Parece que o F22 è uma valente merda!
Vejam:
"PIERRE SPREY* ON WHY THE F-22 WAS CANCELLED"
http://www.youtube.com/watch?v=eAq6oMG7DoE
*: Pierre Sprey foi engenheiro aeronáutico que ajudou a desenvolver o "F16 Fighting Falcon".
Nem tudo o que se diz é verdade (ou no mínimo bem enquadrado e explicado). :twisted: ), agora não existiu necessidade disso, da mesma forma que num conflito de baixa intensidade ter um Super Tucano trás mais vantagens que um caro F-22 que foi feito para ser um caça puro num ambiente de guerra convencional (
http://en.wikipedia.org/wiki/Panavia_Tornado). Porem, veja-se os problemas que os brasileiros tem tido com congressistas e empresas de armamento americanas para fornecerem 3 dúzias de aparelhos Super Tucano (que já demonstraram a sua qualidade e podem no caso de não ser necessários em Coin fazer treino) que vão directamente para os afegãos, já que o proteccionismo e o gosto por brinquedos caros é um problema de mentalidade americana que só serve os interesses de alguns (inclusive os que os aprovam mas depois querem fechar programas).
Os problemas reais com o F-22 foram os que a maioria dos aviões dos EUA tiveram nos últimos 50 anos. O B-52 vazava combustível, o F-4 teve parte da electrónica com falhas graves e falhava inclusive como caça, o F-111 foi vitima de vários acidentes com perda total no Vietname causados desde o fogo inimigo, falhas técnicas e pelo tempo húmido e chuvoso, mas todos tiveram/têm vidas longas e de relativo/grande sucesso. O próprio B-1A colocado em armazenamento pela administração democrata do Presidente Carter por múltiplos problemas, foi ressuscitado por Reagan que colocou o B-1B em produção e mesmo tendo falhas no radar, estrutura e ECM (que inclusive interferia nos próprios sistemas do avião) teve contrato concluído e as falhas resolvidas.
O fim da produção do Raptor tem a ver com a tradicional politica democrata, com o desenvolvimento do F-35 (mais barato e versátil que o f-22), com desenvolvimento dos UAV , falta de concorrentes à altura (o Pak-fa e o J-20 ainda são protótipos) e com a necessidade da USAF manter vários outros programas, inclusive o da sucessão do F-22. O resto é conversa de políticos, militares, analistas e engenheiros que nada disseram quando aparelhos como o A-37, Ov-10 ou OV-1, ideais para a guerra de guerrilha foram desactivados após o Vietname (ainda tentaram com o A-10 após o Golfo mas como nada lhe chega aos calcanhares em apoio cerrado, tramaram-se e tiveram que gravar mais uma actualização
) e agora com upgrade (vários foram propostos, mas nada) dariam um jeitasso no Afeganistão (já para não falar do exercito que comprou veículos MRAP às carradas para o Iraque e Afeganistão e agora deixam-nos lá todos).
Cumprimentos