EH-101

  • 1176 Respostas
  • 387718 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23154
  • Recebeu: 4100 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2697/-4484
(sem assunto)
« Responder #225 em: Julho 09, 2009, 11:35:55 am »
Eu estive dentro desse...golias, é simplesmente impressionante!

Estão a ver o Puma? Pois...é que não tem nada a haver, é um aparelho de tal forma superior que estão em universos diferentes.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
(sem assunto)
« Responder #226 em: Julho 13, 2009, 10:26:59 pm »






























 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21380
  • Recebeu: 6900 vez(es)
  • Enviou: 7929 vez(es)
  • +8074/-12647
Re: EH-101
« Responder #227 em: Novembro 04, 2009, 11:27:07 am »
Defesa
Força Aérea terá nove dos 12 novos 'helis' prontos em 2010

por MANUEL CARLOS FREIRE Hoje


Presidente da República visitou base aérea do Montijo, onde elogiou o profissionalismo do destacamento que regressou há dias do Afeganistão

O Presidente da República disse ontem que a resolução gradual dos problemas de manutenção dos helicópteros EH101 permitirá ter "nove [aparelhos] completamente operacionais" em 2010.

Cavaco Silva falava aos jornalistas durante a sua visita à base aérea do Montijo (BA6), onde se escusou a fazer comentários sobre o programa do Governo e, muito menos, reagir à comparação feita por Marcelo Rebelo de Sousa - Cavaco também apresentou um programa do Governo igual ao programa do PSD quando era primeiro-ministro. "Seria a última pessoa a fazer comentários sobre analistas políticos", enfatizou.

Na visita à BA6, Cavaco Silva ficou a conhecer os novos aviões C295 e os helicópteros Merlin (recebidos em 2006), cujas dificuldades de manutenção - e problemas de fabrico - chegaram a colocar os 12 aparelhos no chão. Actualmente há três - dois na Madeira e um no continente - a seis EH101 em prontidão operacional. Ultrapassados os problemas crónicos, disse Cavaco, a taxa de prontidão dos helis passará a ser de três quartos da frota em 2010.

Cavaco Silva foi acompanhado pela primeira vez pelo novo ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, a dois dias de o Governo poder iniciar (segundo a lei) o processo de escolha do novo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA).

Cabe ao Presidente - sob proposta do Governo - nomear o CEMGFA, havendo duas soluções se se mantiver a tradição: ou é reconduzido o titular, general Valença Pinto (Exército), ou é promovido o chefe da Força Aérea (CEMFA), general Luís Araújo.

Recorde-se que Valença Pinto, se for reconduzido, só poderá cumprir 14 dos 24 meses do novo mandato por atingir o limite de idade (65 anos) que o obriga a passar à reforma. Em aberto está o saber-se qual a disponibilidade do general Valença Pinto para continuar, pois opôs-se recentemente à nomeação de um oficial para o estrangeiro por não poder cumprir o mandato até ao fim no activo.

Quanto a Luís Araújo, que ouviu ontem Cavaco deixar palavras de grande apreço pela forma como os militares do ramo cumprem a sua missão, acaba o mandato duas semanas após a cerimónia de posse do CEMGFA. A sua recondução como CEMFA será pacífica, caso Valença Pinto continue. Mas isso depende da disponibilidade de Luís Araújo, pois este general é favorável ao cumprimento de um só mandato - só que mais longo. Garantida, segundo fontes ouvidas pelo DN, é a sua oposição a reconduções parciais das chefias.

Cavaco Silva aproveitou a estada na BA6 para transmitir o seu "profundo apreço pela competência e profissionalismo" demonstrados pelos militares da Força Aérea que concluíram, há dias, a missão de apoio ao processo eleitoral no Afeganistão.

"Foram missões cumpridas de uma forma que prestigia o nosso País e, por isso, uma palavra especial de agradecimento vos é devida. A todos vós, muito obrigado", enfatizou o Comandante Supremo das Forças Armadas.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1410018
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
Re: EH-101
« Responder #228 em: Janeiro 16, 2010, 11:57:34 am »
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25306
  • Recebeu: 3337 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1686
Re: EH-101
« Responder #229 em: Maio 11, 2010, 05:18:13 pm »
Os EH-101 e a visita do Papa a Portugal

Depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter encomendado a missão de transporte do Papa à Força Aérea (FA), em Janeiro deste ano, foram apresentadas ao Vaticano várias propostas de decoração da cabine do helicóptero. E a Santa Sé não esteve com meias-medidas - escolheu a VVIP (very very importante person). Já a partir de amanhã, cinco helicópteros Merlin EH 101 vão estar mobilizados exclusivamente para transportar o Papa, primeiro de Lisboa para Fátima, depois de Fátima para o Porto. A tarefa foi entregue à esquadra 751, instalada no Montijo e normalmente vocacionada para resgates e salvamentos.

Antes de embarcarem, o Papa e o seu séquito vão subir por uma rampa colocada a 25 centímetros do solo, apoiada por dois degraus vermelhos - uma exigência do Vaticano (que recusou, no entanto, que fosse instalado um corrimão para Bento XVI se apoiar). No exterior dos helicópteros foram colados, na quinta-feira, autocolantes com o brasão do Papa, mas a maior preocupação centrou-se nos interiores.

