm que seja mais recente ou moderno do que as BD? Posso estar errado, mas relembrado o estado das Forças Armadas Argentinas, eles mais parecem umas Forças Armadas sucateadas tal como um outro certo país Europeu.

Oh caramelo cheio de azedume, e a marinheca é o quê senão um pouco mais que uma guarda costeira?

Preferia ter umas LFC dessas do que uns sonhos delirantes de LFC com pistas de drones que devem ser boas para navegar em mar chão,  caso contrário lá vão os dronezitos borda fora!!!

Pois, mas tens noção de que as LF que a Marinha quer serão assim não só por causa dos drones, mas também pelas embarcações semirrígidas.

Citar
Após um processo iterativo intenso verificou-se que o trimaran seria a melhor opção para o cumprimento dos requisitos estabelecidos, nomeadamente a capacidade de recolher e estivar duas embarcações semirrígidas, uma até 13 metros de comprimento e outra até 7,5 metros, garantindo uma área de convés livre para recolha e lançamento de VENT Aéreos.

Citar
Para a operação de VENT de Superfície e Subsuperfície e embarcações semirrígidas, os NPC dispõem de um convés de missão multifuncional com 3 zonas para lançamento e recolha destes meios e um sistema que permite movimentar os meios entre as diferentes zonas pelo interior do navio:
a. Uma zona a bombordo onde estará estivada uma embarcação semirrígida orgânica com um comprimento entre 6,5 e 7,5 metros.

b. Uma zona a estibordo versátil onde poderão ser lançados e recolhidos VENT de Superfície e Subsuperfície.

c. Uma zona à popa, constituída por uma rampa com um guincho e um berço adaptável a diferentes cascos de embarcações semirrígidas (até 13 metros de comprimento) e VENT de Superfície e Subsuperfície.

Fonte: Revista da Marinha

As Shaldag têm 24.8 m para 72 ton, já as embarcações CPB da GNR têm 12,95 metros.

Tanto as CPB como as LF foram e serão feitas em Portugal, as Shaldag NÃO foram feitas na Argentina, mas sim em Israel. Se a Marinha quiser algo tão rápido como as Shaldag ou as CPB da GNR, pode sempre colocar uma dentro de cada LF.

Mas nos requisitos também diz que só navegam até ao limite de ondas de 2,5 metros.

Ora basta uma leitura ocasional ao Winguru e ficamos esclarecidos o tempo do ano em que é mais espectável que naveguem.  Época primavera -verão.

Há coisas que não se entendem. Fazem navios patrulhas com deck para helicópteros mas não usam por causa do estado do mar a maior parte do ano (dizem) e, depois fazem lanchas de verão só porque metem lá muitos brinquedos.
Quanto a lanchas, não faltam projectos de navios patrulha que largam lanchas assim
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #130 em: Junho 03, 2024, 03:57:05 pm »
Devem ir usar a pista dos drones para as espreguiçadeiras
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #131 em: Junho 25, 2024, 09:40:18 am »
Citar
O Ministério da Defesa Nacional - Marinha Portuguesa - Página Oficial lançou concurso para Construção de um Navio De Patrulha Costeiro (NPC).

💶 Preço base do procedimento: 7.829.000,00 EUR
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #132 em: Junho 25, 2024, 11:37:59 am »
8 milhões, fora as lanchas , vários tipos de drones e, eteceteras diversos como o EO e outros equipamentos que geralmente compram à parte, se depois chegarem a comprar.
Vamos ver
« Última modificação: Junho 25, 2024, 11:38:54 am por Pescador »
 

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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #133 em: Junho 25, 2024, 11:44:32 am »
8 milhões, fora as lanchas , vários tipos de drones e, eteceteras diversos como o EO e outros equipamentos que geralmente compram à parte, se depois chegarem a comprar.
Vamos ver

Aí se incluindo as duas RWS e a arma principal à vante (se é que a tem prevista em projecto, confesso que não me recordo)
Cumprimentos,
 
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Re: LFC Lancha Fiscalização Costeira
« Responder #134 em: Junho 25, 2024, 12:16:27 pm »
8 milhões, fora as lanchas , vários tipos de drones e, eteceteras diversos como o EO e outros equipamentos que geralmente compram à parte, se depois chegarem a comprar.
Vamos ver

Aí se incluindo as duas RWS e a arma principal à vante (se é que a tem prevista em projecto, confesso que não me recordo)

Mais essas e chegarem a colocar. O mais certo é ficar por fisgas com miras de ferro. No desenho e palheta é que fica bem ser diferente.
Se têm Fragatas e dois NPO sem RWS, vão colocar em lanchas costeiras 
 
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