Sector Ferroviário

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #285 em: Setembro 10, 2025, 01:32:08 am »
Levantado segundo efeito suspensivo e concurso de 117 comboios está a avançar - CP

https://share.google/hn228VzkgaHwYIw2f

Parece que toda a parte de tribunais já está ultrapassada.
« Última modificação: Setembro 10, 2025, 01:33:01 am por Lightning »
 
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Re: Sector Ferroviário
« Responder #289 em: Outubro 04, 2025, 04:05:51 pm »
Linha da Beira Alta reabre em toda a extensão com 3 anos de atraso


 
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Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: Sector Ferroviário
« Responder #291 em: Outubro 22, 2025, 03:32:02 pm »
Passe Ferroviário Verde rende 13M€ e atrai 120 mil novos clientes na CP


 
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Re: Sector Ferroviário
« Responder #292 em: Outubro 27, 2025, 01:19:23 pm »
 
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Re: Sector Ferroviário
« Responder #293 em: Outubro 30, 2025, 12:00:56 pm »
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/comboio-de-alta-velocidade-lisboa-madrid-vai-demorar-3-horas-ate-2034

Título um bocado mal escrito, parece que depois de 2034 que acaba, o que quer dizer é que tem de estar tudo construído até 2034 para que comboios de alta velocidade façam Lisboa - Madrid em 3h.
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #294 em: Outubro 30, 2025, 03:44:17 pm »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Lusitano89

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #295 em: Novembro 05, 2025, 06:08:29 pm »
169 anos de Comboios: uma Viagem pelo Património e Histórias Reais de Maquinistas🚂


 

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Viajante

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #296 em: Hoje às 02:12:58 pm »
Consulta pública ao relatório do troço Porto-Oiã da linha de TGV com 259 participações

O projeto esteve em consulta pública desde 21 de outubro, cabendo agora à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) pronunciar-se sobre o projeto de execução submetido pelo consórcio AVAN Norte (Mota-Engil, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro, Casais, Conduril e Gabriel Couto).



 A consulta pública do Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) do troço Porto-Oiã da linha de alta velocidade, que gerou polémica por causa das alterações propostas, terminou com 259 participações, consultou esta quarta-feira a Lusa.

De acordo com a informação disponível no portal participa.pt, até esta terça-feira, último dia disponível para participar na consulta pública do RECAPE, foram efetuadas 259 participações.

O projeto esteve em consulta pública desde 21 de outubro, cabendo agora à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) pronunciar-se sobre o projeto de execução submetido pelo consórcio AVAN Norte (Mota-Engil, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro, Casais, Conduril e Gabriel Couto).

Entre as principais alterações ao projeto estão a propostas alternativas que o consórcio fez relativamente à estação de Vila Nova de Gaia, cujo contrato de concessão assinado com a Infraestruturas de Portugal (IP) define que será em Santo Ovídio, mas que o consórcio quer construir em Vilar do Paraíso, e a construção de duas pontes separadas para ferrovia e rodovia, ao contrário da uma rodoferroviária, que também está prevista no contrato.

 O traçado também foi alterado, ao haver agora menos componente em túnel (6,3 quilómetros) do que estava previsto no Estudo Prévio (11,4), o que causa impactos à superfície, sendo as demolições previstas 236, das quais 185 habitações e 45 empresas, e dessas, pelo menos 136 são em Vila Nova de Gaia e no Porto, das quais 109 habitações e 27 empresas, contabilizou a Lusa.

Relativamente à estação de Gaia, o consórcio propôs uma extensão da Linha Amarela do Metro do Porto ao local alternativo onde quer construir a estação de Gaia, sem garantir financiamento e não incluindo a linha Rubi, ao contrário do que era pedido no caderno de encargos, que era a estação em Santo Ovídio com ligação direta às linhas Amarela e Rubi do Metro do Porto.

O AVAN Norte também fez alterações ao projeto da estação de Campanhã, no Porto, abandonando a ideia de estação-ponte totalmente abrigada, propondo agora uma passagem superior "ventilada naturalmente" e mais estreita, ainda que coberta.

