Estes Americanos estão loucos! Substituir um aparelho como o A-10 pelo F-35...
Eu até já li um artigo de um Oficial dos Fuzileiros Norte-Americanos a defender o A-10 nessa tropa!
Pelo que tenho lido, o A10 é dos melhores aviões para a sua função, o problema é que os Americanos já não andam a nadar em dinheiro. Como tal há que poupar onde se pode, logo não se pode ter um avião para cada função. Neste sentido para que os custos operacionais baixem é necessário ter aviões polivalentes e não o contrário. Por essa razão é que o A10 e outros aviões vão ser desactivados.
E que avião vai fazer CAS? O B1B? UAV? o F-35? E fazem o voo de onde? EUA, Europa? Até ao Afeganistão?
O A-10 não é um avião polivalente? O que lhe falta fazer? Quantas funções tem o A-10? CAS, FAC, SCAR, AI, não chegam?
Sejamos claros. A USAF acha que CAS e feito por um avião qualquer que basta mandar umas bombas guiadas para a frente das tropas e o problema está resolvido (tudo controlado, o satelite dá o alvo, o sensor confirma, recorre-se a um UAV de reconhecimento para ter a confirmação e lá vai bomba que isso de confirmação visual é coisa do passado num sistema actual que "foncemina" a 100% :shock: ), mas se precisarem descer a altura padrão de um A-10 em CAS, efectuado diversas passagens, confirmando o alvo, têm capacidade para resistir a estes danos? E conseguir voltar à Base? Deve ser verdade...
) e o Laser Aerotransportado. Longe de provar o seu valor, justificam-se menos do que ter um avião minimamente capaz de fazer CAS as tropas no terreno. E os fuzos sabem bem do que falam pois não têm o A-10 e também lhes foi imposto a saida de serviço do OV-10D, ficando deficitários em missões como CAS e FAC (pois fazer esse tipo de missões num F-18 não é a mesma coisa que num OV-10).
Cumprimentos
P.S. É curioso que não se fale na retirada do U-2, como uma nova medida para poupar. Aliás, como o fim da frota de reconhecimento estratégico (meu rico Sr-71...
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P.s- Quantos casos de bombardeamento de alvos enganados se conhece no A-10? E porque será?