Boa noite.
Se a marinha Portuguesa não incorpora-se submarinos U-214/U-209PN passaria a ser uma marinha costeira, uma espécie de Guarda Costeira equipada com fragatas, corvetas e patrulheiros.
O que nos confere a vertente oceânica são os submarinos U-214.
Por isso não concordo nada com a ideia de utilizar submarinos em vigilância costeira, para isso servem as fragatas e as corvetas, ou não? É um desperdício estar a gastar dinheiro em submarinos costeiros num pais como Portugal.
Portugal devido as características da nossa ZEE poderia ter uma marinha oceânica equipada com porta-aviões, contra-torpedeiros, etc, temos mar para isso, o problema é que não temos meios financeiros para isso.
Sendo assim temos que nos ficar pela arma dos pobres, o submarino.
E os nossos submarinos são por natureza uma arma com componente oceânica como é lógico.
Para fazer vigilância costeira, temos fragatas, corvetas e afins.
A Alemanha foi um pais pioneiro em submarinos, os U-boat alemães, a questão é que a Alemanha está limitada desde 45 e não pode por exemplo desenvolver ou equipar certo tipo de submarinos, nomeadamente submarinos oceânicos.
A Alemanha está confinada ao báltico e a uma franja do mar do norte, ou seja, não precisa de marinha oceânica para nada, e nem que a quisesse ter o passado não lhe permite. Por esse motivo os alemães a nível de submarinos ficam-se por submarinos costeiros, aliás o U-206 foi desenvolvido em especial para o Mar Báltico nos temos da guerra fria para atacar objectivos da cortina de ferro, e no tempo em que a Alemanha estava limitada a submarinos de 900 toneladas.
Depois, nos anos 70 essa limitação foi levantada pelos aliados e apareceu o U-209.
Os alemães desenvolveram o U-212 para substituiros U-205/6, sendo o U-212 também um submarino costeiro só que tem muita mais autonomia que os anteriores, a Itália também está a equipar-se com este modelo, porque a Itália é outro pais a quem serve perfeitamente um submarino costeiro.
O nosso U-214/U-209 PN pode ser visto como um U-212 em versão oceânica, com diferenças a nível da pressurização e dos lemes.
Em suma, no nosso caso e já que temos MAR com fartura e podemos ter submarinos oceanicos, para patrulha costeira fragatas e corvetas, para a componente oceânica submarinos, 2 são poucos, pois são, primeiro eram para ser 4, depois prometeram-nos 3, na volta entregaram-nos 2, o pior é que ainda andam para ai uns cadilhes que nos querem deixar sem nenhum.
Abraço.