Se posso dar uma opiniao em relação a visao da FAP.
6 C-130J super hercules
10/12 C-27J Spartan
2 A330 MRTT
Mantendo e actualizando os actuais P3C CUP PLUS (BA11 e destacamento na BA4) para depois entrar no programa do airbus A321MPA
EH101 modernizados e mantendo a frota na BA4.
Aposta nos helicopteros da leonardo para realizar missoes do koala
M346 missao deixada para tras apois o phase out do AJET
Super tucano para substituir os actuais TB30
Manter a aposta no Black hawk para uso militar e civil
F-16V block 70/72 na BA5 e destacamento na BA4
Já temos C-295 e KC-390, não fazia sentido trocar pelos concorrentes só porque sim.
Agora seria diferente era vender 2 KC-390, para comprar 2 MRTT.
Fazia sentido era modernizar os C-295, incluindo a conversão dos 2 VIMAR para MPA (e adicionar a lança de abastecimento).
O Super Tucano é demasiado caro e complexo para a função do TB-30 - outros países têm optado por aeronaves de treino bem mais baratas para esse fim.
O M-346 seria uma opção tal como qualquer outra a jacto para treino avançado. No entanto, se era para gastar dinheiro num modelo a jacto, que fosse uma versão armada, para ter "duplo uso". Se é só para fazer treino, sai mais barato enviar os pilotos para uma escola internacional, e o resto do valor investido nas esquadras operacionais.
O Super Tucano não é carne nem peixe. Realisticamente não se adequa para substituir os TB-30 nem os Alpha Jet, para um país que planeia mais tarde ou mais cedo saltar para a 5ª geração.
Nos Koala não se mexe mais. O grosso das missões militares de helicópteros, deveria ser desempenhada pelos UH-60.