O porta-voz da Associação das Empresas da Zona Industrial de São Caetano, em Gaia, denunciou que o projeto da linha de alta velocidade "está repleto de opacidade", instando o Governo a "assumir as suas responsabilidades", e falando até, numa audiência parlamentar, em "chantagem" por parte do consórcio.

 Em abril, quando as alterações foram tornadas públicas, os próprios representantes do consórcio admitiram "receio formal" sobre o seu encaixe no concurso público, e disseram que até podem sair mais caras, inclusivamente pedindo para não lhes chamar "alternativas", algo importante "em termos formais e jurídicos", receando que tal discurso pudesse "ser prejudicial na batalha final", segundo Rui Guimarães.

"Nós vamos precisar do vosso [autarquia] apoio. Vamos todos para a IP, vamos para a APA, para que eles possam aprovar este tipo de soluções, estou-me a referir até mais à estação", disse também Jorge Rodrigues, outro representante.

A localização da estação de alta velocidade de Gaia e a solução de uma ponte rodoferroviária sobre o Douro, que agora o consórcio construtor quer alterar, está prevista desde setembro de 2022, aquando da primeira apresentação do projeto.

O Banco Europeu de Investimento afirmou à Lusa em setembro que financiou a linha de alta velocidade baseando-se na proposta que cumpre as especificações do concurso público, enquanto o consórcio vencedor quer fazer mudanças após assinar a concessão.

 Para o BEI, a proposta inicialmente submetida pelo consórcio "reflete a profundidade e as especificações aprovadas durante o processo de concurso público e vertida na Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) do projeto", e "qualquer alteração material ao projeto requereria uma revisão formal da parte dos credores e das autoridades relevantes".

O troço Porto-Oiã da linha de alta velocidade ferroviária teve um financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI) de 875 milhões de euros, sendo que o custo total do troço ascende a 1.661 milhões de euros (valor atual dos pagamentos por disponibilidade).

Em 16 de abril, o Governo assegurou que "qualquer eventual alteração terá de ser plenamente salvaguardada do ponto de vista legal, estar em total concordância com os requisitos do caderno de encargos e assegurar o acordo dos municípios".

O ministro Miguel Pinto Luz já foi chamado ao parlamento para dar explicações sobre o tema, tendo entretanto rejeitado que exista "polémica" sobre a estação de Gaia, considerando a proposta de alteração da localização do consórcio "legítima" e querendo tomar uma decisão rapidamente.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/consulta-publica-ao-relatorio-do-troco-porto-oia-da-linha-de-tgv-com-259-participacoes
 

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Viajante

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #297 em: Hoje às 02:33:07 pm »
Ainda sobre o Sector Ferroviário e que para mim é preocupante e que começou no tempo da geringonça!
No podcast de Negócios da Semana de 30 de Outubro, o Empresário e Economista Henrique Neto abordou porque motivo os anteriores governos do PS apostaram no TGV, mas com bitola ibérica (vamos ser o único país do mundo com essa bitola em alta velocidade)!!!!! (estes 3 razões foram dadas ao Henrique Neto pelo Pedro Nuno Santos)

1º Afastar as abordagens desenfreadas que são sempre possíveis no contexto da liberalização;

2º Parte da concorrência é afastada, à partida, por haver uma protecção natural à bitola ibérica (protecção absoluta da CP e do sindacalismo do PCP na empresa);

3º O que faz sentido é ampliar a estratégia que temos em desenvolvimento (pelo Governo), e ver se podemos tornar mais eficientes as ligações internacionais, em parceria com a RENFE (no fundo entregar na RENFE a responsabilidade de levar as nossas exportações para a Europa!!!!)


São razões de tal ordem de gravidade e que nos vão fazer gastar dinheiro sem praticamente nenhuma melhoria!
Eu sempre tive dúvidas em avançarmos para o TGV, porque sempre entendi que deveríamos melhorar o que temos e também porque como sou da área financeira, penso desta forma: Se temos dificuldade em manter a vasta rede ferroviária actual, vamos ter mais facilidade de manter uma rede nova muito mais cara e que nem sequer prevê transportar mercadorias?

