Por favor ilumine-nos
Caro Helder, eu sou apenas um simples cidadão, sem qualquer capacidade de iluminação, seja ela eléctrica, ou outra.
E além disso, sou extremamente comedido nas minhas "FAP's" desejáveis.
Eu limitei-me a dizer que ao mesmo tempo que falamos em vários aviões, tipos e armas, a realidade objectiva, é que em Maio de 2006, a Força Aérea Portuguesa, tem 6 (seis) aeronaves F-16-MLU.
É tudo o que temos, e que podemos chamar moderno.
E isso serve tanto para garantir minimamente alguma capacidade de defesa do nosso espaço aéreo, como serviam os F86 em 1970.
Falamos de 40 F-16, mas a realidade é outra. Nós temos a maioria dos nossos F-16 a um nível inferior ao das Forças Aéreas de muitos países do terceiro mundo.
Ainda há poucos dias foi noticiada a incorporação na Força Aérea de Jordania de mais F-16 com kit MLU.
O F-16 A/B é uma máquina muito elegante e bonita, mas qual é a diferença entre o F-16 A/B e um FIAT G-91 equipado com mísseis Sidewinder?
A Forças Aéreas hoje, não se contam pelo numero de aeronaves que têm, mas sim pelo numero de aeronaves capazes de lançar mísseis BVR.
É um bocado como com a incorporação do couraçado Dreadnought em 1905. A história do poder naval conta-se antes do Dreadnought e depois do Dreadnought.
Os nossos F-16 são todos pré-Dreadnought, na guerra aérea moderna, o seu valor é minimo.
A Holanda começou a incorporar o kit F-16MLU, quando Portugal começou a receber os seus F-16 A/B.
A modernização dos MLU está praticamente parada. A Força Aérea, opta pelo C295 em vez de uma aeronave muito mais capaz do ponto de vista militar.
O Exército, tem tanta confiança na Força Aérea, que quer os seus próprios helicópteros, porque sendo as forças armadas portuguesas um grupo de quatro gatos, mesmo assim, não parecemos ter capacidade de coordenação para coordenar uma operação entre uns helicópteros da Força Aérea e as operações do Exército.
Fico com a ideia, de que na Força Aérea ainda não chegaram à era do telemovel, e ainda utilizam sinais de fumo
Eu não tenho que ficar satisfeito. Apenas gostaria que as coisas corressem minimamente bem, e nem o mínimo neste momento existe.
Qual é a diferença entre a Força Aérea e uma companhia aérea de transporte de carga?
O que é que a FAP faz, que não possa ser alugado a uma companhia comercial?
Retirando tudo isso, sobram 6 (seis) ou 7 (sete) aeronaves modernas e eficazes, que neste momento, se tivessem sido cumpridos os prazos esperados, e mesmo aceitando que o processo teve problemas no inicio, mesmo assim deveriam neste momento estar prontos 14 (catorze) aeronaves.
Se me pergunta o que é que eu queria para ficar satisfeito, é isso que eu queria;
Que pelo menos tivessemos uma esquadra declarada operacional, com aeronaves F-16MLU.
Acho que não seria pedir muito, para um ramo das forças armadas a que os contribuintes pagam 7000 (sete mil) ordenados todos os meses.
Eu não sou contra os salários, como é óbvio, mas acho que temos demasiada gente. Temos demasiada Aérea para tão pouca Força.
Dá uma média de 1000 pessoas para cada jacto de combate moderno.
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A situação da Força Aérea, começa a ser preocupante.
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A FAP, não tem meios minimos para garantir qualquer capacidade para pelo menos contestar o dominio do ar. Não o tem hoje com a meia duzia de F-16, como não a tinha com os A-7, como não o tinha com os F-86 ou com os FIAT G-91.
É por isso que eu fico com a impressão de que os nossos "caças" parecem ser mais para fazer vista que qualquer outra coisa.
E esta, naturalmente é apenas a minha opinião.
Cumprimentos