Sector Ferroviário

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miguelbud

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #300 em: Hoje às 06:36:38 pm »
O Henrique neto entende tanto de ferrovia como eu de física quântica... Basta ouvir o presidente da myway empresa privada em portugal. Um país tem uma ferrovia limitada e ficar com duas bitolas é estúpido. As novas linhas não vão ser feitas só para o TGV tb vão ter  serviços de intercidades. Para uma das principais empresas que leva mercadorias para a europa a bitola não é importante mas para certas pessoas não têm nada ver com meio é... Isso é mentira é preciso mudar de comboio por motivos de sistema de sinalização e calcula se até 2030 está resolvido o problema...
O Henrique Net pode nao perceber de ferrovia, mas percebe bem de corrupçao e compadrio, é ver como foi prejudicado durante o governo de Sócrates. Obviamente o Presidente da Medway (Creio que se refere a esta empresa) nao quer mudança de bitola, pois isso vai requerer da empresa um investimento em capex brutal e aumentará a concorrencia.

Pode-se ter as duas bitolas durante um periodo de transiçao, mas continuar com a bitola iberica apenas torna Portugal uma ilha ferroviaria dentro da Europa.

Já agora, 5 horas de Lisboa a Madrid é ridículamente demasiado tempo, fará apenas sentido para mercadorias.
 

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Lightning

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #301 em: Hoje às 07:40:10 pm »
Então vamos ter um TGV só para servir a linha Porto-Lisboa? Um percurso que já é feito actualmente em 2 horas e meia?
Então para si é normal mercadorias e passageiros serem descarregados na fronteira para entrarem num comboio da RENFE?
Também não interessa nada termos a mesma linha que toda a Europa, sendo financiada a 85%? Somos valentes e ricos!!!! Mais ricos ainda porque não vamos receber financiamento Europeu, vamos pagar praticamente tudo com os nossos impostos e ainda por cima vai ser feita em PPP!!!!!

Realmente há comboios que podem circular em várias bitolas, mas não são baratos e também não são de alta velocidade, por motivos óbvios! Talvez por causa disso praticamente ninguém usa várias bitolas!!!!

Se estivéssemos a apostar só nas linhas nacionais até lhe dava razão, mas levar essa ligação para a fronteira...... nem sei que diga!

Penso que os espanhóis estão a construir a linha entre Madrid e Badajoz também em bitola Ibérica.

Por isso vai dar para ir até Madrid e outras cidades espanholas em bitola Ibérica, não é preciso mudar de comboio na fronteira.
 

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Ghidra

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #302 em: Hoje às 08:46:17 pm »
O Henrique neto entende tanto de ferrovia como eu de física quântica... Basta ouvir o presidente da myway empresa privada em portugal. Um país tem uma ferrovia limitada e ficar com duas bitolas é estúpido. As novas linhas não vão ser feitas só para o TGV tb vão ter  serviços de intercidades. Para uma das principais empresas que leva mercadorias para a europa a bitola não é importante mas para certas pessoas não têm nada ver com meio é... Isso é mentira é preciso mudar de comboio por motivos de sistema de sinalização e calcula se até 2030 está resolvido o problema...
O Henrique Net pode nao perceber de ferrovia, mas percebe bem de corrupçao e compadrio, é ver como foi prejudicado durante o governo de Sócrates. Obviamente o Presidente da Medway (Creio que se refere a esta empresa) nao quer mudança de bitola, pois isso vai requerer da empresa um investimento em capex brutal e aumentará a concorrencia.

Pode-se ter as duas bitolas durante um periodo de transiçao, mas continuar com a bitola iberica apenas torna Portugal uma ilha ferroviaria dentro da Europa.

Já agora, 5 horas de Lisboa a Madrid é ridículamente demasiado tempo, fará apenas sentido para mercadorias.
Neste caso ele está ao lado do lobby das empresas de construção quando existe soluções 1000% mais baratas que mudar todo um sistema de linhas


O verdadeiro problema que existe no comboios entre Portugal e Espanha é o sistema Convel que é usado em Portugal e espanha é usado outro entretanto em vez de andarem ai choramingar varias empresas nacionais apresentaram uma solução.

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Em Julho de 2025 foi apresentado no Poceirão um Módulo de Transmissão Específico que permitirá que material circulante moderno, equipado com ETCS, possa circular por linhas que apenas estão equipadas com o Convel. Este Módulo foi criado por um consórcio composto pela Critical Software, a Medway, a Stadler, a Hitachi e a Alpha Trains.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/empresas-apresentam-novo-sistema-nos-comboios-por-sobrevivencia-e-para-liberalizar-mercado_a1669582

5 horas é um ótimo tempo tendo em conta o que está por agora e quando as obras finalizarem em 2034 será de 3 horas...

O problema real mais urgente em termos de linhas é a linha de sines têm uma pendente que impossibilita uso por comboios com 700 metros sem uso de duas locomotivas encarecendo o uso do porto de sines.. Isso sim é uma obra urgente e ninguém fala...