Pessoalmente preferia menos e mais poderosos, ficávamos com uma relevância numa arma que poderíamos manter (menos manutenção e pessoal).
E os Walrus-class?
Outra revolução do norte…
Perfeitamente compreensível. Eu não conseguiria decidir ainda, até porque não sei quais seriam os planos para as fragatas, para permitir uma força equilibrada, nem sei os preços praticados para cada modelo de submarino. Se, fruto dos custos de fabrico dos U-214 na Coreia do Sul, 3 destes ficassem ao preço de 2 U-212CD, acho que não hesitava em optar pelos 3 U-214. Por outro lado, se houve algum tipo de desconto/financiamento para submarinos feitos na UE, a coisa equilibrar-se-ia para as opções europeias.
Outra questão a debater, é que importância será dada à capacidade de ataque ao solo. Os Harpoon claramente não chegam (alcance curto para os padrões actuais), e não sabemos quanto tempo até surgir no mercado uma versão lançada de submarino do LRASM ou NSM/JSM, era pensar seriamente na inclusão de Tomahawk ou outra alternativa. O holandeses supostamente querem incorporar Tomahawks tanto nas DZP como nos Walrus.
Não só um MLU aos Tridente já devia ter isto em mente, como qualquer submarino adicional que se compre, devia vir de origem pensado para isso.
Quanto aos Walrus, em segunda-mão? Já têm bastante idade, estão neste momento a ser modernizados e vão aguentar até serem substituídos pelos novos. Em segunda-mão só se for algum U-212 alemão ou italiano.