Sector Ferroviário

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miguelbud

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #300 em: Novembro 12, 2025, 06:36:38 pm »
O Henrique neto entende tanto de ferrovia como eu de física quântica... Basta ouvir o presidente da myway empresa privada em portugal. Um país tem uma ferrovia limitada e ficar com duas bitolas é estúpido. As novas linhas não vão ser feitas só para o TGV tb vão ter  serviços de intercidades. Para uma das principais empresas que leva mercadorias para a europa a bitola não é importante mas para certas pessoas não têm nada ver com meio é... Isso é mentira é preciso mudar de comboio por motivos de sistema de sinalização e calcula se até 2030 está resolvido o problema...
O Henrique Net pode nao perceber de ferrovia, mas percebe bem de corrupçao e compadrio, é ver como foi prejudicado durante o governo de Sócrates. Obviamente o Presidente da Medway (Creio que se refere a esta empresa) nao quer mudança de bitola, pois isso vai requerer da empresa um investimento em capex brutal e aumentará a concorrencia.

Pode-se ter as duas bitolas durante um periodo de transiçao, mas continuar com a bitola iberica apenas torna Portugal uma ilha ferroviaria dentro da Europa.

Já agora, 5 horas de Lisboa a Madrid é ridículamente demasiado tempo, fará apenas sentido para mercadorias.
 

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Lightning

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #301 em: Novembro 12, 2025, 07:40:10 pm »
Então vamos ter um TGV só para servir a linha Porto-Lisboa? Um percurso que já é feito actualmente em 2 horas e meia?
Então para si é normal mercadorias e passageiros serem descarregados na fronteira para entrarem num comboio da RENFE?
Também não interessa nada termos a mesma linha que toda a Europa, sendo financiada a 85%? Somos valentes e ricos!!!! Mais ricos ainda porque não vamos receber financiamento Europeu, vamos pagar praticamente tudo com os nossos impostos e ainda por cima vai ser feita em PPP!!!!!

Realmente há comboios que podem circular em várias bitolas, mas não são baratos e também não são de alta velocidade, por motivos óbvios! Talvez por causa disso praticamente ninguém usa várias bitolas!!!!

Se estivéssemos a apostar só nas linhas nacionais até lhe dava razão, mas levar essa ligação para a fronteira...... nem sei que diga!

Penso que os espanhóis estão a construir a linha entre Madrid e Badajoz também em bitola Ibérica.

Por isso vai dar para ir até Madrid e outras cidades espanholas em bitola Ibérica, não é preciso mudar de comboio na fronteira.
 

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Ghidra

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #302 em: Novembro 12, 2025, 08:46:17 pm »
O Henrique neto entende tanto de ferrovia como eu de física quântica... Basta ouvir o presidente da myway empresa privada em portugal. Um país tem uma ferrovia limitada e ficar com duas bitolas é estúpido. As novas linhas não vão ser feitas só para o TGV tb vão ter  serviços de intercidades. Para uma das principais empresas que leva mercadorias para a europa a bitola não é importante mas para certas pessoas não têm nada ver com meio é... Isso é mentira é preciso mudar de comboio por motivos de sistema de sinalização e calcula se até 2030 está resolvido o problema...
O Henrique Net pode nao perceber de ferrovia, mas percebe bem de corrupçao e compadrio, é ver como foi prejudicado durante o governo de Sócrates. Obviamente o Presidente da Medway (Creio que se refere a esta empresa) nao quer mudança de bitola, pois isso vai requerer da empresa um investimento em capex brutal e aumentará a concorrencia.

Pode-se ter as duas bitolas durante um periodo de transiçao, mas continuar com a bitola iberica apenas torna Portugal uma ilha ferroviaria dentro da Europa.

Já agora, 5 horas de Lisboa a Madrid é ridículamente demasiado tempo, fará apenas sentido para mercadorias.
Neste caso ele está ao lado do lobby das empresas de construção quando existe soluções 1000% mais baratas que mudar todo um sistema de linhas


O verdadeiro problema que existe no comboios entre Portugal e Espanha é o sistema Convel que é usado em Portugal e espanha é usado outro entretanto em vez de andarem ai choramingar varias empresas nacionais apresentaram uma solução.

Citar
Em Julho de 2025 foi apresentado no Poceirão um Módulo de Transmissão Específico que permitirá que material circulante moderno, equipado com ETCS, possa circular por linhas que apenas estão equipadas com o Convel. Este Módulo foi criado por um consórcio composto pela Critical Software, a Medway, a Stadler, a Hitachi e a Alpha Trains.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/empresas-apresentam-novo-sistema-nos-comboios-por-sobrevivencia-e-para-liberalizar-mercado_a1669582

5 horas é um ótimo tempo tendo em conta o que está por agora e quando as obras finalizarem em 2034 será de 3 horas...

O problema real mais urgente em termos de linhas é a linha de sines têm uma pendente que impossibilita uso por comboios com 700 metros sem uso de duas locomotivas encarecendo o uso do porto de sines.. Isso sim é uma obra urgente e ninguém fala...
 
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Lightning

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #303 em: Novembro 15, 2025, 12:37:33 am »
 

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Viajante

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Re: Sector Ferroviário Novo
« Responder #304 em: Novembro 15, 2025, 09:57:25 pm »
´Continuo completamente convicto do absoluto disparate do que estão a cometer os governos socialistas e sociais democratas na ferrovia!!!!

E critico precisamente estarmos a investir no TGV e esquecermos as mercadorias!!!!

Para mim é absolutamente criminoso investir num TGV com uma bitola que mais ninguém aposta, e por isso mesmo não tem financiamento comunitário!!!!
Esta aposta só faria sentido se o objectivo fosse levar o TGV a todas as aldeias, usando as linhas velhas.......

Seria o mesmo que agora a FAP apostasse em novos F-16V para substituir os F-16 que já tem!!!! Não faz qualquer sentido!
Já agora, vão mudar toda a frota de comboios e carruagens para sistemas híbridos? Incluindo as mercadorias?
Uma solução sem sentido!

Mas ainda bem que estamos confiantes e além do investimento total superior a 10 mil milhões vai ser feito em PPP a pagar por décadas....... como costume! Alguém ganha, mas duvido que sejam os contribuintes!
« Última modificação: Hoje às 01:50:18 am por Viajante »
 
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