Mais grave é as razões políticas e sindicais defendidas para prejudicar o país no avanço com o TGV!
Então para protegermos os sindicalistas da CP, proibimos a concorrência (e prejudicamos os utentes)? Mais, como o TGV vai ter bitola ibérica, não é praticamente comparticipado pela UE, quando outros países tiveram financiamentos médios de 85%!!!!!

E depois vamos avançar com um TGV...... que chega à fronteira e é necessário mudar para um comboio da RENFE!!!!! Brilhante!!!!! E nem sequer prevemos as mercadorias!!!!!
Resumindo, vamos gastar muito mais dinheiro, uma vez que a UE não vai comparticipar com quase nada, para ficarmos muito piores do que se avançássemos para um TGV compatível com os outros países!!!!

E ainda por cima, temos um governo supostamente de direita que aceita este conceito retrógada que vem do tempo dos idiotas da geringonça!!!!!!
« Última modificação: Hoje às 02:35:39 pm por Viajante »
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #298 em: Hoje às 02:44:10 pm »
Ainda sobre o Sector Ferroviário e que para mim é preocupante e que começou no tempo da geringonça!
No podcast de Negócios da Semana de 30 de Outubro, o Empresário e Economista Henrique Neto abordou porque motivo os anteriores governos do PS apostaram no TGV, mas com bitola ibérica (vamos ser o único país do mundo com essa bitola em alta velocidade)!!!!! (estes 3 razões foram dadas ao Henrique Neto pelo Pedro Nuno Santos)

1º Afastar as abordagens desenfreadas que são sempre possíveis no contexto da liberalização;

2º Parte da concorrência é afastada, à partida, por haver uma protecção natural à bitola ibérica (protecção absoluta da CP e do sindacalismo do PCP na empresa);

3º O que faz sentido é ampliar a estratégia que temos em desenvolvimento (pelo Governo), e ver se podemos tornar mais eficientes as ligações internacionais, em parceria com a RENFE (no fundo entregar na RENFE a responsabilidade de levar as nossas exportações para a Europa!!!!)


São razões de tal ordem de gravidade e que nos vão fazer gastar dinheiro sem praticamente nenhuma melhoria!
Eu sempre tive dúvidas em avançarmos para o TGV, porque sempre entendi que deveríamos melhorar o que temos e também porque como sou da área financeira, penso desta forma: Se temos dificuldade em manter a vasta rede ferroviária actual, vamos ter mais facilidade de manter uma rede nova muito mais cara e que nem sequer prevê transportar mercadorias?

Mais grave é as razões políticas e sindicais defendidas para prejudicar o país no avanço com o TGV!
Então para protegermos os sindicalistas da CP, proibimos a concorrência (e prejudicamos os utentes)? Mais, como o TGV vai ter bitola ibérica, não é praticamente comparticipado pela UE, quando outros países tiveram financiamentos médios de 85%!!!!!

E depois vamos avançar com um TGV...... que chega à fronteira e é necessário mudar para um comboio da RENFE!!!!! Brilhante!!!!! E nem sequer prevemos as mercadorias!!!!!
Resumindo, vamos gastar muito mais dinheiro, uma vez que a UE não vai comparticipar com quase nada, para ficarmos muito piores do que se avançássemos para um TGV compatível com os outros países!!!!

E ainda por cima, temos um governo supostamente de direita que aceita este conceito retrógada que vem do tempo dos idiotas da geringonça!!!!!!
O Henrique neto entende tanto de ferrovia como eu de física quântica... Basta ouvir o presidente da myway empresa privada em portugal. Um país tem uma ferrovia limitada e ficar com duas bitolas é estúpido. As novas linhas não vão ser feitas só para o TGV tb vão ter  serviços de intercidades. Para uma das principais empresas que leva mercadorias para a europa a bitola não é importante mas para certas pessoas não têm nada ver com meio é... Isso é mentira é preciso mudar de comboio por motivos de sistema de sinalização e calcula se até 2030 está resolvido o problema...
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Re: Sector Ferroviário
« Responder #299 em: Hoje às 03:22:51 pm »
Ainda sobre o Sector Ferroviário e que para mim é preocupante e que começou no tempo da geringonça!
No podcast de Negócios da Semana de 30 de Outubro, o Empresário e Economista Henrique Neto abordou porque motivo os anteriores governos do PS apostaram no TGV, mas com bitola ibérica (vamos ser o único país do mundo com essa bitola em alta velocidade)!!!!! (estes 3 razões foram dadas ao Henrique Neto pelo Pedro Nuno Santos)

