Um projecto fantástico, que mostra que na Europa se pode fazer tão bem ou melhor que nos EUA.
Bom, não tanto assim... não desfazendo das qualidades do Eurofigher, recordo que o F15 já tem uns anitos valentes... logo a comparação é desajustada! Mesmo as versões mais recentes (F15E) já terminaram a sua produção há mais de 10 anos. E 10 anos em aviação é uma eternidade. E não me surpreenderia nada que neste momento já existam estudos para um novo "F", seja ele qual for (o F35 destina-se a substituir o F16, F18 e Harrier, tanto quando sei; logo, de fora fica o F15C/E, que é uma peça fundamental na composição da USAF)
A Europa ainda não está em condições de competir na 5ª geração... não lhe seria possível desenvolver o F22 (e se calhar nem mesmo o F35...). Quer pelos recursos mas principalmente pelo know-how e tecnologia.
Nos produtos de 'muito alta tecnologia' os EUA ainda dão cartas; na 'alta tecnologia' aí a Europa está em condições de competir (e porventura bater - veja-se o sector automóvel, por exemplo) com o resto do mundo (EUA incluídos)
Cpmts
Carlos Ferreira