Quanto á frota 101, é a desgraça total, sem meios humanos para operar o máximo de aeronaves possivel, com pelo menos um heli encostado por falta de verbas para a sua MNT, os quatro CSAR continuam sem ter os equipamentos/armamentos que deveriam ter para desempenhar a sua missão primária, e isto sem referir o que foi e é mais grave o plano de MNT destas 12 aeronaves para os próximos anos, que me parece ainda não ter sido aprovado/autorizado.
Os nossos CSAR têm diferenças de "estrutura" (para além da cauda "dobrável") das restantes versões? E possuímos 4 "Defensive Aids Suite (DAS)" para eles ou apenas estão prontos para o receber?
Os CSAR Mk.516 possuem a cauda dobrável, as pás do rotor principal igualmente dobráveis (de modo a caber no hangar do LPD), pontos de fixação ao convés de voo na fuselagem e capacidade - ou provisões, como por cá se diz - para a instalação de armamento defensivo (3 MG ou Miniguns), lança de reabastecimento em voo e suite completa de autoproteção, ou DAS, com RWR, LWR, MAWS e CMDS.
Embora o DAS esteja instalado penso que muito raramente ou mesmo nunca terá sido utilizado até hoje, mesmo aquando dos Hot Blade; até me arriscaria a dizer que possa mesmo estar desligado. O armamento e o sistema AAR ainda não foram adquiridos, se algum dia vierem a ser. E pobrezinhos que somos nunca sequer cogitamos adquirir também um sistema DIRCM de modo a garantir uma maior capacidade de sobrevivência em ambiente hostil.