1º Afastar as abordagens desenfreadas que são sempre possíveis no contexto da liberalização;

2º Parte da concorrência é afastada, à partida, por haver uma protecção natural à bitola ibérica (protecção absoluta da CP e do sindacalismo do PCP na empresa);

3º O que faz sentido é ampliar a estratégia que temos em desenvolvimento (pelo Governo), e ver se podemos tornar mais eficientes as ligações internacionais, em parceria com a RENFE (no fundo entregar na RENFE a responsabilidade de levar as nossas exportações para a Europa!!!!)


São razões de tal ordem de gravidade e que nos vão fazer gastar dinheiro sem praticamente nenhuma melhoria!
Eu sempre tive dúvidas em avançarmos para o TGV, porque sempre entendi que deveríamos melhorar o que temos e também porque como sou da área financeira, penso desta forma: Se temos dificuldade em manter a vasta rede ferroviária actual, vamos ter mais facilidade de manter uma rede nova muito mais cara e que nem sequer prevê transportar mercadorias?

Mais grave é as razões políticas e sindicais defendidas para prejudicar o país no avanço com o TGV!
Então para protegermos os sindicalistas da CP, proibimos a concorrência (e prejudicamos os utentes)? Mais, como o TGV vai ter bitola ibérica, não é praticamente comparticipado pela UE, quando outros países tiveram financiamentos médios de 85%!!!!!

E depois vamos avançar com um TGV...... que chega à fronteira e é necessário mudar para um comboio da RENFE!!!!! Brilhante!!!!! E nem sequer prevemos as mercadorias!!!!!
Resumindo, vamos gastar muito mais dinheiro, uma vez que a UE não vai comparticipar com quase nada, para ficarmos muito piores do que se avançássemos para um TGV compatível com os outros países!!!!

E ainda por cima, temos um governo supostamente de direita que aceita este conceito retrógada que vem do tempo dos idiotas da geringonça!!!!!!
O Henrique neto entende tanto de ferrovia como eu de física quântica... Basta ouvir o presidente da myway empresa privada em portugal. Um país tem uma ferrovia limitada e ficar com duas bitolas é estúpido. As novas linhas não vão ser feitas só para o TGV tb vão ter  serviços de intercidades. Para uma das principais empresas que leva mercadorias para a europa a bitola não é importante mas para certas pessoas não têm nada ver com meio é... Isso é mentira é preciso mudar de comboio por motivos de sistema de sinalização e calcula se até 2030 está resolvido o problema...

Então vamos ter um TGV só para servir a linha Porto-Lisboa? Um percurso que já é feito actualmente em 2 horas e meia?
Então para si é normal mercadorias e passageiros serem descarregados na fronteira para entrarem num comboio da RENFE?
Também não interessa nada termos a mesma linha que toda a Europa, sendo financiada a 85%? Somos valentes e ricos!!!! Mais ricos ainda porque não vamos receber financiamento Europeu, vamos pagar praticamente tudo com os nossos impostos e ainda por cima vai ser feita em PPP!!!!!

Realmente há comboios que podem circular em várias bitolas, mas não são baratos e também não são de alta velocidade, por motivos óbvios! Talvez por causa disso praticamente ninguém usa várias bitolas!!!!

Se estivéssemos a apostar só nas linhas nacionais até lhe dava razão, mas levar essa ligação para a fronteira...... nem sei que diga!

E já agora, muda toda a frota de comboios que vai transportar passageiros e mercadorias além fronteiras? Ou interessa para justificar a TAP para sempre?
« Última modificação: Hoje às 03:24:36 pm por Viajante »