Era fixe se a RENFE se metesse a fazer Lisboa - Madrid ou Porto - Vigo, eles também tem comboios em bitola ibérica, até tem comboios que conseguem alterar a distância das rodas para circular em qualquer bitola, o governo pode é fazer uma panelinha com eles para ninguém se meter no quintal um do outro...
https://www.publico.pt/2017/09/26/economia/noticia/a-bitola-na-rede-ferroviaria-portuguesa-e-um-problema-1785629
Do que andei a ler, os comboio espanhois mais rapidos que podem circular em bitola ibérica são género o Alfa Pendular da CP, dão 250km/h.
Os 2 peritos referiram o caso Espanhol. Também por lá os incompetentes socialistas queriam fazer as novas linhas em bitola ibérica (aliás a história original da bitola ibérica é a de que os espanhóis temiam uma invasão francesa por via férrea

A outra história é a de que uma linha mais larga, permitiria circular locomotivas mais potentes

Certamente ideias peregrinas dos políticos e não dos técnicos!
Foi referido que quando os espanhóis pretendiam avançar com investimentos na ferrovia em bitola ibérica, a UE não permitiu e proibiu ajudas comunitárias se investissem em ferrovia com bitola ibérica, porque a prioridade da UE é ligar toda a Europa sem mudarmos de carruagens/comboios!!!!!!
De facto existe a possibilidade de termos comboios com bitola variável, mas esse é um problema muito sério pelo seguinte:
- Se queremos exportar mercadorias, vamos ter de comprar nós próprios os comboios de bitola variável, porque mais nenhum país tem tais aberrações! É o velho problema de termos 2 sistemas incompatíveis em simultãneo com duplicação de custos, manutenção, etc!
- A bitola ibérica também não ajuda nas importações, que até podiam ajudar a diminuir os custos dos fretes (como sabem, os camiões têem uma espécie de sala de controlo que rentabiliza a frota a circular pela Europa, quer a levar mercadorias quer a trazer para Portugal. Com bitola ibérica, somos nós que temos de adquirir toda uma frota de comboios especiais e incompatível com todos os outros....... e para funcionar, teríamos de ter comboios a circular para todas as capitais em todos os dias, para conseguirmos exportar alguns milhares de toneladas por dia!!!!!!
- Os comboios de bitola ibérica não podem circular em velocidades muito elevadas.
Por fim, imaginemos o seguinte, se tivéssemos comboios com bitola europeia, recebíamos comboios de toda a Europa e que podiam ser rentabilizados para recebermos e enviarmos passageiros e mercadorias para todo o lado. Faz toda a diferença contarmos com apenas a frota de comboios internacionais de Portugal (bitola ibérica) ou a frota de toda a Europa com a bitola europeia! Mas neste último caso as greves perdiam toda a força, porque os outros países não têem de seguir as greves impostas pelos comunistas tugas!!!!!
Mas se isso acontecesse, os irresponsáveis Ministros não tinham os sindicatos e o PCP no bolso (como o Pedro Nuno Santos)! Mas com isso vamos rebentar 11 mil milhões de euros numa linha que não nos leva a lado nenhum!!!!! Se queremos andar de comboio até Alemanha, por exemplo, na fronteira Espanhola temos de saír com as nossas malas e mudar para outro comboio!!!!!! Mas se forem mercadorias ainda é pior! Estão a ver mudar a carga toda dos vagões para outro comboio que vai estar ao lado? Perde-se um dia inteiro por comboio!?!? Uma verdadeira estupidez desta esquerda que nos governa!!!!
Mas desta forma, basta um sindicato qualquer da CP e as exportações do país são bloqueadas!!!!! Maravilha!
Quando a UE apertar nas emissões dos camiões e aviões, vamos ter graves problemas e ficamos ainda mais dependentes de Espanha!!!!!
Temos ou não temos um estrategas completamente idiotas e irracionais!?!?!?