A cabine - um espaço de 14 metros quadrados por 1,82 metros de altura - tem ar condicionado e 16 cadeirões de pele branco-pérola, emprestados à FA pela empresa construtora dos helicópteros. No entanto, a cabine só irá transportar 12 passageiros. Quatro das poltronas têm braços de descanso e o chão foi forrado com alcatifa cinzenta. Na cabine, o Papa vai ficar sentado a 2,5 metros de distância do cockpit e terá ao lado um cadeirão vazio, só para apoiar um par de auscultadores que usará para comunicar com a tripulação - o tenente-coronel António Moldão, o major João Carita e o sargento-ajudante Manuel Parreira. De resto, até os auscultadores serão diferentes do habitual. Normalmente são construídos com esponja, mas os de Bento XVI serão de silicone, para aumentar o conforto. Perto do Papa estará sentado Manuel Parreira, que assumirá a função de operador de sistemas, e Georg Gaenswein, secretário pessoal de Bento XVI. Para o caso de alguma coisa falhar, a Força Aérea preparou uma réplica do helicóptero - com interiores exactamente iguais.

Amanhã os helicópteros vão descolar da Portela e farão um desvio para sobrevoar o Cristo Rei, em Almada. Só depois seguirão para Fátima. Primeiro descola, por razões de protocolo, o aparelho de Bento XVI, que, no entanto, será sempre o último a aterrar. Cinco minutos depois descolam os helicópteros que transportam o resto da comitiva (e uma réplica). Na sexta-feira vão sobrevoar as vinhas do Douro, depois do que devem aterrarem na serra do Pilar. Antes de regressarem ao Montijo, os helicópteros da FA reabastecem em Ovar.

Ionline
 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: EH-101
« Responder #230 em: Maio 12, 2010, 12:06:34 am »
 

*

Miguel Silva Machado

  • Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
Re: EH-101
« Responder #231 em: Junho 06, 2010, 11:17:38 pm »
Um dos Agusta-Westland EH-101 “Merlin” da Esquadra 751 da Força Aérea deslocou-se no passado dia 27 de Maio de 2010 ao Aeródromo Militar de Tancos do Exército, onde se deu mais um passo em Portugal no desenvolvimento das capacidades deste tipo de aeronave e tripulações.

http://www.operacional.pt/eh-101-merlin ... %E2%80%9D/

Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1415
  • Recebeu: 796 vez(es)
  • Enviou: 807 vez(es)
  • +434/-489
Re: EH-101
« Responder #232 em: Junho 08, 2010, 04:32:59 pm »
Citação de: "Miguel Silva Machado"
Um dos Agusta-Westland EH-101 “Merlin” da Esquadra 751 da Força Aérea deslocou-se no passado dia 27 de Maio de 2010 ao Aeródromo Militar de Tancos do Exército, onde se deu mais um passo em Portugal no desenvolvimento das capacidades deste tipo de aeronave e tripulações.

Obrigado por mais um excelente artigo.

E agora uma pergunta simples: alguém me sabe explicar porque motivo nunca foram publicadas fotos de descidas 'fast rope' de EH 101 nacionais? ou isso deixou de fazer parte da instrução individual de combate?

Cpmts,
Carlos Ferreira
Cumprimentos,
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23154
  • Recebeu: 4100 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2697/-4484
Re: EH-101
« Responder #233 em: Junho 08, 2010, 05:47:46 pm »
Eu acho que nunca vi uma única foto com militares Portugueses a fazerem fast rope seja de helicoptero que fosse. De rappel sim, agora fast rope, nunca.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

sergio21699

  • Especialista
  • ****
  • 973
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 57 vez(es)
  • +21/-22
Re: EH-101
« Responder #234 em: Junho 08, 2010, 06:13:00 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu acho que nunca vi uma única foto com militares Portugueses a fazerem fast rope seja de helicoptero que fosse. De rappel sim, agora fast rope, nunca.

Realmente há poucas, eu acho que só me lembro de ver 2 ou 3 e todas elas dos fuzos:

-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

*

sergio21699

  • Especialista
  • ****
  • 973
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 57 vez(es)
  • +21/-22
Re: EH-101
« Responder #235 em: Junho 08, 2010, 06:17:53 pm »
mais uma:

-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1415
  • Recebeu: 796 vez(es)
  • Enviou: 807 vez(es)
  • +434/-489
Re: EH-101
« Responder #236 em: Junho 08, 2010, 06:34:31 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu acho que nunca vi uma única foto com militares Portugueses a fazerem fast rope seja de helicoptero que fosse. De rappel sim, agora fast rope, nunca.

Whatever!

Mas nem de rappel (a partir do EH101) se conhecem fotos... recordo-me que há uns anos atrás os Comandos treinavam com os Puma... e a PA ou os Páras (creio...) faziam extracção pendurados no cabo (de certeza que há um nome técnico para isso que se me escapa)
Com os EH até agora só estas fotos de carga suspensa, que eu saiba....

