Cabeça, não vou entrar em clubismos, muito menos do tipo Páras-VS-Comandos.
A organização militar não começa nem acaba no material moderno com que o militar está equipado. Tem que haver coerência no sistema de forças como um todo. Na altura em que os Páras estavam na FAP estes seguiam uma lógica de aquisição de armamento e equipamento que não estava em linha com o resto das forças terrestres nacionais. Portanto as Forças Armadas tinham uma unidade terrestre (ainda que na FAP) cujo canal logístico a nível nacional dificilmente sustentaria caso fosse empenhada como um todo. É preciso não esquecer que era o período da Guerra Fria e portanto estamos a falar de potencial emprego em "Guerra Convencional de alta intensidade".
Em conclusão: tínhamos uma unidade bem treinada (dizem), coesa (sem dúvida), bem armada e equipada (acreditemos que sim), ... mas cuja capacidade de sustentação em operações era, no mínimo, questionável. E já estou a partir do principio que a projecção da força era garantida por meios NATO.
Em relação aos FAV não posso dizer nada, foram adquiridos, mas nunca foram usados nas missões internacionais, mas se formos a ver pelo menos não são UMM Alter com um ML em cima para dizer que eram veículos de reconhecimento.
A lógica associada à aquisição e emprego das viaturas da família UMM é inquestionável, como até já foi debatido neste fórum.
O UMM de reconhecimento servia perfeitamente o seu fim: era uma viatura TT que ia onde fosse necessário. As FAV são um protótipo de uma viatura de assalto que nem tracção às 4 rodas tem... é melhor não ires por aqui.
A nível de armamento, equipamento e fardamento os Pára-quedistas sempre estiveram muito à frente de tudo e todos em Portugal. Lamento que o resto das Forças Armadas não tenham acompanhado o CTP.
Mas não se chateie Lázaro, agora está tudo nivelado, nivelado por baixo tal e qual o Exército gosta.
De facto até me chateio que as forças do exército não estejam bem equipadas. Agora porque há de o exército gostar de ter tudo nivelado por baixo? Quem no exército gosta do estado em que está?
Se não tivesses feito uma leitura clubistica do que escrevi, percebias que a minha observação relacionava-se obviamente com o facto de qualquer pessoa normal ter saudades do tempo que o orçamento dava para este mundo e o outro. Agora não queiras acreditar e fazer crer que os Páras na FAP estavam melhor equipados porque a FAP investia na modernização dos "seus" Páras. Quem manda na FAP são e sempre foram os PilAv, que como deves calcular, querem é aeronaves modernas e todos os sistemas ligados à actividade aérea ... agora ... Páras??? ... Dávam-lhes o dinheiro e eles que se entendessem sobre o que fazer com ele.
A diferença é essencialmente esta: dinheiro.
Já chegaram a dizer que a nossa infantaria está mal equipada que há coisas melhores que a velha G-3 e outras coisas...eu não tive coragem de dizer que as fotos em questão, eram de Comandos no Afeganistão, era simplesmente demasiado humilhante.