Estamos aqui a discutir acerca do limite de peso do convés de voo do Bérrio e a possível utilização deste pelo EH-101. Se alguém encontrar os valores que se chegue à frente.
Um facto é certo, nunca os Reabastecedores da classe Rover tiveram um heli orgânico, devido à ausência do hangar de voo.
Não sou marinheiro mas um factor é certo: uma hipotética expedição marítima ou uma ponte aérea com os meios da FAP terá forçosamente de passar por Cabo Verde, seja por logística num país "aliado" ou mesmo por geografia.
Agora suponhamos que o pessoal de Bissau resolve iniciar mais um golpe de estado na mesma altura das famosas e perigosas tempestade tropicais na zona de Cabo Verde (os mais mortíferos furações tem origem nessa área).
Ok, os navios de guerra estão concebidos para operar mesmo no mar mais alternoso.
Não acredito que o Estado Maior da Força Aérea aceite que um dos seus preciosos Merlins seja amarado ao convés de voo do Bérrio e exposto aos elementos durante semanas de navegação, correndo o risco de ir borda fora por uma vaga mais violenta.
Se disse alguma asneira, corrijam-me