Cpmts
Carlos Ferreira
Cumprimentos,
 

*

pchunter

  • 368
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +2/-0
Re: EH-101
« Responder #237 em: Junho 23, 2010, 04:13:19 pm »
Reportagem da RTP sobre os Recuperadores.

http://ww1.rtp.pt/multimedia/progVideo. ... 840&idpod=

 :G-beer2:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23154
  • Recebeu: 4100 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2697/-4484
Re: EH-101
« Responder #238 em: Julho 10, 2010, 05:07:06 pm »
FAP evolui nos salvamentos à noite
por MANUEL CARLOS FREIRE

Helicópteros 'EH-101 Merlin' já atingiram as 10 000 horas de voo em cinco anos.

As tripulações dos helicópteros EH-101 Merlin da Força Aérea estão a treinar o uso de óculos de visão nocturna nas suas missões, o que permitirá ao ramo dar novo salto qualitativo nas operações de busca e salvamento no alto mar.

"Essa valência trará por certo, a curto prazo, uma evolução profunda nos resultados reais em missões de busca e salvamento nocturnas (...) e poderá revolucionar a maneira como futuras operações se irão desenrolar", afirmou o comandante da base aérea do Montijo, coronel João Alves.

O militar intervinha na cerimónia comemorativa das 10 000 horas de voo já cumpridas pelos helicópteros Merlin - assinaladas também pelo agradecimento, de viva voz, feito por quatro pescadores do continente que foram salvos, em 2006, por um EH-101 a 200 quilómetros de Porto Santo.

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea, considerado "o pai" dos EH-101 (liderou o grupo de trabalho que acompanhou a evolução do programa na primeira metade dos anos 2000), disse aos jornalistas que espera ter "sete a oito" helicópteros operacionais até ao final do ano, permitindo recolocar dois aparelhos nos Açores.

Segundo o general Luís Araújo, só nessa altura será feita uma avaliação final sobre a capacidade de garantir a manutenção dos Merlin naquele arquipélago, podendo assim abater em definitivo os velhos helicópteros Puma que ainda ali operam. Recorde-se que estes helis foram reactivados em Março de 2009, face à incapacidade do fabricante em fornecer peças e sobressalentes em número suficiente para manter a operacionalidade daquela frota.

 :arrow: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1614863
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21380
  • Recebeu: 6900 vez(es)
  • Enviou: 7929 vez(es)
  • +8074/-12647
Re: EH-101
« Responder #239 em: Julho 13, 2010, 12:54:47 pm »
em destaque hoje no defense-aerospace  :!:

Citar

The Portuguese Air Force’s fleet of 12 AW101 helicopters has logged over 10,000 flight hours since the first was delivered in 2004. (AgustaWestland photo)

Portuguese Air Force’s AW101 Fleet Achieves 10,000 Flying Hours
   
   
(Source: Agusta Westland; issued July 12, 2010)

AgustaWestland, a Finmeccanica company, congratulates the Portuguese Air Force (PoAF) on achieving the milestone of 10,000 flying hours with its AW101 medium/heavy three engine helicopter fleet whilst performing search and rescue and fishery protection duties.

This achievement was celebrated last Friday at Montijo Air Base, where the Portuguese AW101 fleet is based. General Araújo, the Portuguese Air Force’s Chief of Staff, presided over the ceremony in which AgustaWestland, Senior Vice President of International Government Business, Giacomo Saponaro, awarded certificates of achievement to the most experienced pilots and technicians.

Since the delivery of the first of twelve AW101s to the Portuguese Air Force in late 2004, these aircraft dedicated to SAR, Combat SAR and fishery protection roles have performed hundreds of SAR missions saving more than 630 lives. With the largest SAR area of responsibility of any European country, the long range and endurance of the AW101 has provided new levels of SAR capability over a large area of the Atlantic Ocean operating from bases on the mainland, Lajes in the Azores and Madeira. The fishery protection variant is equipped with a cabin mission console allowing the operator to control the 360 degree scan radar, Forward Looking Infra-Red (FLIR) camera and the communications suite.

In 2008 AgustaWestland signed a 15-year contract with Locação de Equipamentos de Defesa SA (DEFLOC) for the long term provision of support for the 12 AW101 helicopters operated by the Portuguese Air Force. Under the Full In Service Support (FISS) contract AgustaWestland has taken full responsibility for the second level maintenance of the aircraft as well as the provision of spares, repairs and technical support services.

The implementation of FISS has seen flying rates increase and the support services improved to meet the customer’s requirements.

The Portuguese Air Force has performed several long range rescues that could only be performed by the AW101 due to its range and endurance capabilities. Additionally Portuguese Air Force AW101s have worked in co-operation with Spanish authorities to conduct several demanding rescues.

Over 180 AW101 helicopters have been ordered by customers around the world to perform a wide range of government, public service and military missions. The AW101 has logged well over 200,000 flight hours in service in Portugal, Italy, UK, Denmark, Japan and Canada whilst delivering exceptional performance and high levels of safety.

-ends-

http://www.defense-aerospace.com/articl ... hours.html
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas